Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
A obesidade como forma de afeto e fúria _

Para discutir as novas perspectivas do tratamento físico e psicológico da obesidade, o evento apresentará o atendimento psicológico para pessoas com transtornos como obesidade, anorexia e bulimia oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio.

Comemoração dos 40 anos do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) _

A comemoração reuniu psicólogos, funcionários, professores e alunos no auditório do RDC, com a presença do pe. Antonius Benkö S.J., fundador do projeto, que veio de Budapeste, na Hungria, onde vivia. A ideia da celebração surgiu quando a então coordenadora do SPA, profa. Regina Murat encontrou a ficha do primeiro paciente, feita há 40 anos. Em homenagem ao pe. Benkö os funcionários e professores do SPA decidiram batizar a clínica universitária com seu nome.

A primeira vez que pe. Benkö veio ao Brasil foi através de um convite feito em Roma mesmo que, na época, nada soubesse de português e tivesse que enfrentar o desafio de uma semana depois já estar lecionando. O curso de psicologia na PUC-Rio começou em 1953. A inspiração para o Instituto de Psicologia Aplicada surgiu de uma viagem, que pe. Benkö fez aos Estados Unidos, onde conheceu uma instituição que funcionava como um centro de estudo e aplicação para formandos. O SPA nasceu de um convênio com o Ministério da Saúde, cujo objetivo era ajudar a comunidade e fornecer uma maior experiência prática aos alunos.

Comemoração dos 50 anos do Serviço de Psicologia Aplicada _

Em 1953 foi instalado na Santa Casa de Misericórdia o Instituto de Psicologia Aplicada (IPA), que viria a ser o embrião do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da PUC-Rio. Criado pelo professor Hans Lippimann, o IPA, em 1957, transformou-se no curso de graduação em Psicologia, vinculado à Faculdade de Filosofia, que foi o primeiro curso de graduação em Psicologia em uma universidade brasileira. Em 1960, o padre Antonius Benkö S.J. trouxe o IPA para o campus da Gávea, que se consolidou como um centro de estudos, pesquisas e treinamento. Em homenagem a esses 50 anos, a diretora do Departamento de Psicologia, Elizabeth Ribeiro, e a Coordenadora do SPA, Andréa Seixas, promoveram uma palestra e uma exposição, com painéis e vídeos, para contar um pouco dessa história.

Também foi realizada, após a palestra, a XII Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada, na qual foram apresentados trabalhos de estagiários sobre as experiências da Clínica com o estágio interno e inserções sociais do SPA, a partir de estágios externos, em hospitais psiquiátricos, em comunidades e em instituições que tratam de dependência química.

Fachada do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA - jf0048_001 jf0048_001 27/8/2010 Equipe do SPA na sede da Clínica Universitária Padre Benko, localizada na entrada da PUC-Rio pela rua Marquês de São Vicente.
Fachada do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA - jf0048_002 jf0048_002 27/8/2010 Fachada do SPA, localizado na entrada da PUC-Rio pela rua Marquês de São Vicente.
Fachada do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA - jf0048_003 jf0048_003 27/8/2010 Fachada do SPA, localizado na entrada da PUC-Rio pela rua Marquês de São Vicente.
Fachada do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA - jf0048_004 jf0048_004 27/8/2010 Fachada do SPA, localizado na entrada da PUC-Rio pela rua Marquês de São Vicente.
Imagens para as galerias do site 70 anos - eq0001_113 eq0001_113 2006 Sede do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA.
Inauguração do Ambulatório de Orientação Vocacional _

Em convênio firmado entre a Universidade e o Ministério da Saúde.

Instalação do Centro de Orientação Psico-Pedagógica _

O objetivo do Centro era a "orientação e assistência aos pais, às crianças com problemas e aos adolescentes". Foi instalado no Instituto de Psicologia Aplicada sob a direção do Pe. Antonius Benkö S.J..

XIV Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) - ed0037_002 ed0037_002 1/6/2012 Palestrantes da jornada durante palestra.
XIV Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) - ed0037_003 ed0037_003 1/6/2012 Mesa com palestrantes da jornada.
XV Jornada do SPA _

No encontro os professores do Departamento de Psicologia apresentaram aos alunos como foram resolvidos alguns casos clínicos atendidos pela equipe do SPA em 2012. O evento ocorreu no Auditório do RDC.