Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (?-2021)

Professora da pós-graduação em Educação da PUC-Rio, entre 1978 e 1986, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André concluiu o mestrado em Educação em nossa Universidade, em 1976. Era graduada em Letras pela USP (1966) e em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio (1973) e seu doutorado em Psicologia da Educação (1978) foi cursado na University of Illinois em Urbana-Champaign (EUA). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da USP, desde 2000, integrava o corpo docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em nota, o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP expressou seu pesar:

A área da Educação e a PUC-SP perdem uma das pesquisadoras mais respeitadas do país, que, com sua experiência, ética e compromisso tornou-se uma referência para nós. Seu legado será honrado pelos colegas professores e pesquisadores e pelos alunos e orientandos de toda uma vida.

O GT 08 (Formação de Professores) da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) também destacou o legado deixado pela profa. Marli de André para a educação brasileira, por meio de suas pesquisas no campo da Formação de Professores e da Didática:

Uma pesquisadora dedicada, responsável, estudiosa, generosa com a formação dos seus alunos de doutorado, mestrado, graduação e, na educação básica, nas escolas públicas de São Paulo. Uma pesquisadora, professora e mulher notável. Nosso profundo agradecimento!

A Profa. Menga Lüdke (EDU), também a homenageou e convidou a manter “viva a sua presença no trabalho e na luta pela educação que nosso país precisa”.

Relação com a PUC:
Fonte: site da PUC-SP.