Marcos Vinício Miranda Vieira (1968-2020)

O prof. pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira, coordenador da Cultura Religiosa na PUC-Rio, faleceu por Covid-19. Formado em Filosofia pela PUC de Minas Gerais e em Teologia pelo Instituto São Tomás de Aquino, ambos em Belo Horizonte, fez, bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. Cursou ainda graduação em Psicologia e mestrado em Teologia pela PUC-Rio. Em 2000, recebeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Tinha 52 anos e trabalhava na PUC-Rio desde 1997.

O padre Marcos Vinício estava à frente da Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, desde o dia 21 de junho de 2011, quando foi erigida por Dom Orani. A paróquia está situada na região de Jacarepaguá, marcada com muitas diferenças sociais. Empenhado na formação da comunidade paroquial, construiu o prédio da atual paróquia, em diversas etapas, com vários andares, para acolher os fiéis distribuídos nas dezenas de pastorais e movimentos existentes.

Fortaleceu as duas capelas que já existiam na região, fundou a Capela São Nicola e Santa Rita, na Areinha, e tinha dado início à comunidade São Jorge, no Jardim Clarice. No seu árduo trabalho pastoral, tudo fazia para promover e ajudar os mais pobres, com cursos, auxílio emergencial, atendimentos na área médica, psicológica e creches. Também se preocupou com a questão ambiental e com as missões populares. Outra marca de seu pastoreio foi a formação das crianças e jovens, razão pela qual a paróquia tinha na Iniciação Cristã, quando ele faleceu, em torno de 1.200 catequizandos.

O Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Chanceler da PUC-Rio, que celebrou missa de corpo presente na capela Nossa Senhora da Conceição, no Palácio São Joaquim, na Glória, disse sobre o pe. Marcos:

Agradecemos a vida e a disponibilidade do padre Marcos Vinício, e o colocamos nas mãos de Deus para que acolha, na eternidade, esse bravo guerreiro, um homem de Deus, que muito fez pela Igreja.

Nota do Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

Padre Marcos Vinício foi arrebatado em direção à eternidade no domingo, dia do Senhor, levando à presença de Deus toda a sua história, construída com alegria, espirito missionário, vigor apostólico e amor incondicional aos mais pobres. Seu trabalho como pároco, em Rio das Pedras, será sempre lembrado por aquela comunidade, pois todos reconhecem o quanto ele era querido e admirado pelo povo de Deus.

Sua memória na PUC-Rio nunca será esquecida pela dedicação à CRE, os eventos interdepartamentais, as atividades com os alunos e professores, as parcerias com o Núcleo do Meio Ambiente (NIMA) e a Pastoral Universitária. Sua simplicidade mineira, seu coração generoso, seu entusiasmo apostólico e o apreço pela PUC-Rio são traços de alguém que viveu pouco, mas o suficiente para deixar um legado que não esqueceremos.

Relação com a PUC:
O prof. pe. Marcos Vinicio Miranda Vieira, na abertura da Semana Arquidiocesana do Meio Ambiente, 2019.