2009, Dezembro

a  -  I Simpósio Um Filósofo Um Poeta: Diálogos entre a Literatura e a Filosofia
Referente a
 
Departamento de Letras (LET), Departamento de Filosofia (FIL)

Programação: Márcia de Sá Cavalcante Schuback (Sodertom University, Suécia) com o tema À margem do estranho - Heidegger, Trakl; Gilvan Fogel (UFRJ) com o tema No abismo...; Jason Wirth (Seattle University, EUA) falou sobre Milan Kundera, Hermann Broch, and the entitlements of thinking; Marília Rothier (LET) com o tema Guimarães Rosa entre doutos professores e vaqueiros atilados; Sofia de Souza Silva (UNIFESP) com o tema Breve programa para uma iniciação em Ruy Belo; Elizabeth Sikes (Seattle University, EUA) falou sobre On the evolutionary task of the poet; Antônio Queirós (FIL) falou sobre Platão, leitor de Aristófanes; Joseph Lawrence (College of the Holy Cross, EUA) falou sobre Ra’s poetic redemption of Rates’ tragic disregard for poetry.

 -  Entrega da Medalha Dom Helder Camara
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

No encerramento das comemorações do Centenário Dom Helder Camara, foram entregues pelo Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J. medalhas a homenageados: profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória), prof. Carlos Brandão (Unicamp), prof. Alessandro Molon (JUR), profa. Luíza Helena Hermel (SER), prof. Luiz Fernando Soares (INF), prof. José Carmelo (EDU) e prof. Augusto Sampaio (Vice-reitor Comunitário). Eles receberam as medalhas durante a Assembleia Universitária.

 -  Lançamento da Agenda Ambiental da Universidade
Referente a
 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA)
 -  Projeto Profetas e Mártires da América
Referente a
 
Cátedra Carlo Maria Martini (CTCH)

Organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini e coordenado pela profa. Maria Clara Bingemer e pelo prof. pe. Paul Schweitzer S.J., o projeto refletiu sobre os 20 anos do assassinato dos padres jesuítas da Universidad Centramericana Jose Simeón Canas, de El Salvador. Participação do pe. Carlos Palácio S.J., provincial no Brasil da Companhia de Jesus, pe. Paul Schweitzer S.J. (MAT), profa. Maria Clara Bingemer (TEO), a profa. Maria Elisa Noronha (HIS) e o pe. Ernesto Cavassa S.J. (Conferencia Latinoamericana de Provinciais Jesuítas).

2009, Novembro

a  -  Seminário Panorama Quilombola - Educação Terra e Cultura
Referente a
 
Departamento de Educação (EDU)

O objetivo foi abrir um espaço de discussão sobre a questão quilombola, tendo como base uma proposta interdisciplinar e plural, reunindo pesquisadores, educadores, gestores e lideranças de comunidades.

Promovido pelo Departamento de Educação por meio do Lapf - Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação.

a  -  Semana de Educação
Referente a
 
Departamento de Educação (EDU)

Programação: Formação docente para a transformação social, com os professores Sônia Kramer (EDU), Ralph Bannell (EDU), Maurício Fabião (Programa Ação e Cidadania), José Carmelo (EDU) e Vera Candau (EDU); cinefórum com o tema Homofobia na escola - exibição dos curtas Novamente e Por outros olhos (Produção: Projeto Diversidade Sexual na Escola/ UFRJ e Grupo Arco íris); Movimentos Sociais e Educação, com Toniko Kaiowa/MS (Professor indígena Guarani, UFRJ), Laura Maria (quilombo Campinho da Independência), Patrícia Tortelote (Secretaria Municipal de Educação Nova Iguaçu), Jorge Augusto Lima (MST), prof. José Maurício Arruti; Movimentos Sociais e Educação, com Mércia Britto (Cinema Nosso), Nyeta Fernandes (Ponto de cultura/Gefep) e o prof. Marcelo Andrade (EDU); Academia, Política Pública e Militância, com o prof. Reimond (JUR), a profa. Zaia Brandão (EDU), Mário Miranda Neto (Núcleo interdisciplinar de Estudos e Pesquisas na Prisão), Roberto Marques (Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro) e a profa. Alicia Bonamino.

