lft-logo

Equipe

José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos

É Professor Associado do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Queen Mary College/University of London (1986). Há 30 anos na PUC-Rio, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. De 1998 a 2007 foi Coordenador Central de Pesquisa e Pós-graduação da PUC-Rio e, desde 2007, é Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio. Atuou no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior onde foi Coordenador da Região Sudeste, Membro do Diretório como representante setorial, Vice-Presidente e Presidente. Foi membro da Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG 2005-2010. É membro da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica, onde foi Vice-Presidente (1996), Presidente (1998) e, atualmente, é membro do Conselho Deliberativo. É membro do IEEE, onde foi Presidente da Seção Rio de Janeiro e, atualmente, é Chairman do Capítulo conjunto Rio de Janeiro da AP/MTT/ED-S. É Vice-Coordenador do INCT do Comunicações sem Fio. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas,e Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: método dos momentos, antenas para comunicações via satélite, antena para comunicações celulares, antenas de duplos refletores e antenas refletoras.

Margarida de Souza Neves, Coordenadora Acadêmica

É graduada em História, com o título de Bacharel (1967), e de Licenciada (1966), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966). Tem Doutorado em História pela Universidad Complutense de Madrid (1975). Atualmente é professora emérita do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e trabalha principalmente nos seguintes temas: memória e história, literatura e história, história cultural, cidade e história e pensamento social brasileiro. Atualmente coordena o Núcleo de Memória da PUC-Rio e desenvolve um projeto de pesquisa sobre o tema "Ciência e preconceito: a epilepsia no pensamento médico brasileiro".

Silvia Ilg Byington, Coordenadora de Pesquisa

Coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Memória da PUC-Rio. É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura/PUC-Rio e, desde 2013, é doutoranda pelo mesmo Programa. Foi Professora Auxiliar e Auxiliar de Pesquisa do Departamento de História da PUC-Rio e Professora do Colégio Teresiano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e já trabalhou principalmente nos seguintes temas: história, memória e cidade no século XX; história e literatura; história do modernismo no Brasil; etnografia e folclore; acervos e memória institucional. Atualmente realiza pesquisas nos temas história, memória e cidade; história, memória, intelectuais e acervos documentais.

Clóvis Gorgônio, pesquisador

Pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Possui mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT/ECO/UFRJ (2000) e graduação em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992 e 2003). Foi professor das universidades Gama Filho e Estácio de Sá. Foi Assistente Técnico do Programa Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil nos Grupos de Trabalho Universalização do Acesso à Informação e Digitalização de Conteúdos Culturais. Foi consultor do projeto do TecGraf/PUC-Rio para o Centro de Informações do Comperj/Petrobras. Foi Consultor Unesco em projetos sobre Inclusão Digital no Brasil e Organização do Sistema de Saúde do Município de São Paulo. Atua como pesquisador nos seguintes temas: cultura brasileira, novas tecnologias de comunicação e informação, inclusão digital, sociologia da ciência.

Eduardo Gonçalves, pesquisador

Pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio e do Solar Grandjean de Montigny/Museu Universitário da PUC-Rio. Tem Mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). É graduado em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Trabalhou como pesquisador no Acervo Roberto Marinho da Rede Globo de Televisão, na Revista de História da Biblioteca Nacional e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Organizou e catalogou a biblioteca do professor Leandro Konder e da jornalista Lena Frias. Tem experiência nas áreas de História do Brasil, Memória, Arquivos, Cultura e Música.

Antônio José Albuquerque Filho, fotógrafo

Fotógrafo do Núcleo de Memória e da Vice-Reitoria Comunitária. Trabalha na PUC-Rio desde 1966, tendo passado pela Divisão de Bibliotecas e Documentação e pela Divisão de Segurança e Parqueamento.

Cláudia Cristina Ferreira de Freitas, bolsista IC (2018-)

Aluna do curso de Serviço Social da PUC-Rio.

Eric Damião Duarte, bolsista IC (2017-)

Aluno do curso de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Julia de Paula França, bolsista IC (2017-)

Aluna do curso de Comunicação Social da PUC-Rio.

Mariana Gomes Barbosa, bolsista IC (2018-)

Aluna do curso de Geografia da PUC-Rio.

Rodrigo Lauriano Soares, bolsista IC (2015-)

Aluno do curso de História da PUC-Rio.

Telma Bonniau Gitirana, bolsista PICT Sênior (2018-)

Bolsista do projeto PICT Sênior, iniciado em 2017. Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Amanda Pacheco, bolsista IC (2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Ana Beatriz Oliveira, bolsista IC (2006-2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

Aluno do curso de História da PUC-Rio.

Páginas