lft-logo

Equipe

Marco Antonio Villela Pamplona, Diretor

Graduado em História pela PUC-Rio (1976) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984). M.A. (1988) e Ph.D. em História (1991), pela Columbia University. Pós-doutoramento (2001-2002) na Yale University. Foi professor visitante na Columbia University, na Università di Roma La Sapienza - UR, na Universidad Católica de Chile - UCC e na Universidad de Chile, na Brown University e no ZILAS (Instituto Central de Estudos Latino-americanos), da Katholische Universität Eichstätt. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), onde lecionou de 1979 a 2007). Em 1978 ingressou como docente no Departamento de História da PUC-Rio. Sua experiência acadêmica se deu sobretudo na área de História das Américas, com ênfase numa história atlântica e global, ao longo do século XIX. Nas últimas décadas, tem se dedicado ao estudo da história intelectual e história dos conceitos - em especial os vocábulos pátria, república, cidadão/cidadania, liberdade e igualdade - na análise dos discursos políticos da primeira metade do século XIX na América Ibérica.

Silvia Ilg Byington, Coordenadora de Pesquisa

Coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Memória da PUC-Rio. É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura/PUC-Rio e Doutora pelo mesmo Programa. Foi Professora Auxiliar e Auxiliar de Pesquisa do Departamento de História da PUC-Rio e Professora do Colégio Teresiano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e já trabalhou principalmente nos seguintes temas: história, memória e cidade no século XX; história e literatura; história do modernismo no Brasil; etnografia e folclore; acervos e memória institucional. Atualmente realiza pesquisas nos temas história, memória e cidade; história, memória, intelectuais e acervos documentais.

Margarida de Souza Neves, pesquisadora

É graduada em História, com o título de Bacharel (1967), e de Licenciada (1966), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966). Tem Doutorado em História pela Universidad Complutense de Madrid (1975). Atualmente é professora emérita do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e trabalha principalmente nos seguintes temas: memória e história, literatura e história, história cultural, cidade e história e pensamento social brasileiro. Foi Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Memória da PUC-Rio até fevereiro de 2021. Desenvolve um projeto de pesquisa sobre o tema "Ciência e preconceito: a epilepsia no pensamento médico brasileiro".

Clóvis Gorgônio, pesquisador

Pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Possui mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT/ECO/UFRJ (2000) e graduação em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992 e 2003). Foi professor das universidades Gama Filho e Estácio de Sá. Foi Assistente Técnico do Programa Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil nos Grupos de Trabalho Universalização do Acesso à Informação e Digitalização de Conteúdos Culturais. Foi consultor do projeto do TecGraf/PUC-Rio para o Centro de Informações do Comperj/Petrobras. Foi Consultor Unesco em projetos sobre Inclusão Digital no Brasil e Organização do Sistema de Saúde do Município de São Paulo. Atua como pesquisador nos seguintes temas: cultura brasileira, novas tecnologias de comunicação e informação, inclusão digital, sociologia da ciência.

Eduardo Gonçalves, pesquisador

Pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Tem Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2011). É graduado em Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC-Rio (2008). Trabalhou como pesquisador no Solar Grandjean de Montigny/Museu Universitário da PUC-Rio, no Acervo Roberto Marinho da Rede Globo de Televisão, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e na Revista de História da Biblioteca Nacional. Organizou e catalogou a biblioteca do professor Leandro Konder e da jornalista Lena Frias. 

Antônio José Albuquerque Filho, fotógrafo

Fotógrafo do Núcleo de Memória e da Vice-Reitoria Comunitária. Trabalha na PUC-Rio desde 1966, tendo passado pela Divisão de Bibliotecas e Documentação, pelo Departamento de Letras e pelo Departamento de Comunicação Social.

Danielle Larrate de Andrade, bolsista IC (2021-)

Aluna do Curso de História da PUC-Rio.

João Paulo Medeiros da Costa, bolsista IC (2022-)

Formado em Comunicação Social (UFF) e em montagem e edição na ECDR. Aluno do Curso de História da PUC-Rio.

Marina Kersting Pereira, bolsista IC (2023-)

Aluna do Curso de Jornalismo da PUC-Rio.

Amanda Pacheco, bolsista IC (2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Ana Beatriz Oliveira, bolsista IC (2006-2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio. Atualmente é mestranda em História Social da Cultural pela PUC-Rio.

Ana Clara de Amorim Inocêncio, bolsista IC (2020-2023)

Formada no Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio.

André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

Quando bolsista do Núcleo, era aluno do curso de História da PUC-Rio. Formou-se em 2018 e iniciou em 2019 o mestrado em Filosofia na PUC-Rio.

Anna Cristina Gaspar Koscheck da Silva, bolsista IC (2008-2010)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Beatriz Gomes, bolsista IC (2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Páginas