a  -  I Semana da Consciência Negra e Feira de Saberes da PUC-Rio
Referente a
 
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), Projeto ProUnir

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o ProUnir e a Vice-Reitoria Comunitária organizaram uma série de atividades culturais com o intuito de resgatar a cultura negra. Um dos destaques da semana foi a apresentação da peça É samba na veia, é Candeia, uma adaptação da vida do sambista Candeia, interpretado por Jorge Maya e considerado o melhor espetáculo 2008 pelo júri do Jornal do Brasil e vencedor do Prêmio Shell do mesmo ano, na categoria Melhor Direção Musical. O grupo remanescente de escravos do quilombo de São José da Serra, em Valença, fez uma apresentação de jongo nos pilotis da Ala Kennedy.

,  -  Seminário internacional Direitos e Reconhecimento
Referente a
 
Departamento de Ciências Sociais (CIS), Departamento de Direito (JUR), Departamento de Sociologia e Política (SOC)

Programação: Reconhecimento de Novos direitos - indígenas e quilombolas, pelo prof. José Maurício Arruti; Reconhecimento, ações afirmativas e justiça compensatória, pelo prof. Augusto Werneck; Cidadania e fruição de direitos no Brasil, pela profa. Maria Celina D'Araújo; Reconhecimento e teoria social, por João Feres Junior (IUPERJ); Recognizing citizens - The importance of solidarity and identify alongside rights, por Craig Calhoun (New York Univeristy); Movimentos sociais e reconhecimento, por llse Scherer-Warren (UFSC).

 -  Seminário comemorativo dos 150 anos de nascimento do escritor norueguês Knut Hamsun
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

Programação: abertura com a Consulesa Geral da Noruega, Anne Vibeke Lileoe; o escritor Per Johns falou sobre Hamsun e o paradoxo do individualismo escandinavo; Markus Lasch (UNIFESP) falou sobre A cultura no sanatório - Alguns apontamentos sobre os romances de Knut Hamsun, Thomas Mann e ítalo Svevo; Francis Aubert (USP) abordou a Construção literária da identidade nacional norueguesa e sua superação - (des)caminhos de Knut Hamsun; Elcio Cornelson (UFMG) falou sobre Como um viking na tempestade? - Knut Hamsun e o nazismo; exibição do filme Fome (1966), de Henning Carlsen; Helge Roenning (Universidade de Oslo) falou sobre Como ser um grande clássico e uma vergonha nacional ao mesmo tempo - O caso Knut Hamsun. Houve também a Mostra de Cinema Knut Hamsun, com filmes Fome (1966, de Henning Carlsen), Pan (1995, de Henning Carlsen), Telegrafista (1993, de Erik Gustavson), Os frutos da terra (1921, de Gunnar Sommerfeldt), Os vagabundos (1989, de Ola Solum) e Hamsun (1996, de Jan Troell).

a  -  Semana de Gestão de Projetos Profissionais - Projeto ProUNIR
Referente a
 
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), Departamento de Comunicação Social (COM)

Programação: a profa. Sandra Komnan (COM) com o tema Trabalho como envolvimento do jovem em novas cartografias; o prof. Evandro Vieira Ouriques (UFRJ) falou sobre a Diferença social e pertencimento - A questão da consciência de si na construção de vidas; o prof. Hermes Frederico (COM) com o tema A arte da voz e da fala no cotidiano, na profissão, na comunicação e na vida; palestra O processo de seleção como uma etapa da construção profissional, com os psicólogos Luiz Tito Boechat e Tatiane Curi; a profa. Cláudia Chaves (ProUNIR) apresentou Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa - Currículo é currículo, pessoa é pessoa; Andréa Paiva (VRC) falou sobre Convivência e diálogo - a arte de transformar conflito em oportunidade de crescimento; Alan James (Biruta Mídias Mirabolantes) com a palestra Qual é o limite da imaginação?.

a  -  Seminário sobre Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica
Referente a
 
Decanato do Centro Técnico-científico (CTC)

