Pina Maria Arnoldi Coco (-2022)

Pina Coco (-10/08/2022) era graduada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1962), com mestrado pela Université d’Aix-Marseille III (1970) e doutorado em Letras pela PUC-Rio (1990). Era professora do quadro principal do Departamento de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos temas: telenovela, literatura, cinema, formas biográficas e formas ficcionais.

Na introdução a uma entrevista com Pina Coco para o blog PET-Letras, da PUC-Rio, em 2013, os redatores escreveram:

Por mais que Nelson Rodrigues tenha dito que toda unanimidade é burra, há algo unânime em relação aos estudantes de Letras da PUC–Rio que em nada é atrelado à burrice: a admiração e o carinho pela professora Pina Arnoldi Coco. Admiradora da obra de Nelson, ela orientou pesquisas e teses de mestrado em que pôde auxiliar jovens interessados pelo trabalho dele. Mas não é somente sobre Nelson ou sobre os aspectos curriculares de Pina Coco que pretendemos falar aqui. Pina é acima de tudo uma apaixonada pelos alunos e pela arte de ensinar, e daí vem o imenso carinho e respeito que todos sentem por ela.

Relação com a PUC:
Profa. Pina Maria Arnoldi Coco. Fotógrafa Luiza Frizzo Trugo.