Comemoração dos 40 anos do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

27 de Abril de 2000

A comemoração reuniu psicólogos, funcionários, professores e alunos no auditório do RDC, com a presença do pe. Antonius Benkö S.J., fundador do projeto, que veio de Budapeste, na Hungria, onde vivia. A ideia da celebração surgiu quando a então coordenadora do SPA, profa. Regina Murat encontrou a ficha do primeiro paciente, feita há 40 anos. Em homenagem ao pe. Benkö os funcionários e professores do SPA decidiram batizar a clínica universitária com seu nome.

A primeira vez que pe. Benkö veio ao Brasil foi através de um convite feito em Roma mesmo que, na época, nada soubesse de português e tivesse que enfrentar o desafio de uma semana depois já estar lecionando. O curso de psicologia na PUC-Rio começou em 1953. A inspiração para o Instituto de Psicologia Aplicada surgiu de uma viagem, que pe. Benkö fez aos Estados Unidos, onde conheceu uma instituição que funcionava como um centro de estudo e aplicação para formandos. O SPA nasceu de um convênio com o Ministério da Saúde, cujo objetivo era ajudar a comunidade e fornecer uma maior experiência prática aos alunos.