Comemoração dos 50 anos do Serviço de Psicologia Aplicada

21 de Maio de 2010

Em 1953 foi instalado na Santa Casa de Misericórdia o Instituto de Psicologia Aplicada (IPA), que viria a ser o embrião do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da PUC-Rio. Criado pelo professor Hans Lippimann, o IPA, em 1957, transformou-se no curso de graduação em Psicologia, vinculado à Faculdade de Filosofia, que foi o primeiro curso de graduação em Psicologia em uma universidade brasileira. Em 1960, o padre Antonius Benkö S.J. trouxe o IPA para o campus da Gávea, que se consolidou como um centro de estudos, pesquisas e treinamento. Em homenagem a esses 50 anos, a diretora do Departamento de Psicologia, Elizabeth Ribeiro, e a Coordenadora do SPA, Andréa Seixas, promoveram uma palestra e uma exposição, com painéis e vídeos, para contar um pouco dessa história.

Também foi realizada, após a palestra, a XII Jornada do Serviço de Psicologia Aplicada, na qual foram apresentados trabalhos de estagiários sobre as experiências da Clínica com o estágio interno e inserções sociais do SPA, a partir de estágios externos, em hospitais psiquiátricos, em comunidades e em instituições que tratam de dependência química.