Paulo Guilherme Aguiar Cunha (1940-2022)

O engenheiro Paulo Guilherme Aguiar Cunha (01/04/1940-03/07/2022) faleceu aos 82 anos. O prédio do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio é resultado de sua generosidade.

Formou-se em Engenharia Industrial Mecânica na PUC-Rio. Começou sua vida profissional na Petrobras no início da década de 1960, por meio de concurso público. Em 1967, Paulo Cunha se transferiu para o grupo Ultra. Atuou na Ultrafértil e colaborou na criação da Petroquímica União. Foi o principal formulador da criação da Oxiteno, primeira empresa a produzir óxido de eteno e seus derivados no Brasil, hoje presente na América Latina, América e Europa. Em 1973, Paulo Cunha foi alçado a vice-presidente do grupo Ultra e, em 1981, tornou-se seu presidente, tendo ocupado a presidência do Conselho de Administração da empresa até 2018. De 1970 a 2000, ocupou posições em entidades empresariais e centros de debate de política econômica e industrial. Foi membro do Conselho Monetário Nacional, do Conselho de Administração da BNDESPar, do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) até 2018. Também foi um dos criadores do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Foi um dos responsáveis pela implantação da indústria química no Brasil, com o chamado modelo tripartite, formando alianças entre o setor privado, o capital estatal e o investimento estrangeiro.

Relação com a PUC:
Eng. Paulo Guilherme Aguiar Cunha