Ricardo Henrique Salles (1950-2021)

O prof. Ricardo Henrique Salles nos últimos anos era professor da UNIRIO. Fez graduação em História e pós-doutorado na PUC-Rio e foi professor da Universidade entre 1999 e 2002. Pesquisador do CNPq, publicou livros de referência para a historiografia brasileira.

Nota do prof.  Pedro Claudio Cunca Brando Bocayuva Cunha (IRI):

Nosso grande companheiro e amigo, Ricardo Salles acaba de falecer [...].  Professor, historiador, pesquisador, escritor com uma larga trajetória de militância política. Foi preso durante a ditadura, esteve na clandestinidade como dirigente da APML. Estudioso da escravidão e do Brasil no século XIX, coordenava o Grupo Gramsci e a Modernidade.

Nota de pesar da Escola de História da UNIRIO:

Ricardo teve uma trajetória tão incomum quanto brilhante. Entrou na vida acadêmica depois de participar intensamente da resistência contra a ditadura militar nos anos 1970 e 1980.

Ao ingressar na pós-graduação em História na UFF, já havia publicado dois livros autorais que marcaram a historiografia brasileira: Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército (1990) e Nostalgia Imperial: a formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado (1996).

Ricardo ainda publicou três livros autorais: Joaquim Nabuco: um pensador do Império (2002), produto de sua tese de doutorado; Guerra do Paraguai: memórias & imagens (2003) e O Vale era o escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império (2006).

Desde então, vinha se dedicando a estudar e a discutir o conceito de Segunda Escravidão no Brasil. Agregador e generoso, Ricardo construiu parcerias sólidas ao longo de sua trajetória intelectual. Organizou seminários e coletâneas, liderou os grupos de pesquisa “Gramsci e a Modernidade” e “O Império do Brasil e a segunda escravidão” e orientou inúmeros alunos na graduação e na pós-graduação.

Relação com a PUC:
Prof. Ricardo Henrique Salles. Fonte: site www.deixafalarmegafone.com.br