Início › Produção do Núcleo › Produção Acadêmica /
PIBIC
Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.
2024JUVENTUDE(S) UNIVERSITÁRIA(S) CATÓLICA(S): AS DIFERENTES ATUAÇÕES DOS ESTUDANTES CATÓLICOS ORGANIZADOS NA PUC-RIO E NA UNE DURANTE O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)
Autor:
João Paulo Medeiros da Costa, bolsista IC (2022-)
O intuito deste trabalho é conhecer a conjuntura que possibilitou o engajamento político dos jovens organizados, principalmente universitários, no início dos anos 1960 no Brasil. Compreender quais foram os embasamentos para a prática de uma juventude que buscava atuar politicamente através de suas lutas organizadas e do fazer artístico.
2024EM NOME DO PAI: O INSTITUTO SOCIAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NAS DÉCADAS DE 1930 A 1970
Autor:
Marina Kersting Pereira, bolsista IC (2023-)
A pesquisa busca localizar informações e registros documentais sobre o Instituto Social do Rio de Janeiro. A partir do estudo no acervo, busco caracterizar o Instituto Social no contexto político e social e como projeto da Igreja Católica. Ainda, o esforço é pensar como a dicotomia entre o público e o privado moldou a atuação das mulheres na formação pessoal e profissional: a partir de um discurso de manutenção da atuação privada da mulher, o curso preparava a mulher para a esfera pública.
2023FÉ REVOLUCIONÁRIA: A ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES ORGANIZADOS NA PUC-RIO E NA UNE DURANTE O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)
Autor:
João Paulo Medeiros da Costa, bolsista IC (2022-)
O que leva uma série de jovens, em sua maioria de boa condição financeira, a deixar suas casas e viajar o país dedicando-se a construir um projeto de Brasil radicalmente diferente? Muitos deles, possuindo ambições artísticas, começaram a apontar suas câmeras e microfones e, por conseguinte, seus olhos e ouvidos, para regiões interioranas, muito diferentes do ambiente urbano de onde provinham.
2023ANÁLISE E LANÇAMENTO DA PLATAFORMA MEMÓRIAS DA PANDEMIA NA PUC-RIO
Autor:
Túlio Gomes Vuolo (2022-2023)
No início, a pandemia COVID-19 parecia algo passageiro e sem grandes consequências. Os primeiros casos de COVID-19 foram noticiados no final de 2019 e pareciam algo passageiro e sem grandes consequências até a decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em março de 2020. À medida que o tempo passava, no entanto, percebemos o impacto significativo que ela estava tendo em nossas vidas e na sociedade como um todo. Fomos confrontados com desafios emocionais, mudanças na rotina e preocupações com a saúde física e mental.
2022MEMÓRIAS DE UMA CASA VELHA: O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY, SUA ORIGEM E MEMÓRIA NA UNIVERSIDADE
Autor:
Danielle Larrate de Andrade, bolsista IC (2021-2024)
Aprofundar a relação entre o Solar e a memória da PUC-Rio. Realizei um levantamento de fontes sobre o Solar, desde o século XIX até o presente. Criei um pequeno acervo com as fontes relevantes para a minha pesquisa e para os seus futuros desdobramentos. Realizar um paralelo entre a forma como o Solar estava inserido na sociedade de corte do XIX e está inserido hoje na percepção dos estudantes da PUC-Rio.
2022TRAJETÓRIAS AFETIVAS: TRÊS NARRATIVAS FEMININAS NA PUC-RIO
Autor:
Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)
Refletir sobre as múltiplas formas de assumir uma identidade de gênero feminina a partir de caminhos distintos e com diferenças significativas. Penso nas trajetórias de três mulheres na PUC-Rio, destacando os locais de atuação e ações na Universidade: Cleonice Berardinelli, uma mulher intelectual; Joana Brandão, sua discreta atuação como trabalhadora, na adoção de crianças e na proteção de alunos e funcionários perseguidos pela ditadura militar; e Fanny Tabak, em seu caminho de militância feminista dentro da Universidade.
2021AÇÕES AFIRMATIVAS NA PUC-RIO: UM PONTO DE PARTIDA OU UM PONTO FINAL?
Autor:
Edson de Souza (2020-2022)
Nesta etapa pretendo caracterizar e analisar a trajetória do programa de bolsas da PUC-Rio, privilegiando entre os registros documentais as narrativas de memória de seus agentes. Tais testemunhos são parte constitutiva da memória e da história da PUC-Rio, assim como das políticas de acesso à educação no país.
2021AFETOS QUE NÃO ENCERRAM: TRÊS MULHERES NA MEMÓRIA DA PUC-RIO
Autor:
Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)
Essa nova etapa da pesquisa é resultado de um interesse que surgiu recentemente acerca da temática da mulher. Procurei trazer esse novo interesse para este trabalho, relacionando-o à primeira etapa de minha pesquisa e às atividades no Núcleo de Memória da PUC-Rio.
2020CORPO SEM ÓRGÃOS: ARTE COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO INTELECTUAL NA PUC-RIO
Autor:
Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)
Nesta primeira etapa de minha pesquisa, busco compreender o conceito de Corpo sem Órgãos, de Antonin Artaud, e sua capacidade de operar na sociedade e no contexto universitário da PUC-Rio na perspectiva da educação através da arte.
Este trabalho nasce a partir de uma percepção obtida dentro da PUC-Rio do quanto ações como o programa de bolsas de estudo, que promovem acesso e promoção social, possuem em si o potencial de equalizar grupos que historicamente foram desnivelados em seu desenvolvimento por políticas equivocadas ou originadas em conceitos desumanizantes.