2010, Dezembro
- Inauguração do BRICs Police Center
A Prefeitura do Rio de Janeiro e a PUC-Rio inauguraram um centro de estudos sobre os países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, índia e China). O BRICs Policy Center se localiza na Casa Afonso Arinos, em Botafogo, e conta com cinco grupos de trabalho sobre diversos temas que envolvem esses quatro países em desenvolvimento.
a - Seminário internacional Ética e Realidade Atual
Reuniu pesquisadores de universidades do exterior e do Brasil. Participação dos palestrantes David Pizano (Cornell University), Edouard Machery (University of Pittsburgh), Fiery Cushman (Harvard University), Jesse Prinz (City University of New York), Roland Zahn (University of Manchester), Thomas Nadelhoffer (Duke University), Jorge Moll (Instituto D’Or), Marcelo de Araújo (UERJ/UFRJ), Nelson Gonçalves Gomes (UnB), Nythamar de Oliveira (PUC-RS) e Ricardo de Oliveira-Souza (Instituto D’Or).
- Formatura do primeiro curso de História a distância da PUC-Rio
Cerca de 300 alunos de quatro estados do Nordeste - Bahia, Ceará, Maranhão e Sergipe - vieram ao Rio de Janeiro comemorar a formatura e visitar o campus da Universidade. No dia seguinte à festa de formatura, os recém-graduados vieram conhecer o campus da Gávea, participaram de uma Missa de formatura e visitaram a exposição "70 anos, rumo aos 80" no Solar Grandjean de Montigny. O curso foi considerado um grande sucesso, com alto índice de conclusão, apesar das dificuldades de acesso e deslocamento: de em torno de mil alunos matriculados, 789 se graduaram.
2010, Novembro
- Seminário Cinema Documentário e Televisão Brasileira nos Anos 70: O Globo Repórter
Programação: mesa com o tema Cinema Moderno Brasileiro - Colagem, Paródia, Reapropriações, com Guiomar Ramos (USP), Luís Alberto Rocha Melo, cineaste (UFF) e o prof. Hemani Heffner (COM); mesa com o tema Cinema e Sociedade Brasileira na Televisão, com Igor Sacramento, Cássia Louro Palha (Universidade de São João Del Rey), prof. Walter Lima Jr. (COM) e o prof. Miguel Pereira (COM).
- Comemoração dos 100 anos da República Portuguesa
Mesa de abertura com o Reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., o cônsul de Portugal, António Almeida Lima, o presidente do Real Gabinete Português de Leitura, António Gomes da Costa, o prof. Luiz Reznik (HIS) e o prof. Maurício Parada (HIS); mesa-redonda com o tema Panorama da Literatura Portuguesa no Século XX, com a profa. Lara Leal (LET) e o prof. Alexandre Montaury (LET). Exibição do filme O judeu, com a presença do diretor Jom Tob Azulay.
a - Festival de Primavera
Série de shows no Ginásio esportivo, onde se apresentaram artistas como Dead Fish, João Donato, Velha Guarda da Portela e Songoro Cosongo, com abertura, em cada dia, de cinco bandas formadas por alunos da PUC-Rio. Houve também palestras, intervenções, oficinas e exibição de filmes.Série de shows no Ginásio esportivo, onde se apresentaram artistas como Dead Fish, João Donato, Velha Guarda da Portela e Songoro Cosongo, com abertura, em cada dia, de cinco bandas formadas por alunos da PUC-Rio. Houve também palestras, intervenções, oficinas e exibição de filmes.
- Encerramento das Comemorações dos 70 anos da PUC-Rio
Homenagem a professores indicados pelos decanatos dos centros que compõem a Universidade com a medalha comemorativa dos 70 anos da PUC-Rio.
Na semana anterior, 11 de novembro, no Ginásio esportivo, havia sido feita a entrega de 49 medalhas comemorativas dos 70 anos da Universidade a entidades e pessoas que desempenharam um papel importante para a instituição e a sociedade. Foram também premiadas as três monografias vencedoras do concurso organiza do pela Vice-Reitoria Acadêmica e lançado, pelo Núcleo de Memória, o livro "PUC-Rio 70 anos, rumo aos 80", distribuído aos presentes ao fim da cerimônia.
