Miguel Serpa Pereira (1940-2019)

(4 de fevereiro de 2019)

O prof. Miguel Pereira fez sua graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e possuía mestrado e doutorado em Artes e Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP. Era também licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da UFRJ e graduado em Filosofia pelo Curso Superior de Filosofia do Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro.

Professor da Graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, desde 1975, e da Pós-Graduação, desde 2003, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, de agosto de 2005 a março de 2015. Foi crítico de cinema de O Globo, de 1966 a 1983, e repórter da revista Manchete e do semanário Domingo Ilustrado, para o qual também exerceu a crítica de cinema, de 1971 a 1973. O prof. Miguel Pereira foi o responsável pela coordenação geral do Projeto Comunicar, da Vice-Reitoria Comunitária, entre 2010 e março de 2015 e de 2017 até os dias atuais.

Em 2017, foi condecorado com a Menção Honrosa Ir. Dorothy Stang, por sua atuação na organização do Prêmio Margarida de Prata, concedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, emitiu uma nota de gratidão pelos serviços de Miguel Pereira: “Nós, os comunicadores da Igreja no Brasil, nos levantamos para aplaudir a vida desse homem cheio de fé, dedicado a seu ofício e esperançoso de Deus!”.

O Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., também destacou o trabalho do professor por mais de 40 anos na Universidade. “Nossa eterna gratidão a esse grande homem, que dedicou sua vida ao Departamento de Comunicação da PUC-Rio.”

O Departamento de Comunicação Social na fala de seu diretor, o prof. Leonel Azevedo de Aguiar, representou seus colegas quando lamentou o falecimento “do querido Professor Miguel Serpa Pereira, a quem devemos boa parte da nossa história e memória”.

Relação com a PUC:
Prof. Miguel Pereira. Fotógrafa Fernanda Maia. Acervo Comunicar.