Wilson Luis (Lula) Branco Martins (1964-2017)

(27 de março de 2017)

Lula Branco Martins faleceu aos 53 anos devido a um AVC. Foi aluno da Universidade, estagiou no Jornal da PUC em 1989, e era professor desde 2006, atuando no Departamento de Comunicação Social. Editor de publicações importantes como a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil, e a revista Rio Samba e Carnaval, foi também colunista da revista Veja Rio e do jornal O Globo.

Nas palavras de Gabriela de Vicq, do Jornal da PUC:

Professor performático, editor perfeccionista, compositor de enredos carnavalescos, mágico, romântico, cantor de ópera, imitador de Chico Buarque, beatlemaníaco, torcedor do América, viciado em Coca-Cola Zero, fazedor de listas, cariocólogo... Em todos esses papéis, uma coisa em comum: a autenticidade. Lula Branco Martins projetava intensidade em tudo o que se propunha fazer. E ele fazia muitas coisas diferentes. Projetos, festas, debates, sites, livros, aulas. Foram muitos os que passaram pela vida de Lula – todos atravessados por ele e tocados de alguma forma pela criatividade e originalidade do jornalista.

O Professor Miguel Pereira lembrou, em depoimento, que Lula já se destacava por suas ideias desde a época em que estagiou no Jornal da PUC: “Lula Branco Martins era uma usina de ideias”.

Como professor, marcou a todos com a sua “Aula das Bolinhas”, atividade conjunta das turmas de Comunicação Impressa: cabia aos alunos arremessar bolas em cestas para indicar, entre as notícias lidas pelos professores, as mais adequadas para os diferentes veículos – rádio, mídia impressa ou televisão:

Ele era uma figura absolutamente fantástica de se conviver. Às vezes, antes da reunião de pauta, ele perguntava se podia tocar violão para se expressar melhor. Fazia uma apresentação, e era sempre brilhante. Também não era raro ele aparecer na redação de madrugada, meio de pijama, falando que tinha surgido uma ideia e que precisava desenvolvê-la na hora. Ele era capaz de se dedicar a um projeto com esse tipo de entrega, tanto no plano pessoal quanto no profissional. Morreu o último jornalista romântico.

Maurício Lima, jornalista

Relação com a PUC:
Fonte: Jornal O Globo - Arquivo Pessoal.