Eventos relacionados: Intervenção no espaço dos pilotis; Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio - Eu conheço a PUC de cor; Concurso de Monografias - PUC-Rio 70 anos: rumo aos 80; Site comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio; Exposição PUC-Rio 70 anos, no Solar Grandjean de Montigny, de 20/10 a 19/12/2010; lançamento do livro PUC-Rio, 70 anos.
a - Quarta edição do Estilo PUC
Foi realizado um concurso de design de moda, promovido pela EPA! Marketing Universitário. Além dos desfiles, houve uma competição entre os alunos de Design e um ciclo de palestras com os temas: O papel das redes sociais na formação do coletivo; Moda e empreendedorismo nas redes sociais; A moda no processo de mundialização.
2010, Outubro
a - Quinta Semana de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio
Com o tema Ser Urbano: Cidade Projétil. Na semana discutiu-se o Rio de Janeiro e suas direções para os próximos anos, frente às transformações urbanas impulsionadas pela Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. A programação incluiu um ciclo de debates, workshop, performances, exibição de filmes, exposição de fotografia, visita a um complexo esportivo e um seminário.
, - XI Semana Teológica
Com o tema Ecologia e Criação. Os conferencistas foram Alfonso Garcia Rubio, André Trigueiro, Francisco Orofino, Haroldo Reimer, Helena Terezinha Rech, Leonardo Agostini, Lúcio Flávio R. Cirne e o Reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J..
- Seminário Crítica, Teoria e Literatura Infantil no Brasil e no Mundo
Programação: mesa-redonda Crítica, teoria e literatura infantil no Brasil, com João Luís Ceccantini (UNESP), Maria Teresa Pereira (UERJ) e Sônia Monnerat (UFF); bate-papo com Peter Hunt (Universidade de Cardiff).
Organizado pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e pela editora CosacNaify.
- Inauguração da exposição PUC-Rio - 70 anos, rumo aos 80
Uma das iniciativas nas comemorações dos 70 anos da PUC-Rio, a Exposição ocupou os dois andares do Solar Grandjean de Montigny. O projeto buscou envolver a comunidade da PUC-Rio, com a curadoria do Núcleo de Memória, design do laboratório Ladeh, do Departamento de Artes e Design, tecnologia do TecGraf, divulgação da Assessoria de Comunicação Social do Projeto Comunicar e apoio em infraestrutura da Prefeitura do Campus.
a - I Simpósio Internacional Geografia e Meio Ambiente: Pontes para a Interdisciplinaridade
O encontro reuniu professores brasileiros e estrangeiros para um debate sobre a relação entre geografia e meio ambiente. Programação: abertura com o Reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.; palestra Ciência, Natureza e Humanismo - a transvalorização dos valores e a Geografia, com o prof. Antonio Carlos Vitte (Unicamp); palestra com Konrad Schliephake (Universidade de Würzburg, Alemanha) sobre Emotions and Economics - German approaches to environmental planning; palestra do prof. Clemente H. Fabregat (Univ. Autônoma de Madrid, Espanha) sobre Un modelo para el análisis crítico del mundo actual - globalización y medio ambiente; Andrés Guhl (Universidad de Los Andes, Colômbia) falou sobre Geografia y cambio de paisaje - elementos conceptuales y metodológicos; o prof. Francisco Mendonça (UFPr) falou sobre A perspectiva socioambiental - a modernidade em questão.
