lft-logo

Solange de Sampaio Godoy

*16/09/1940  +15/01/2023

Solange de Sampaio Godoy é ex-aluna do Departamento de História da PUC-Rio onde, após graduar-se em Museologia no Museu Histórico Nacional, formou-se como licenciada e bacharel em História e obteve o título de Mestre em História Social da Cultura com a dissertação intitulada O avô do tempo. Diário de um meteorologista. 1900 – 1940, em que analisou os vinte e oito volumes de diários deixados por Joaquim de Sampaio Ferraz, pioneiro da meteorologia no Brasil. 

No dia 15 de janeiro, Solange morreu subitamente no jardim de sua casa em Itaipava – RJ.  Ela deixa o marido, o arquiteto Luís Antonelli, companheiro de vida e de trabalho; seus dois filhos, o psiquiatra Rodrigo e a jornalista Fernanda; e Valentina, sua neta. 

O universo dos museus e da museologia no Brasil deve muito a Solange, não apenas por ter dirigido o Museu Histórico Nacional com competência, mas por implementar uma proposta inovadora para o circuito de exposição desse museu, por reaproxima-lo da sociedade, por ampliar sua reserva técnica, por atuar na docência do curso de museologia ministrado pelo Museu, e por revitalizar a área de pesquisa e documentação dessa instituição. No final da década de 1980, ela idealizou e criou a Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, pioneira entre as instituições do gênero no país. 

Solange atuou também em museus de Minas Gerais, em particular na renovação do Museu de Arte Sacra de Mariana, e em museus do Vale do Paraíba, e foi docente do curso de museologia da UNIRIO.

Seus muitos amigos, seus colegas de estudos e de trabalho, seus alunos, sua família e a PUC-Rio, onde se formou, guardarão dela não só o exemplo de sua excelência profissional, mas também a saudade da amiga próxima e sempre solidária.  Solange vai fazer muita falta.

Margarida de Souza Neves
08/02/2023

Relação com a PUC: