Hélia Nacif Xavier (1951-2020)

Arquiteta e Urbanista formada pela UFRJ (1973), tinha mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Urbanismo. Servidora pública, atuou no Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do Núcleo de Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), tendo sido também professora de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula. Era professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e do seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.

Hélia foi Secretária Municipal de Urbanismo na gestão de Luiz Paulo Conde, funcionária da Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Fundrem) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A atuação profissional teve como foco os seguintes temas: gestão ambiental planejamento urbano, gestão urbanística e cidades brasileiras.

Sua tese de doutorado apresentou suas ideias sobre a importância da reflexão sobre a cidade contemporânea, seja do ponto de vista do projeto e do planejamento urbano, seja do ponto de vista da gestão urbana. Na PUC-Rio, atuou na disciplina de Projeto Urbano e participou de inúmeras bancas de disciplinas de projeto e de Trabalhos de Conclusão de Curso. Como orientadora, recebeu o prestigioso Prêmio Ópera Prima de Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo.

No IBAM, colaborou com a criação do Núcleo de Meio Ambiente e coordenou diversos projetos. Nos anos 1990, foi coordenadora de Estudos e Pesquisas Aplicadas, quando liderou a “Consulta nacional sobre a gestão do saneamento e do meio ambiente urbano”. Nos anos 2000, exerceu a coordenação de ensino dos cursos da área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do IBAM, envolvendo municípios de todas as regiões do país. Também atuou em projetos como Geocidades e Projeto Orla, além de dar assessoria técnica em planos diretores e legislação urbanística.

Relação com a PUC:
Fonte: Site do IPPUR/UFRJ