José Pedro Juvêncio (1956-2015)

José Pedro Juvêncio trabalhou para a PUC-Rio durante 40 anos e marcou a todos com sua imensa alegria e disposição para ajudar e atender. (funcionário da Vice-Reitoria Acadêmica) (+18 de dezembro de 2015)

Foram inúmeras as manifestações de pesar pelo seu falecimento, ocorrido em 18 de dezembro, e de boas lembranças e celebração de sua vida.

Nota dos Professores e Funcionários da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio:

Em quase 40 anos dedicados à PUC-Rio e à Vice-Reitoria Acadêmica, Pedro, o nosso Pedrão, era conhecido por todos pelo lindo sorriso, a alegria contagiante, a gentileza e a disposição constante para atender e ajudar a todos. Mesmo nos momentos mais difíceis da longa luta que viveu contra sua doença, Pedrão nunca desanimou nem deixou de ser a mesma pessoa amável e prestativa.

Ele deixa uma enorme saudade entre os amigos e colegas, mas também belas lembranças pelo tempo que passou conosco.

Mensagens dos amigos da PUC-Rio:

Há algum tempo só vez por outra encontrávamos o Pedro na sala de entrada da Vice-Reitoria Acadêmica. Nessas ocasiões, cada vez mais raras, a alegria de vê-lo era sempre expressão da esperança teimosa de, um dia, tê-lo de volta com seu sorriso, seus olhos expressivos, sua discrição, sua eficiência, sua inteligência e aquela elegância só dele, com a qual sabia lidar com situações delicadas e com a rotina do dia a dia.

Vai ser difícil não encontrar nunca mais o Pedro ao abrir a porta da Vice-Reitoria Acadêmica. E vai ser mais difícil do que possa parecer nesse primeiro momento a vida na VRAc sem o Pedro.

Todos nós nos sabemos queridos pelos amigos que fazemos na PUC-Rio. Alguns são unanimemente queridos por todos na Universidade. O Pedro era uma dessas pessoas muito raras de quem todos gostávamos muito e a quem todos aprendemos a respeitar.

Tenho a certeza de que, aos poucos, as muitas lembranças boas vão curar a dor de agora. E que essa dor é o lado amargo do privilégio de ter tido uma pessoa tão luminosa entre nós.

Sou muito grata por poder dizer que o Pedro é um amigo muito querido que ganhei de presente da vida. À sua mulher, companheira de tantos anos, e à filha, de quem falava com tanto orgulho, todo o meu carinho.

Profa. Margarida de Souza Neves (HIS), Núcleo de Memória da PUC-Rio.

O céu estará muito mais alegre com a chegada do Pedrão, um homem que espalhou doçura por onde passou, com seu sorriso largo e constante, e pequenos gestos de gentileza.

Prof. Sérgio de Almeida Bruni, Vice-Reitor de Desenvolvimento.

Pedro foi dos melhores seres humanos que conheci, nunca esquecerei seu sorriso alvo.

Muita luz e paz para ele!

Maria José Teixeira Soares, Assessora da Vice-Reitoria de Desenvolvimento.

Como não se encantar com o sorriso mais do que simpático e bem-aventurado do Pedrão? Sinto muitíssimo e peço a Deus que o lugar dele seja o mais bonito e iluminado que exista na eternidade.

Prof. Augusto César Pinheiro da Silva (GEO), Coordenador Setorial de Graduação do CCS.

Literalmente à frente da VRAc durante todo esse tempo, Pedro deu-lhe uma identidade singular, a de um lugar de acolhimento.

Prof. Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco, Departamento de Engenharia Elétrica.

O meu Pedro se foi, mas deixou pegadas muito fortes nos pilares que nos sustentam. Ai, Pedro!!

Profa. Flávia Schlee Eyler, Departamento de História.

Quero me juntar a todos que estão se manifestando pela perda do Pedro. Seu sorriso alegre e acolhedor ficará para sempre na minha memória. Que ele, que sabia nos acolher tão bem no balcão da Acadêmica, tenha sido acolhido com carinho nos braços do Pai. Disso eu tenho certeza.

Um grande abraço à sua família,

Profa. Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, Departamento de Educação.

Junto-me a todos que louvam o exemplo de correção, acolhimento e simpatia que foi a longa e forte presença do Pedro na sala de entrada da Vice-Reitoria Acadêmica ao longo destas últimas décadas. Que seu exemplo nos inspire sempre no campo da excelência que buscamos para a PUC-Rio, apontando a importância desses valores, nele sempre presentes, para a vida humana.

Profa. Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, Departamento de Educação.

O querido Pedro vai deixar muitas saudades. Encontrar com o Pedrão, mesmo por um instante, era sempre um bom encontro, desses que iluminam o cotidiano da universidade.

Profa. Denise Berruezo Portinari, Departamento de Artes e Design.

Vai, Pedrão! Vai encher de alegria e delicadeza outros mundos!!

Prof. Júlio Diniz (LET), Diretor do Instituto Confucius.

Relação com a PUC:
José Pedro Juvêncio. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.