O encontro contou com a presença dos professores Nicholas Zabaras (Universidade de Cornell, EUA), Eduardo Souza de Cursi (INSA de Rouen, França) e Fernando Rochinha, da UFRJ.

a  -  XI Conferência de Geografia
Referente a
 
Departamento de Geografia e Meio Ambiente (GEO)

Com o tema Sustentabilidade: uma Ideia em Debate. Participação de representantes da Petrobras, do Departamento de Sociologia da USP, da Rede Estadual de Ensino, entre outros. Os alunos do curso de Geografia apresentaram trabalhos relacionados aos temas e foram realizadas oficinas de Sistemas de Agroflorestas (SAF), com práticas de manejo de solos.

2009, Outubro

a  -  Seminário Cinema e Tolerância Religiosa no Brasil: uma Reflexão Contemporânea
Referente a
 
Departamento de Teologia (TEO), Departamento de Comunicação Social (COM)

Programação: exibição do filme laô (1976), de Geraldo Sarno; exibição de Santo Forte (1997), de Eduardo Coutinho; exibição de Santa Cruz (2000), de João Moreira Salles; palestra Tolerância Religiosa no Brasil, com a profa. Maria Clara Bingemer (TEO), profa. Silvira Fernandes (UFRRJ), prof. frei Volney José Berkenbrock (UFJF) e prof. pe. Elias Wolff (ITESC e CNBB); palestra Religiões em diálogo, com o pe. Mário de França Miranda, o pastor Eduardo Rosa Pedreira, o rabino Nilton Bonder, o xeque Mohamed Zeinhon, a monja budista Coen Murayama, a Mãe Beata de Yemonjá e o médium Antonio Cesar Perri de Carvalho; apresentação do Programa Sagrado, da TV Globo; palestra Cinema e Tolerância Religiosa, com o prof. Miguel Pereira (COM), o prof. Fernando Ferreira (COM), prof. João Luís Vieira (UFF) e o prof. Eduardo Periuela (USP); homenagem aos diretores de filmes sobre religião no Brasil, com os diretores Eduardo Coutinho, Geraldo Sarno e João Moreira Salles.

Parceria entre os departamentos de Comunicação Social e de Teologia com apoio da Globo Universidade.

,  -  II Seminário Comunicação e Esporte: A Construção do ídolo Esportivo
Referente a
 
Departamento de Comunicação Social (COM)

Realizado com o objetivo de refletir sobre o universo do ídolo esportivo a partir de suas relações com as mídias globais.

Programação: O ídolo esportivo no jornalismo, com a presença de Roberto Dinamite (Vasco da Gama), José Ilan (globoesporte.com) e os alunos Bruno Mattos e Thiago Lima; O ídolo esportivo na publicidade e no Marketing, com Fernando Ávila, consultor de marketing esportivo, Mariana Brochado (Sportv), e os alunos Carlos Gustavo e Thiago Vieira.

,  -  Seminário Euclides da Cunha: Cem anos
Referente a
 
Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)

Programação: mesa-redonda com a profa. Maria Clara Bingemer (TEO), a escritora Maria Luiza Barreto-Delleur e Tarcísio Padilha (ABL); cine-fórum sobre o filme Canudos, de Sérgio Rezende, com a presença do diretor e a participação do prof. Ricardo Oiticica (LET) e a profa. Eliana Yunes (LET); biografia de Euclides da Cunha, com o prof. Ricardo Oiticica (LET); mesa-redonda com o tema Olhares sobre Euclides, com o pesquisador Mauro Rosso, o prof. Roberto DaMatta (CIS), o prof. Gilberto Mendonça Telles (LET) e a jornalista Maria Alice Baroni; leitura do conto Judas-Ahsverus, de Euclides da Cunha, pelo escritor Érico Braga. Houve também a exposição Vida e Palavra em Euclides da Cunha, na Biblioteca Central da PUC-Rio.

 -  Seminário A Trajetória de 50 anos do Banco da Providência
Referente a
 
Departamento de Teologia (TEO)

Com a presença do Arcebispo da Cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Reitor pe. Jesús Hortal Sànches S.J., o prof. Paulo Fernando Andrade (TEO) e a Diretora Geral do Banco da Providência, Marina Araújo.

