Luiz Carlos Scavarda do Carmo (?-2021)

O prof. Scavarda esteve com a PUC-Rio desde quando iniciou sua graduação em Telecomunicações, seguida pelo mestrado e pelo doutorado em Física. Tornou-se professor do Departamento e nele atuou até recentemente. Foi decano do CTC, entre 1993 e 1999, e Vice-Reitor Administrativo por mais de uma década. Trouxe para o CTC o foco no ensino de Engenharia. Na década de 1990, foi um dos mentores do programa REENGE - Reengenharia da Educação em Engenharia, que teve forte impacto sobre os currículos de Engenharia no Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, Scavarda foi Membro da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Pan-Americana de Engenharia. Foi membro do conselho superior da FAPERJ, do Comitê Gestor da CNI e do Conselho de Tecnologia da FIERJ. Interessado na difusão da Ciência e na aproximação entre a Universidade e as escolas, criou o PIUES  Programa de Integração Universidade-Escola, nos anos 1990.

Segundo o prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos:

Como Decano do Centro Técnico Científico, Scavarda enfrentou importantes desafios como a reestruturação do Centro, a renovação do Ensino da Engenharia - que trouxe importantes contribuições como as disciplinas hands-on, destinadas à solução de problemas reais - e a implantação de um programa inovador de empreendedorismo, temas em que teve destacada atuação, obtendo reconhecimento nacional e internacional.

Nota do Prof. Sidnei Paciornik, decano do Centro Técnico Científico:

Tive o prazer de ser seu orientado desde a Iniciação Científica, a partir de 1979, até o final do doutorado, em 1988. Muito mais do que um orientador acadêmico, Scavarda se tornou um grande amigo. Criativo, profundamente culto, conviver com ele sempre foi uma aula, um banho de conhecimento e de alegria.

Scavarda combinava, como poucos, competência técnica com dotes artísticos, sendo um grande amante da música. Pessoa carinhosa, simpática, ao lado de sua amada esposa Anita criou uma família especial, amorosa e íntegra. Fará enorme falta em nossos corações.

Relação com a PUC:
Prof. Luiz Carlos Scavarda, 2019. Fotógrafa Amanda Dutra. Acervo Comunicar