Maria Verli Mariano Eyer de Araújo (1941-2018)

(06 de fevereiro de 2018)

A Profa. Verli atuou no Departamento de Serviço Social entre 1969 a 1996. Esteve alguns anos afastada por doença, em 2002 retornou à Universidade como Assistente Social através da Vice-Reitoria Comunitária, e atuou no IOPUC - Instituto de Odontologia da PUC-Rio. Realizava atendimento social e avaliações socioeconômicas de quem comparecia ao IOPUC solicitando tratamento.

Seu livro Serviço social clínico: transferência - contratransferência, editado em 1982, enfoca a prática clínica como categoria metodológica no repertório de Serviço Social e é ainda referenciado em estudos na área.

A Profa. Ilda Lopes Rodrigues da Silva (VRAc), que estudou e trabalho com a Profa. Verly, recorda:

[...] Verly foi minha colega de graduação (1960 a 1964). Não sei em que data ela foi contratada como professora do Departamento de Serviço Social. Foi professora de graduação e da pós. Ela publicou a dissertação de mestrado em livro, com o título Serviço Social Clinico: Transferência e Contratransferência [...]. Ela tinha formação psicanalítica e partilhava da visão clínica de Serviço Social Clínico. Foi uma professora respeitada e muito conceituada entre seus colegas.

Relação com a PUC:
Fonte: setor de Recursos Humanos