Luiz Felipe Guanaes Rego (2022)

Formado em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio, doutor em Recursos Naturais pela Universidade Albert-Ludwigs, de Freiburg, Alemanha, Luiz Felipe Guanaes Rego (-26/02/2022) faleceu aos 59 anos de idade. Era professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e Diretor do NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) da PUC-Rio. Seu interesse em pesquisa incluiu modelos do espaço geográfico em SIG para apoiar as análises, atividades e monitoramento do processo para a sustentabilidade da terra no nível local. Desenvolveu sistemas automáticos de gerenciamento de hortas ecológicas de produção contínua em ambiente urbano. Coordenou a Rede de Ambiente e Sustentabilidade da Associação de Universidades Jesuítas da América Latina, AUSJAL. Coordenou a Rede Brasileira de Soluções em Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa das Nações Unidas (SDSN Brasil).

Segundo o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Guanaes foi

Uma pessoa que viveu a vida com tanta intensidade, colocando amor, verdade e sabedoria em cada gesto e ação na missão que fazia na Universidade. Nunca vi Luiz Felipe não vibrando com a missão que recebia de mim para contribuir com a Universidade, desde que o conheci na década de 90.

Relação com a PUC:
Luiz Felipe Guanaes Rego. Fotógrafa Thaiane Vieira.