lft-logo

PIBIC

Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.

2018 O MUSICLUBE DA PUC-RIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A MÚSICA, CULTURA E MOVIMENTO ESTUDANTIL (1977-1981)

Autor: 
Rodrigo Lauriano Soares, bolsista IC (2015-)

Orientadores: Profa. Margarida de Souza Neves, Clóvis Gorgônio e Eduardo Gonçalves
Foram três os objetivos propostos para essa etapa: caracterizar o GUM, CECA e Musiclube para compará-los, permitindo verificar se há um projeto para o movimento musical na PUC-Rio; identificar como é apresentado o debate sobre cultura na PUC-Rio, feito por alunos em informativos e jornais; e a partir da relação entre Musiclube e DCE, procurou-se verificar se a dinamização das atividades políticas criava um clima favorável ao consumo de produtos culturais considerados críticos.

2018 “UM MUNDO DISTANTE PARA GENTE QUE MORA PERTO”: PARQUE PROLETÁRIO DA GÁVEA (ANOS 1940 E 1960)

Autor: 
Eric Damião Duarte, bolsista IC (2017-)

Orientadores: Profa. Margarida de Souza Neves, Clóvis Gorgônio e Eduardo Gonçalves
O objetivo deste artigo é colocar em evidência a experiência de fazer parte desses parques e mostrar como era o modelo de vida dos moradores desse espaço, um local carregado de esperança e histórias de vida.

2018 A CHAVE, AS CASAS E AS PORTAS: A ESCRITA FICCIONAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

Autor: 
Gabriella Juvenal Figueredo, bolsista IC (2017-)

Orientadores: Profa. Margarida de Souza Neves, Clóvis Gorgônio e Eduardo Gonçalves
Como estudante de Letras e a primeira aluna do meu curso selecionada para fazer parte da equipe do Núcleo de Memória, procuro investigar trabalhos acadêmicos – dissertações e teses – de três autoras com escrita ficcional. Quero falar sobre os espaços para a realização dessa escrita dentro de uma pós-graduação como a da PUC-Rio e em outras universidades do Rio de Janeiro.

2018 “UM GALO SOZINHO NÃO TECE UMA MANHÔ: O MOVIMENTO DOCENTE NA PUC-RIO ENTRE OS ANOS 1977 E 1990

Autor: 
Julia de Paula França, bolsista IC (2017-)

Orientadores: Profa. Margarida de Souza Neves, Clóvis Gorgônio e Eduardo Gonçalves
A atenção deste trabalho tem como foco a história e a memória da categoria dos professores, com recorte na luta iniciada por eles no período da redemocratização política no Brasil. Foi nessa época que o movimento docente se fortaleceu e houve o surgimento de Associações de Docentes (ADs) em várias universidades.

2017 Mercado São Sebastião: um projeto de Dom Helder Camara na década de 1960

Autor: 
Caren Caroline Paulo Ferreira, bolsista IC (2016-2017)

Orientadores: Margarida de Souza Neves, Rafael Soares Gonçalves e Silvia Ilg Byington

O objetivo desta pesquisa é analisar a criação do Mercado São Sebastião e seu estado atual. O Mercado é parte do projeto da Cruzada São Sebastião, sob a liderança de Dom Helder Camara.

 

2017 A Música Popular no cenário universitário: I Festival de Música da PUC-Rio (1981)

Autor: 
Rodrigo Lauriano Soares, bolsista IC (2015-)

Orientadores: Margarida de Souza Neves, Silvia Ilg Byington e Eduardo Gonçalves

O I Festival de Música da PUC-Rio (1981), como objeto de estudo, é caminho possível para compreender a presença da música popular brasileira em certo momento da história da PUC-Rio. E também uma maneira de formular perguntas sobre sua presença ou ausência em outras conjunturas vividas na Universidade.

 

2017 O Jornal da PUC na construção da memória da Universidade

Autor: 
João Pedro Lippi Lemgruber, bolsista IC (2016-2017)

Orientadores: Margarida de Souza Neves, Weiler Alves Finamore Filho e Clóvis Gorgônio

O Jornal da PUC completa em 2017 30 anos de histórias da PUC-Rio contadas nas mais de 300 edições do jornal. O Comunicar decidiu digitalizar todas as edições do Jornal da PUC que até então existiam, em grande parte, somente em versão física no Acervo Comunicar. A pesquisa surgiu da observação da importância do Jornal da PUC como colaborador na constituição da memória da PUC-Rio e, também, na importância de ter o acervo digitalizado e online.

 

2016 O Alceu da encruzilhada: intelectuais e Restauração Católica nas décadas de 1920-1940

Autor: 
André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

O objetivo dessa pesquisa é levantar uma hipótese: buscar, no itinerário, na atuação e nas conexões de Alceu Amoroso Lima, nesse período, um eco representativo da importância, para a Igreja, da formação de uma elite intelectual leiga militante, a forma como essa atuaria a fim de levar a cabo as reivindicações católicas, e por outro, do lugar que o intelectual ocupava na sociedade brasileira à época do modernismo, suas possibilidades de atuação e os espaços que ocupava no governo e junto à sociedade.

2016 A interseccionalidade e a discriminação de raça e gênero no ensino superior: o caso da PUC-Rio

Autor: 
Bruna da Silva e Silva, bolsista IC (2015-2016)

A pesquisa pretende analisar as disparidades de gênero e raça no ensino superior, tomando a PUC-Rio como estudo de caso. É importante pensar a relação entre sexismo e racismo na vivência da mulher com objetivo de acessar, através de uma abordagem interseccional, as singularidades da discriminação e do sistema de opressão sofridos pela mulher negra.

2016 Construindo identidades no presente: memória e projeto do movimento estudantil na PUC-Rio nos anos 1990 e 2000

Autor: 
Miguel Alexandre da Costa Azaldegui, bolsista IC (2014-2017)

Os objetivos desta pesquisa se compreendem e complementam em três movimentos, ordenados para a consolidação de uma hipótese final. Primeiramente busca-se interpretar a construção de memória feita pelo movimento estudantil, entendendo que esta foi produto de escolhas políticas, tanto em suas lembranças quanto nos esquecimentos.