Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos (-2022)

A Professora Maria Elizabeth (- 16/01/2022) era graduada (1971) e mestre (1975) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

Nota de falecimento do Departamento de Psicologia:

É com enorme pesar e tristeza que comunicamos o falecimento da ex-professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos, nossa querida Betinha, ocorrido ontem. Betinha dirigiu o Departamento de Psicologia por dez anos, em dois períodos, de 1985 a 1989 e de 2006 a 2012.

De delicadeza e generosidade ímpares, foi responsável por inúmeras iniciativas pioneiras, desde a criação do Setor de Psicologia Comunitária, em 1972, passando pela implantação do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde e dos Estágios Básicos nos quais, com o olhar voltado para os serviços públicos de saúde, deu início aos Estágios Externos em Saúde Mental.

Aposentada no final de 2012, nunca perdeu o vínculo com o Departamento que, por quatro décadas, considerou extensão de sua casa.

Relação com a PUC:
Profa. Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos