Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC)

Títuloordem crescente Código Data Descrição
Workshop Spectrum Management and Rain Rate Measurements _

Organizado pelo Centro para Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC) e o International Center for Theorical Physics (ICTP), da Itália. Temas: Ionospheric and Tropospheric propagation and modeling; Rain effects on propagation; Commumcation Systems and spectrum management. O workshop teve a participação de estudiosos da Nigéria, Argentina e Colômbia, além da presença de representante do Ministério das Telecomunicações.

Workshop Novas Tecnologias e Serviços em Comunicação sem Fio _

Sobre a tecnologia 3G e a TV digital. Os palestrantes discutiram a rapidez dos meios de comunicação e as novas formas de transmissão de dados, em encontro que contou com a presença de diversas empresas do setor de telecomunicações.

Seminário de preparação do PDI 2008-2012 - pv0055_069 pv0055_069 6/11/2007 Seminário de preparação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) PUC-Rio 2008-2012.
Projeto Santa Marta digital - jf0023_003 jf0023_003 24/3/2009 Moradores fazem uso de computadores em projeto de inclusão digital implantado com apoio da PUC-Rio através do Cetuc.
Projeto Santa Marta digital - jf0023_001 jf0023_001 24/3/2009 Moradores fazem uso de computadores em projeto de inclusão digital implantado com apoio da PUC-Rio através do Cetuc.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_007 jf0025_007 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_006 jf0025_006 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_004 jf0025_004 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_003 jf0025_003 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_002 jf0025_002 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Projeto Cidade de Deus Digital - jf0025_001 jf0025_001 21/5/2009 Moradores da Cidade de Deus utilizam computadores conectados à Internet.
Palestra: 5G Cellular: key enabling technologies and research challenges _

Com o Prof. Ekram Hossain, do Department of Electrical and Computer Engineering, University of Manitoba, Winnipeg, Canadá. O programa fez parte do Ciclo de Palestras Internacionais do CETUC.

O professor José Roberto Boisson de Marca foi eleito Presidente do IEEE _

O professor do Cetuc, José Roberto Boisson de Marca, foi eleito Presidente do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e da Communications Society (ComSoc), a mais importante sociedade mundial de pesquisadores e engenheiros na área de telecomunicações. Nos 50 anos de existência do ComSoc, esta foi a segunda vez que uma pessoa de fora da América do Norte foi eleita para a Presidência.

O Prof. José Roberto Boisson de Marca (CETUC), foi eleito Presidente Global do Institute of Electrical and Electronic Engineers para 2014. _

O Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) é a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação tecnológica. Com esta eleição, o Prof. Boisson recebe o reconhecimento por seus muitos anos de dedicação voluntária ao IEEE, onde já ocupou os cargos de Vice-Presidente de Atividades Técnicas e de Presidente de sua Sociedade de Comunicações.

O Prof. Jean Pierre von der Weid foi diplomado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico _

O Professor do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) da PUC-Rio, Jean Pierre von der Weid, foi diplomado como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. Evento realizado no Museu Nacional de Brasília.

O Prof. Guilherme Penello Temporão foi nomeado Diretor do CETUC _

O Prof. Guilherme Temporão substituiu o Prof. Flávio José Vieira Hasselmann.

O Cetuc participou dos primeiros contratos de P&D da Telebras _
O CETUC atua na implantação da rede wireless na comunidade Santa Marta _

Os quase 10 mil habitantes da comunidade Santa Marta passaram a acessar Internet gratuita em banda larga através do projeto Santa Marta Digital, uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio, financiada pela FAPERJ, em cooperação com a PUC-Rio, através do CETUC, e a Secretaria de Segurança do Estado. A comunidade recebeu 16 antenas para transmissão do sinal.

Novos professores titulares da Matemática e do CETUC _

Homologação da promoção a Professor Titular dos professores Nicolau Corção Saldanha (MAT) e Rodrigo Caiado De Lamare (Cetuc). Evento realizado através da plataforma Zoom.

Mudança do CETUC para novas instalações _

O Cetuc mudou-se para novas instalações no último andar do Edifício da Amizade, na Ala Kennedy.