Jürgen Walter Bernd Heye (1939 – 2011)

Graduado em Tradução pela Dometschetschule Zürich (1963) e doutor em Linguística pela Georgetown University (1970), o Prof. Heye fez parte do quadro principal do Departamento de Letras desde 1972. Linguista de reconhecimento nacional e internacional formou gerações de mestres e doutores. Na PUC-Rio orientou 53 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Seus trabalhos de pesquisa têm ênfase em questões relativas ao Multilinguismo e Línguas de/em Contato. Sua produção acadêmica abarca, sobretudo, os seguintes temas: sociolinguística, bilinguismo, bilingualidade, línguas em contato, política e planificação linguística, diglossia e fonética.

Foi um grande colaborador da PUC-Rio, tanto por sua produção acadêmica e docência quanto por sua participação na administração do Departamento de Letras e do CTCH assim como nos órgãos colegiados da Universidade que, com sua morte, perde um excelente professor, pesquisador reconhecido por seus pares e um grande amigo.

Será sempre lembrado por todos na Universidade como um homem de coração tão grande quanto sua incontestável inteligência.

Relação com a PUC:
O Prof. Jürgen Heye na Aula Inaugural do Depto. de Letras, em 06/05/2010. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.