Maria Isabel Mendes de Almeida (?-2021)

(2 de novembro de 2021)2

A profa. Maria Isabel Mendes de Almeida era Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa na Universidade Candido Mendes (UCAM), Coordenadora do CESAP (Centro de Estudos Sociais Aplicados) onde funciona o NES (Núcleo de Estudos em Subjetividade - dedicado à pesquisa das culturas jovens urbanas) e professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Nota do Departamento de Ciências Sociais:

O Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio está de luto. Perdemos tragicamente nossa querida Maria Isabel, para amigas e amigos, Bebel. A história de Maria Isabel com a PUC-Rio teve início na década de 1970, quando foi aluna do então Departamento de Sociologia e Política. Desde a década de 1990, tornou-se professora deste Departamento, sempre de forma muito dedicada e comprometida com o conhecimento de ponta na Sociologia e na Antropologia, em especial em questões afetas às culturas juvenis, sua principal especialidade.

Ficaremos com as lembranças dos ótimos momentos de trocas intelectuais, de debates acadêmicos em nossos seminários e nas atividades rotineiras, em que Isabel sempre deixou a marca do profundo envolvimento e paixão pela atividade de pesquisadora e docente.

Colegas, funcionárias e estudantes lamentamos profundamente a partida definitiva daquela que foi tão próxima e querida por quase três décadas.

Relação com a PUC:
rofa. Maria Isabel Mendes de Almeida