A jornalista Glória Maria faleceu no dia 02 de fevereiro de 2023. Ela formou-se no curso de Jornalismo no início dos anos 1970.
O reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Pedroso S.J., publicou a seguinte nota:
Com pesar, a PUC-Rio recebeu a notícia do falecimento de sua ex-aluna, Glória Maria, egressa do Curso de Jornalismo. Exemplo de ética e de compromisso com a verdade, a jornalista rompeu barreiras, destacando-se pela inteligência e pela argúcia de suas análises no tratamento da notícia.
O modo como atuava e conduzia suas atividades nos impulsiona na busca por excelência humana e profissional. Sem dúvida, sua memória permanece e orgulha a comunidade educativa da PUC-Rio, pela sua trajetória na Universidade e por sua dedicação, amor à vida e à cultura brasileira.
Nossos sincero reconhecimento e agradecimentos aos familiares e amigos. Que sua vida nos inspire a levar adiante o nosso compromisso na formação de cidadãos e no projeto consistente do país que desejamos ser.
O Departamento de Comunicação Social publicou a seguinte nota:
O Brasil se despede neste 2 de fevereiro da jornalista e apresentadora Glória Maria, pioneira no telejornalismo nacional. Aos 73 anos, não resistiu ao câncer contra o qual lutava desde 2019. Formada da PUC-Rio, a ex-apresentadora do Fantástico e do Globo Repórter inspirou sucessivas gerações de profissionais com seu olhar incansável sobre pautas sociais.
Ao reencontrar a Universidade, num papo com estudantes em 2008, Glória reiterou a devoção ao interesse público, princípio convertido em histórias com as quais ela ajudou a radiografar o país, o mundo, e a embalar a televisão brasileira. O caso é lembrado pela diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano, em nota oficial:
"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria, egressa do curso de Jornalismo da PUC-Rio. A repórter foi pioneira na inserção das mulheres no jornalismo televisivo e iniciou um caminho de luta por maior representatividade e visibilidade étnico-racial. A jornalista também se destacou por suas preocupações sociais. Durante um período sabático na TV Globo, tornou-se voluntária em programas na Índia e na Nigéria para cuidar dos pobres.
Em 2008, Glória Maria retornou à PUC para uma conversa com as turmas de Comunicação. Na ocasião, deixou uma mensagem que resume o papel do jornalista, tão fundamental na luta contra a desinformação: 'O jornalista não é promotor, advogado de defesa ou juiz, mas fiscal da sociedade'.
O Departamento de Comunicação se solidariza com os familiares, amigos e admiradores desta profissional que marcou a história do jornalismo no Brasil".