 -  Apresentação da banda Amen Peace Tour, composta por palestinos e israelenses
Referente a
 
Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC)

Composta por integrantes palestinos e israelenses, a banda Amen Peace Tour, engajada na organização não governamental Sulha Peace Project, busca criar um caminho para a conciliação entre os povos do Oriente Médio através de uma linguagem universal: a música. O grupo, que tem composições em vários idiomas e recebe influências de várias tendências religiosas, se apresentou pela primeira vez no Brasil no ginásio da PUC-Rio. Através de um estilo musical conhecido como World Fusion, a apresentação demonstrou ser possível criar oportunidades para que a união de dois povos, que têm diferenças históricas, sirva como exemplo e base para a criação de um projeto que visa à promoção da cultura da paz em escala mundial.

a  -  4º Colóquio Schopenhauer
Referente a
 
Departamento de Filosofia (FIL)

O evento reuniu pensadores de diversos países para discutir e analisar estudos do filósofo dentro do tema Leitores e Leituras. Compareceram representantes das universidades de Toulouse (França), Southampton (Reino Unido), Mainz (Alemanha), Zurique (Suíça), Salento (Colômbia) e Kwansei Gakuin (Japão). Parceria entre a PUC-Rio e a USP.

,  -  Seminário Dom Helder Camara
Referente a
 
Cátedra Carlo Maria Martini (CTCH), Núcleo de Memória da PUC-Rio

Os pilotis do Edifício da Amizade receberam a exposição Centenário Dom Helder: Nosso Papel Para a Paz, que integra a programação, com oficinas de origami, exposição de pássaros de origami criados pela Comunidade de Emaús, projeções fotográficas sobre Dom Helder e estações de recolhimento de roupas e calçados masculinos para serem doados à comunidade. Programação do seminário: exibição do documentário O dom da escolha, da TV PUC-Rio; conferência da profa. Maria Clara Bingemer (TEO); exibição do documentário O santo rebelde, de Erika Bauer; conferência do prof. Luis Alberto Gomes de Souza (TEO); conferência da profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória); exibição do filme Orquestra dos meninos, de Paulo Thiago; conferência de Dom Valdir Calheiros.

a  -  VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2009
Referente a
 
Departamento de Artes e Design (DAD), Departamento de Informática (INF)

O tema desta edição do principal congresso de games da América Latina foi Pensando a Convergência. O evento, sediado pela primeira vez no Rio de Janeiro, contou com a participação do secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, de Glenn Entis, ganhador do Oscar com o filme Shrek, e de Dante Anderson, vice-presidente da KUMA Games.

O SBGames também teve a apresentação de Fast Tracks, resumos de jogos e aplicativos desenvolvidos por alunos e professores de diversas universidades do Brasil; a Mostra de Artes, que abordou a relação entre videogames e arte, além de uma mostra competitiva de personagens. Os departamentos de Artes e Design e de Informática atuaram em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos e o Oi Futuro.

 -  1º Seminário de Comunicação Revista Piauí
Referente a
 
Departamento de Comunicação Social (COM)

Para comemorar os três anos da revista Piauí. Estiveram presentes Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras; Eduardo Escorei, cineasta e coordenador do curso de especialização em cinema da FGV; João Moreira Salles, fundador da revista Piauí, documentarista e professor da PUC-Rio; Fernanda Torres, atriz e colunista; Armínio Fraga, presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa e ex-presidente do Banco Central; André Laurentino, vice-presidente de criação da Lew’Lara, cronista e escritor; Demétrio Magnoli, antropólogo e doutor em Geografia, professor da PUC-SP e da USP Fernando Serapião, editor-executivo, escritor e colunista; Eucanaã Ferraz, poeta e escritor.

