lft-logo

Monografias

“Mais do que uma atividade cultural ou recreativa”: os movimentos artístico-culturais na PUC-Rio (1970-1981)

Autor: Rodrigo Lauriano Soares
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada em dezembro de 2019 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.
A partir de jornais estudantis, documentos encontrados no Acervo da Reitoria da PUC-Rio e entrevistas com antigos alunos da Universidade, busca-se identificar elementos da memória que permitem mostrar a música popular brasileira como instrumento de luta política.

A Ordem de Alceu: História e Ação no pensamento social e filosófico de Alceu Amoroso Lima (1928-1934)

Autor: André Mesquita Penna Firme
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada em novembro de 2018 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.  A monografia analisa a produção de Alceu Amoroso Lima na revista A Ordem, no período de 1928 a 1934. Associando essa documentação às outras publicações do autor e à sua trajetória ao longo décadas de 1920 e 1930, é possível compreender os diálogos que o autor trava com o seu período e com a tradição a qual se filia a partir de 1928, o catolicismo de teor militante.

Uma cruzada para a cidade: Dom Helder Camara e as favelas do Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960

Autor: Matheus Lima Targuêta
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada em dezembro de 2017 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado no curso de História da PUC-Rio.
Esta pesquisa investiga a criação e atuação da Cruzada São Sebastião, organização associada à Igreja Católica no Rio de Janeiro por intermédio de Dom Helder Camara, arcebispo auxiliar da cidade e idealizador da instituição durante os anos 1950 e 1960.

Missão Atcon e a Universidade em transição: a PUC-Rio e os Estados Unidos no contexto de reforma universitária da Ditadura militar

Autor: Helio Maurício Pirajá Cannone
Orientadora: Profa. Luciana Lombardo Costa Pereira
Apresentada em novembro de 2015 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.
Uma análise das bases ideológicas da Reforma Universitária da PUC-Rio através de sua relação com a conjuntura internacional do período e os debates e disputas de projetos para o ensino superior presentes em território nacional.

Fragmentos de memórias: o processo de remoção das favelas da Praia do Pinto e do Parque Proletário da Gávea

Autora: Luciana dos Santos
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada no dia 02/12/2011 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.
Uma reflexão a partir de uma série de 18 fotografias relacionadas com as remoções das favelas da Praia do Pinto e do Parque Proletário da Gávea, favelas da Zona Sul carioca removidas como parte da política do governo para tentar resolver o problema habitacional.

Movimento Estudantil da PUC-Rio (1977-1981) - Entre memórias e representações.

Autora: Juliana Medeiros Cordeiro de Farias
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada no dia 02/12/2011 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.
Uma reflexão sobre a construção de uma memória e de representações produzidas pelos estudantes envolvidos nas entidades estudantis da PUC-Rio entre os anos de 1977 e 1981.

Encontros, identidades e simbolismos: os pilotis como lugar de memória da PUC-Rio

Autor: Eduardo Gonçalves
Orientadora: Profa. Margarida de Souza Neves
Apresentada em 05/12/2008 como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel no curso de História da PUC-Rio.
Uma reflexão sobre a memória institucional, pessoal e coletiva que encontra nos pilotis da PUC-Rio um lugar de memória privilegiado. O documento de análise é uma série constituída de 8 fotografias sobre os pilotis, delimitada entre os anos de 1964 a 2000, disponíve l no acervo do site do Núcleo de Memória da PUC-Rio.