lft-logo

Equipe

José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos

É Professor Associado do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Queen Mary College/University of London (1986). Há 30 anos na PUC-Rio, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. De 1998 a 2007 foi Coordenador Central de Pesquisa e Pós-graduação da PUC-Rio e, desde 2007, é Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio. Atuou no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior onde foi Coordenador da Região Sudeste, Membro do Diretório como representante setorial, Vice-Presidente e Presidente. Foi membro da Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG 2005-2010. É membro da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica, onde foi Vice-Presidente (1996), Presidente (1998) e, atualmente, é membro do Conselho Deliberativo. É membro do IEEE, onde foi Presidente da Seção Rio de Janeiro e, atualmente, é Chairman do Capítulo conjunto Rio de Janeiro da AP/MTT/ED-S. É Vice-Coordenador do INCT do Comunicações sem Fio. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas,e Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: método dos momentos, antenas para comunicações via satélite, antena para comunicações celulares, antenas de duplos refletores e antenas refletoras.

Margarida de Souza Neves, Coordenadora Acadêmica

É graduada em História, com o título de Bacharel (1967), e de Licenciada (1966), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966). Tem Doutorado em História pela Universidad Complutense de Madrid (1975). Atualmente é professora emérita do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e trabalha principalmente nos seguintes temas: memória e história, literatura e história, história cultural, cidade e história e pensamento social brasileiro. Atualmente coordena o Núcleo de Memória da PUC-Rio e desenvolve um projeto de pesquisa sobre o tema "Ciência e preconceito: a epilepsia no pensamento médico brasileiro".

Silvia Ilg Byington, Coordenadora de Pesquisa

Coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Memória da PUC-Rio. É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura/PUC-Rio e, desde 2013, é doutoranda pelo mesmo Programa. Foi Professora Auxiliar e Auxiliar de Pesquisa do Departamento de História da PUC-Rio e Professora do Colégio Teresiano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, e já trabalhou principalmente nos seguintes temas: história, memória e cidade no século XX; história e literatura; história do modernismo no Brasil; etnografia e folclore; acervos e memória institucional. Atualmente realiza pesquisas nos temas história, memória e cidade; história, memória, intelectuais e acervos documentais.

Clóvis Gorgônio, pesquisador

Pesquisador do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Possui mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT/ECO/UFRJ (2000) e graduação em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992 e 2003). Foi professor das universidades Gama Filho e Estácio de Sá. Foi Assistente Técnico do Programa Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil nos Grupos de Trabalho Universalização do Acesso à Informação e Digitalização de Conteúdos Culturais. Foi consultor do projeto do TecGraf/PUC-Rio para o Centro de Informações do Comperj/Petrobras. Foi Consultor Unesco em projetos sobre Inclusão Digital no Brasil e Organização do Sistema de Saúde do Município de São Paulo. Atua como pesquisador nos seguintes temas: cultura brasileira, novas tecnologias de comunicação e informação, inclusão digital, sociologia da ciência.

Eduardo Gonçalves, pesquisador

Pesquisador da Rede Globo de Televisão e do Núcleo de Memória da PUC-Rio. Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2011. Graduado em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2008.

Antônio José Albuquerque Filho, fotógrafo

Fotógrafo do Núcleo de Memória e da Vice-Reitoria Comunitária. Trabalha na PUC-Rio desde 1966, tendo passado pela Divisão de Bibliotecas e Documentação e pela Divisão de Segurança e Parqueamento.

Caren Caroline Paulo Ferreira, bolsista IC (2016-)

Aluna do curso de Serviço Social da PUC-Rio.

Eric Damião Duarte, bolsista IC (2017-)

Aluno do curso de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Gabriella Juvenal Figueiredo, bolsista IC (2017-)

Aluna do curso de Letras da PUC-Rio.

Rodrigo Lauriano Soares, bolsista IC (2015-)

Aluno do curso de História da PUC-Rio.

Amanda Pacheco, bolsista IC (2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Ana Beatriz Oliveira, bolsista IC (2006-2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

André Mesquita Penna Firme, bolsista IC (2014-2017)

Aluno do curso de História da PUC-Rio.

Anna Cristina Gaspar Koscheck da Silva, bolsista IC (2008-2010)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Beatriz Gomes, bolsista IC (2007)

No período em que estagiou no Núcleo de Memória era aluna do curso de História da PUC-Rio.

Páginas