2010, Setembro
, - IV Jornada de Estudos do Discurso
O tema principal foi Contribuições dos Estudos Discursivos para a Pesquisa Social. Programação: palestra A noção de discurso e o campo da antropologia das emoções; Discurso jurídico em perspectiva sociointeracional; Práticas interacionais em contexto de saúde; Práticas discursivas na escola; Linguagem e sociedade - os estudos sobre face, a análise do discurso e a pesquisa narrativa; Discursos de sexualidade(s) e teoria queer; Gêneros textuais/discursivos; Identidades sociais em contexto escolar; Discurso e identidades sociais em contextos institucionais; Práticas discursivas na aprendizagem de língua materna e estrangeira; Identidades de gênero nos discursos midiáticos; conferência de encerramento Sobre a ordem da interação comunicativa - revisitando o legado de Goffman.
a - Semana de Psicologia
Com o tema Expressões Corporais: Na Arte, na Clínica e na Filosofia. Programação: palestra O tratamento de traumas pela experiência somática, com Irene Trajtemberg (grupo Somatic Experiencing); Reichiana - pressupostos teóricos e prática clínica, com Maria Cecília Ribeiro de Oliveira; Totalitarismo contemporâneo e as vidas nuas, por Maria Helena Zamora; O corpo pós-humano, por Auterives Maciel Jr.; Os Gregos e Jung - Processo de individuação, com Álvaro de Pinheiro Gouvêa.
- 5º Seminário da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC)
Com o objetivo de tirar dúvidas dos representantes das universidades e discutir os aspectos da certificação da filantropia baseados na Lei 12.101 de 2009, representantes das instituições de ensino se atualizaram acerca das principais mudanças ocorridas na lei de filantropia após o decreto 7.237, de 2010. O Decreto versa sobre o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social para obtenção da isenção das contribuições para a seguridade social. Entre as mudanças feitas na Lei 12.101/09, se destacam a obrigação das universidades aplicarem recursos em gratuidades e comprovarem que essas gratuidades estão adequadas ao Plano Nacional de Educação (PNE).
, - Seminário Agendas e Atores de Política Externa: Perspectivas do Norte e do Sul
Palestras com a presença de especialistas e pesquisadores da área de Relações Internacionais vindos de diversos países, com foco na importância da política externa.
a - Iº Congresso de Direito Ambiental da PUC-Rio e 8º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental da APRODAB
Debateu-se o papel do direito ambiental na construção da sustentabilidade. O encontro contou com participação de juristas e especialistas do Brasil e de outros países. Foram em torno de 40 professores de 30 universidades e centros universitários, de mais de dez Estados brasileiros.
, - Seminário internacional As Belas Formas da Melancolia: Historiografia, Materialidade, Latência e Presença na Obra de Hans Ulrich Gumbrecht
Organizado pelo Departamento de História, em parceria com a Casa de Rui Barbosa e UFPO.
Programação: conferência Latência pós 1945, com Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford); mesa-redonda Latência pós 1945, com o prof. Marcelo Jasmin (HIS), prof. Ricardo Benzaquen de Araújo (HIS), prof. Luiz Costa Lima (HIS) e prof. Otávio Leonidio (DAU). Na Casa de Rui Barbosa houve a palestra As belas formas da melancolia, com Hans Ulrich Gumbrecht; mesa Melancolia e forma, com o prof. Luiz Costa Lima (HIS), prof. Valdei Lopes de Araújo (UFOP) e profa. Katrin Rosenfield (UFRS); mesa História e Literatura, com o prof. Sérgio Alcides (UFMG), prof. Eduardo Sterzi (FAAP), prof. Oliver Lubrich (Universidade de Berlim) e o prof. Gustavo Naves Franco (UFOP); mesa A materialidade como questão, com o prof. Pedro Dolabela Chagas (UFVC), prof. Jobst Welge (Universidade Livre de Berlim) e a profa. Myrim Ávila (UFMG); mesa Produção de Presença, com a profa. Luciana Barroso Gattass (LET), prof. Manoel Silvestre Friques (SENAI/Cetiqt) e prof. Milton Machado (UFRJ).
- Formatura do projeto Agências de Famílias
Pela primeira vez foi realizada uma formatura com as 473 famílias do projeto Agências de Famílias do Banco da Providência em parceria com a PUC-Rio. A cerimônia ocorreu na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari. Os cursos de mecânica, corte e costura, cabeleireiro e eletricista tiveram a duração de 9 meses. Para desenvolver o projeto, o Banco da Providência contou com o apoio de políticas públicas, parceria com mais de 113 empresas, lideranças comunitárias e com a PUC-Rio, que cedeu estagiários de Serviço Social. Desde 2003, o projeto capacitou mais de 10 mil famílias. Ao todo, são 18 agências que abrangem 104 comunidades.
