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PIBIC

Participação dos bolsistas de Iniciação Científica do Núcleo de Memória nos Seminários PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica) da PUC-Rio.

2016 O Alceu da encruzilhada: intelectuais e Restauração Católica nas décadas de 1920-1940

Autor: 
André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

O objetivo dessa pesquisa é levantar uma hipótese: buscar, no itinerário, na atuação e nas conexões de Alceu Amoroso Lima, nesse período, um eco representativo da importância, para a Igreja, da formação de uma elite intelectual leiga militante, a forma como essa atuaria a fim de levar a cabo as reivindicações católicas, e por outro, do lugar que o intelectual ocupava na sociedade brasileira à época do modernismo, suas possibilidades de atuação e os espaços que ocupava no governo e junto à sociedade.

2016 A interseccionalidade e a discriminação de raça e gênero no ensino superior: o caso da PUC-Rio

Autor: 
Bruna da Silva e Silva, bolsista IC (2015-2016)

A pesquisa pretende analisar as disparidades de gênero e raça no ensino superior, tomando a PUC-Rio como estudo de caso. É importante pensar a relação entre sexismo e racismo na vivência da mulher com objetivo de acessar, através de uma abordagem interseccional, as singularidades da discriminação e do sistema de opressão sofridos pela mulher negra.

2016 Construindo identidades no presente: memória e projeto do movimento estudantil na PUC-Rio nos anos 1990 e 2000

Autor: 
Miguel Alexandre da Costa Azaldegui, bolsista IC (2014-2017)

Os objetivos desta pesquisa se compreendem e complementam em três movimentos, ordenados para a consolidação de uma hipótese final. Primeiramente busca-se interpretar a construção de memória feita pelo movimento estudantil, entendendo que esta foi produto de escolhas políticas, tanto em suas lembranças quanto nos esquecimentos.

2016 Raça, gênero e sexualidade: uma análise afetiva da produção acadêmica de Lélia Gonzalez

Autor: 
Milena Pereira, bolsista IC (2016-2017)

Na proposta que será desenvolvida nessa pesquisa, alguns elementos da trajetória de Lélia Gonzalez serão valorizados para compreender sua trajetória enquanto militante e intelectual acadêmica. Nessa primeira etapa, será analisada sua atuação na PUC-Rio e alguns artigos publicados no Jornal Mulherio.

2016 Projeto Brahma “A Nº 1 do Meio Dia”: MPB na PUC-Rio nos anos 1990

Autor: 
Rodrigo Lauriano Soares, bolsista IC (2015-)

Essa pesquisa é o início de um estudo sobre a relação entre a Música Popular Brasileira e a PUC-Rio, que resultará em uma monografia de conclusão de curso. Nessa primeira etapa, tomando-se o Projeto Brahma como tema, pretende-se compreender a universidade como um espaço que integra movimentos culturais e promove o cenário musical dentro dela.

2015 A Escola de Formação de Operários da PUC-Rio e a política externa brasileira durante os anos 1950 e 1960

Autor: 
Yasmin Getirana Gonçalves Vicente, bolsista IC (2014-2015)

Este trabalho visa estudar a Escola de Formação de Líderes Operários, criada em 1957 e vinculada à PUC-Rio e à Confederação Brasileira de Trabalhadores Cristãos, bem como os círculos operários do Rio de Janeiro, de onde saiam muitas vezes os alunos dessa instituição. O período estudado irá do final da década de 1950 até o final de 1960.

2015 A Universidade Católica e a Restauração da Igreja

Autor: 
André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

O objetivo deste trabalho é entender o quadro geral da fundação das Faculdades Católicas. Pretende-se abordar o movimento de Restauração Católica em três principais aspectos: entender como se configuraram as discussões acerca da educação, qual foi o papel da Igreja e qual a centralidade do assunto no movimento de Restauração Católica; compreender a formação dos espaços católicos e a intenção da fundação de uma Universidade Católica; mapear o papel que teve o Rio de Janeiro no processo de Restauração e nos projetos para a nação.

2015 O papel de um intelectual: inserção social na cidade do Rio de Janeiro

Autor: 
Fabio Cano Gómez, bolsista IC (2014-2015)

O objetivo desse trabalho é compreender o que faz de um indivíduo um intelectual e para isso se pretende analisar o papel de diferentes intelectuais na cidade do Rio de Janeiro. As experiências estudadas deverão mostrar a diversidade dos meios em que se exerce a intelectualidade. Para isso, será importante também compreender de que forma esses indivíduos em estudo consideram seu papel dentro dessa categoria de intelectual.

2015 Uma cruzada para a cidade: dom Helder Camara e o Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960

Autor: 
Matheus Lima Targuêta, bolsista IC (2013-2015)

Este trabalho busca investigar a proposta da Cruzada São Sebastião a fim de detectar sua especificidade no Rio de Janeiro e na Igreja Católica de seu tempo; além de tomá-la como um contraponto às remoções recentes em decorrência dos megaeventos sediados na cidade.

2015 Estudantes em transição: a disputa pelas agendas do movimento estudantil da PUC-Rio no século XXI

Autor: 
Miguel Alexandre da Costa Azaldegui, bolsista IC (2014-2017)

O objetivo deste trabalho é identificar e entender essas novas dinâmicas do movimento estudantil e as suas causas históricas, fazendo um movimento de análise que parte do mais geral para o caso específico da PUC-Rio. Para isso, é necessário um primeiro entendimento das lutas e ideais tradicionais, sua relação com o contexto de cada época e a transformação destas com a chegada de variáveis como a globalização, a relativa democratização do ensino superior, das redes sociais e da ascensão e afirmação dos debates de identidade.