Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave (1929-2021)

Foi com muito pesar que a PUC-Rio despediu-se de sua professora Maria Cândida Rocha Diaz Bordenave, ex-diretora do Departamento de Letras e fundadora do primeiro curso de Tradução da Universidade, considerado até hoje um dos melhores do país. Maria Cândida foi casada com Juan Bordenave, com quem teve seis filhos.

Nota do Diretor do Departamento de Letras, prof. Alexandre Montaury Baptista Coutinho:

A sua passagem pela Universidade enriqueceu a vida de cada um que, tocado pela sua humanidade luminosa e pela sua presença magnética, teve o privilégio de com ela conviver. O legado que deixa é imenso e decisivo para o que somos e para o que seremos.

Mensagem da profa. Margarida de Souza Neves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

Muito triste com a notícia da morte de Cândida Bordenave, ela e Juan amigos muito queridos e exemplos de vida e de luta por um mundo melhor e mais justo.  A PUC-Rio deve muito à Cândida, não só pelo muito que fez no Departamento de Letras, na ADPUC e em todos os espaços da Universidade, mas principalmente pelo que ela é. Obrigada, Cândida.

Relação com a PUC:
Profa. Cândida Bordenave. 1979. Fotógrafo Antônio Albuquerque.