2010, Agosto
- Seminário Desafios para uma Universidade de Classe Mundial
O seminário contou com a participação de palestrantes da Europa, Ásia, América do Norte e Brasil. Organizado pela PUC-Rio e sistema CNI/SENAI/IEL.
Promovido pela PUC-Rio, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o SENAI. O enfoque do encontro foi o ensino da engenharia.
a - XIV Mostra PUC
Com o tema Nossa de Guanabara: Desafios e Possibilidades. O tema foi escolhido em função da importância dos recursos naturais que a Baía de Guanabara oferece, já que ela abrange 16 municípios nos quais habitavam 9 milhões de pessoas.
O objetivo geral da Mostra é inserir o universitário no mercado de trabalho. Foram mais de 67 empresas que ofereceram cerca de 4 mil vagas de estágio e trainee.
Programação de Seminários Temáticos: Baía Nossa de Guanabara - desafios e possibilidades, com prof. Luiz César Tardin (CCESP), prof. Carlos Raymundo Cardoso (Núcleo de Prática Jurídica) e Dante Luvisotto (Águas de Niterói); Desafios urbanísticos e ambientais da bacia da Baía de Guanabara, com o prof. Fernando Walcacer (JUR), prof Felipe Guanaes (NIMA), prof. Celso Carias (TEO) e prof. Marcelo Motta de Freitas (GEO); Questões Técnicas da Baía de Guanabara, com Fátima Soares (Instituto Estadual das Águas), Carlos Viveiros (Instituto Baía de Guanabara) e profa. Ângela de Luca Rebello (QUI); Baía Nossa de Guanabara - educação e cultura, com Marimar Stahl (Sociedade Brasileira para Solidariedade), profa. Adriana Carvalho (Projeto Tesouros da Baía) e profa. Deise Keller (Secretaria Estadual de Educação); O que é que a Baía tem? Poluição x Saúde, com a profa. Angela de Luca Rebello (QUI); profa. Isabel Maria Neto da Silva Moreira (QUI) e Axel Grael (Projeto Grael) e prof. Hilton Augusto Koch (CCBM).
a - VII Seminário Caminhos do Brasil
O encontro discutiu política, cultura, sustentabilidade e economia, levando ao debate acadêmico diferentes tendências ideológicas. Programação: Caminhos do Brasil na Política, com Cunca Bocayuva, Cândido Mendes, João Paulo dos Reis Veloso e Ricardo Ismael; Caminhos do Brasil na Cultura, com Frederico Lustosa, Nelson Sargento e Otávio Velho; Caminhos do Brasil no Direito, com Joaquim Falcão e Fábio Leite; Caminhos do Brasil na Sustentabilidade, com Carlos Minc, Sérgio Abranches, Fernando Walcacer e André Trigueiro; Caminhos do Brasil no Desenvolvimento, com Plínio de Arruda Sampaio e, Paulo Ferracioli; Caminhos do Brasil na Economia, com Gustavo Franco, Pedro Malan e José Márcio Camargo; Caminhos do Rio de Janeiro: Marly Motta, Pablo Benetti, Alessandra Molon e Alba Zaluar
, - V Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva)
Participação de expositores de Portugal, México, Chile, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Uruguai e Brasil. Promovido pelo Centro de Estudos de Telenovelas da ECA-USP e pelo Globo Universidade, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. A palestra O Poder da Telenovela e os Princípios Transmídia, ministrada por Henry Jenkins (University of Southern Califórnia, EUA), e a palestra Transmedia storytelling e a nova ecologia midiática, ministrada pela socióloga Milly Buonanno (Università di Roma La Sapienza, Itália) foram transmitidas ao vivo pelo site www.globouniversidade.com.br.