Ronald Cintra Shellard (1948-2021)

Ronald Shellard foi professor do Departamento de Física, de 1983 a 2010, e, por dois mandatos, presidente da ADPUC. Graduou-se em Física, em 1970, pela Universidade de São Paulo (USP) e concluiu o mestrado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT/Unesp, 1973). Entre 1973 e 1974, aperfeiçoou-se em Física e Astronomia na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA) e concluiu o doutorado na mesma área (1978) na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA). Dedicou-se à área de Física Experimental de altas energias e Física das Astropartículas.

Além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), desde 2016, Shellard era membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Americana de Física (APS) e da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). Era pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Fez parte da colaboração que operava o Observatório Pierre Auger, da colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e foi um dos fundadores do Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), antes Large Array Telescope for Tracking Energetic Sources (LATTES). Deixou muitas contribuições para a Física e Astronomia.

Shellard exerceu grande influência na formação da comunidade de pesquisadores na área de Física de Altas Energias. Foi orientador de diversos estudantes de mestrado e doutorado e tinha um compromisso permanente na formação de novos cientistas e na divulgação e popularização da ciência no país.

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) registra que, para Shellard, "Este país precisa desesperadamente de ciência" e, mais do que isso, “Para fazer ciência não se pode ser muito conformado, tem que ter esse espírito de ‘fuçar’ as coisas”. Durante sua vida profissional, teve mais de 400 trabalhos publicados, 18 mil citações, além de sete livros publicados e/ou organizados.

Relação com a PUC:
Fonte: site do CBPF.