lft-logo

PIBIC

Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.

2024 JUVENTUDE(S) UNIVERSITÁRIA(S) CATÓLICA(S): AS DIFERENTES ATUAÇÕES DOS ESTUDANTES CATÓLICOS ORGANIZADOS NA PUC-RIO E NA UNE DURANTE O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)

Autor: 
João Paulo Medeiros da Costa, bolsista IC (2022-)

O intuito deste trabalho é conhecer a conjuntura que possibilitou o engajamento político dos jovens organizados, principalmente universitários, no início dos anos 1960 no Brasil. Compreender quais foram os embasamentos para a prática de uma juventude que buscava atuar politicamente através de suas lutas organizadas e do fazer artístico.

2024 EM NOME DO PAI: O INSTITUTO SOCIAL E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NAS DÉCADAS DE 1930 A 1970

Autor: 
Marina Kersting Pereira, bolsista IC (2023-)

A pesquisa busca localizar informações e registros documentais sobre o Instituto Social do Rio de Janeiro. A partir do estudo no acervo, busco caracterizar o Instituto Social no contexto político e social e como projeto da Igreja Católica. Ainda, o esforço é pensar como a dicotomia entre o público e o privado moldou a atuação das mulheres na formação pessoal e profissional: a partir de um discurso de manutenção da atuação privada da mulher, o curso preparava a mulher para a esfera pública.

2023 FÉ REVOLUCIONÁRIA: A ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES ORGANIZADOS NA PUC-RIO E NA UNE DURANTE O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)

Autor: 
João Paulo Medeiros da Costa, bolsista IC (2022-)

O que leva uma série de jovens, em sua maioria de boa condição financeira, a deixar suas casas e viajar o país dedicando-se a construir um projeto de Brasil radicalmente diferente? Muitos deles, possuindo ambições artísticas, começaram a apontar suas câmeras e microfones e, por conseguinte, seus olhos e ouvidos, para regiões interioranas, muito diferentes do ambiente urbano de onde provinham.

2023 ANÁLISE E LANÇAMENTO DA PLATAFORMA MEMÓRIAS DA PANDEMIA NA PUC-RIO

Autor: 
Túlio Gomes Vuolo (2022-2023)

No início, a pandemia COVID-19 parecia algo passageiro e sem grandes consequências. Os primeiros casos de COVID-19 foram noticiados no final de 2019 e pareciam algo passageiro e sem grandes consequências até a decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em março de 2020. À medida que o tempo passava, no entanto, percebemos o impacto significativo que ela estava tendo em nossas vidas e na sociedade como um todo. Fomos confrontados com desafios emocionais, mudanças na rotina e preocupações com a saúde física e mental.

2022 TRAJETÓRIAS AFETIVAS: TRÊS NARRATIVAS FEMININAS NA PUC-RIO

Autor: 
Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)

Refletir sobre as múltiplas formas de assumir uma identidade de gênero feminina a partir de caminhos distintos e com diferenças significativas. Penso nas trajetórias de três mulheres na PUC-Rio, destacando os locais de atuação e ações na Universidade: Cleonice Berardinelli, uma mulher intelectual; Joana Brandão, sua discreta atuação como trabalhadora, na adoção de crianças e na proteção de alunos e funcionários perseguidos pela ditadura militar; e Fanny Tabak, em seu caminho de militância feminista dentro da Universidade.

2022 MEMÓRIAS DE UMA CASA VELHA: O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY, SUA ORIGEM E MEMÓRIA NA UNIVERSIDADE

Autor: 
Danielle Larrate de Andrade, bolsista IC (2021-2024)

Aprofundar a relação entre o Solar e a memória da PUC-Rio. Realizei um levantamento de fontes sobre o Solar, desde o século XIX até o presente. Criei um pequeno acervo com as fontes relevantes para a minha pesquisa e para os seus futuros desdobramentos. Realizar um paralelo entre a forma como o Solar estava inserido na sociedade de corte do XIX e está inserido hoje na percepção dos estudantes da PUC-Rio.

2021 AÇÕES AFIRMATIVAS NA PUC-RIO: UM PONTO DE PARTIDA OU UM PONTO FINAL?

Autor: 
Edson de Souza (2020-2022)

Nesta etapa pretendo caracterizar e analisar a trajetória do programa de bolsas da PUC-Rio, privilegiando entre os registros documentais as narrativas de memória de seus agentes. Tais testemunhos são parte constitutiva da memória e da história da PUC-Rio, assim como das políticas de acesso à educação no país.

2021 AFETOS QUE NÃO ENCERRAM: TRÊS MULHERES NA MEMÓRIA DA PUC-RIO

Autor: 
Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)

Essa nova etapa da pesquisa é resultado de um interesse que surgiu recentemente acerca da temática da mulher. Procurei trazer esse novo interesse para este trabalho, relacionando-o à primeira etapa de minha pesquisa e às atividades no Núcleo de Memória da PUC-Rio.

2020 DA CAPELA À IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: OS ESPAÇOS DO SAGRADO NA PUC-RIO

Autor: 
Raylla Aquino de Almeida (2019-2020)

Esta pesquisa analisa, através de depoimentos, documentos escritos e registros fotográficos do acervo do Comunicar nas publicações das edições do Jornal da PUC e do acervo do Núcleo de Memória, como a Capela se constitui em um lugar de memória da PUC-Rio.

2020 PERSPECTIVAS DO PARQUE PROLETÁRIO DA GÁVEA: UMA ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS DA AGÊNCIA NACIONAL E DO ACERVO DE ANTHONY LEEDS

Autor: 
Eric Damião Duarte, bolsista IC (2017-2021)

Nessa etapa da pesquisa minha proposição é uma análise das fotografias de forma interpretativa, buscando entender o olhar dos fotógrafos. As fotografias do Parque Proletário da Gávea com as quais trabalharei fazem parte do acervo da Agência Nacional depositado no Arquivo Nacional e do acervo de Anthony Leeds, pertencente à Fiocruz. As imagens utilizadas são um rastro de fragmentos de memória e, me utilizando delas, pude formar uma série de fotografias do Parque Proletário da Gávea, em cópias digitais, no Núcleo de Memória da PUC-Rio.