Artigos

Performance, poética e política: repertório de ações dos movimentos artístico-culturais universitários na década de 1970

Artigo publicado nos Anais do 31º Simpósio Nacional de História, ANPUH-Brasil 2021, pelo ex-bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Memória, Rodrigo Lauriano Soares, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. O artigo é um desdobramento da pesquisa desenvolvida em sua atuação no Núcleo de Memória.

“PUC território livre”: o caso do movimento estudantil da PUC-Rio na resistência à ditadura militar

Artigo publicado nos Anais do 31º Simpósio Nacional de História, ANPUH-Brasil 2021, pela ex-bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Memória, Julia de Paula França, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. O artigo é um desdobramento da pesquisa desenvolvida em sua atuação no Núcleo de Memória.

The B-205 at PUC-Rio. History of the first computer to operate in a Brazilian university..

NEVES, M.; BYINGTON, S.; STAA, A. VON. The B-205 at PUC-Rio. History of the first computer to operate in a Brazilian university. XXXVIII Conferencia Latinoamericana En Informatica (CLEI), p. 1–10, out. 2012. Abstract - This article presents data and documents regarding the /Datatron Burroughs B-205/, which was the first computer to operate in a Brazilian university. It was installed at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio) in 1960 and was used for scientific and engineering computations.