 -  I Seminário sobre Acesso e Permanência do Estudante de Baixa Renda no Ensino Superior
Referente a
 
Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), Projeto Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP)

Com a participação do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPPIR), Edson Santos. Organizado pelo Fundo Emergencial de Solidariedade (FESP) e pelo Projeto ProUnir. Programação: mesa-redonda Ações Afirmativas, com os professores Augusto Werneck (JUR) e Andréa Clapp (SER); mesa-redonda Igualdade de Oportunidades, com a profa. Alba Teresa Barroso de Castro (UERJ) e a assistente social Bianca Aguiar Correia Rodrigues (Projeto FESP/VRC).

2009, Setembro

a  -  Seminário 30 Anos de Lei de Anistia: Justiça, Verdade, Memória e Reparação
Referente a
 
Departamento de Direito (JUR), Núcleo de Direitos Humanos (NDH)

Programação: conferência de abertura Direito à Verdade e à Memória do Brasil, com o Reitor pe. Jesús Hortal Sànchez S.J. e o Ministro Pau lo Vannuchi, Secretário Especial dos Direitos Humanos; debate Anistia e Constituição, com o prof. Adriano Pilatti (JUR), prof. Alessandro Molon (JUR), prof. Francisco de Guimarães (JUR) e Carlos Roberto Siqueira Castro (OAB); Direitos Humanos em Tempos Sombrios: Justiça, Memória e Reparação, com o prof. Liszt Vieira (JUR), prof. Alfredo Culletón (UNISINOS) e o prof. Castor Bartolomé (UNISINOS); Simulação de Julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Almonacid Arellano vs. Chile, com o Grupo Simulações e Realidade (NDH), prof. Gustavo Sénéchal (JUR), profa. Daniela Vargas (JUR) e Gustavo Schwartz (CAEL); Padrões Internacionais de Justiça, Verdade e Memória, com a profa. Carolina de Campos Melo (JUR), Beatriz Affonso (CEJIL) e o prof. José Carlos Moreira da Silva Filho (Comissão de Anistia/MJ e UNISINOS); Memória e a Dimensão Política, Social e Cultural da Barbárie, com o prof. Carlos Plastino (JUR), prof. José Maria Gómez (JUR) e o prof. Giuseppe Tosi (UFPB); conferência Walter Benjamin: Tempo, Memória, Interrupção Revolucionária, com o prof. José Antônio Zamora (CSIC e Instituto de Filosófica de Madrid).

a  -  Seminário Música Popular, Literatura e Memória
Referente a
 
Departamento de Letras (LET)

Com apoio do Globo Universidade e da gravadora Biscoito Fino, e coordenação acadêmica do NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música).

Programação: conferência de abertura Natural Rights, Cultural Rights, and the Politics of Memory, por Andreas Huyssen (Columbia University); mesa-redonda Música e Imagem, com a cineasta Helena Solberg, o designer Felipe Taborda e o jornalista Silvio Essinger; apresentação musical de Chico César e Duo GisBranco; exibição do documentário Palavra (En)cantada, de Helena Solberg; mesa-redonda Música e Acervo, com a instrumentista Bia Paes Leme, a presidente do Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Barboza de Araújo, e o jornalista Tárik de Souza; mesa-redonda Música, História e Crítica, com o jornalista Zuza Homem de Mello, a profa. Cláudia Neiva de Matos (UFF) e o prof. Arthur Dapieve (COM); apresentação musical de Francis Hime e Olívia Hime; exibição do documentário Edu Lobo - Vento Bravo, de Regina Zappa e Beatriz Thielmann; mesa-redonda Música e Tecnologia, com o escritor Ruy Castro, o produtor musical João Carlos Carino e a profa. Tatiana Bacal (CIS); mesa-redonda Música e Imaginário Nacional, com o poeta Antonio Risério, a profa. Santuza Cambraia Naves (CIS) e o compositor Tom Zé; apresentação musical de Tom Zé; exibição do documentário A Casa do Tom, de Ana Jobim; mesa-redonda Música, Literatura e Lingua(gens), com o compositor Fred Góes, o prof. Luiz Tatit (USP) e o compositor Paulo Cesar Pinheiro; conferência A poesia da música popular, com o prof. José Miguel Wisnik (USP); leitura de poesias e textos brasileiros portugueses selecionados, com a cantora Maria Bethânia.