Gláucio Ary Dillon Soares (1934-2021)

O Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio deixou público o orgulho de ter tido o prof. Gláucio Gil em sua história e o homenageou lembrando que tratava-se de um dos maiores cientistas sociais do Brasil.

Gláucio foi aluno do Departamento nos anos 1950, quando se aproximou da Sociologia e da Ciência Política, disciplinas emergentes na ocasião, as quais ajudou a consolidar e a institucionalizar. Por sugestão do Pe. Fernando Ávila S.J., fundador Escola de Sociologia e Política da PUC-Rio, em 1954, foi fazer pós-graduação no exterior.  Foi professor da Universidade especialmente na área de Metodologia. Foi pioneiro na introdução de dados quantitativos nas ciências sociais, sempre com refinada postura analítica. Além da metodologia, pesquisou e escreveu sobre partidos, eleições, ditadura militar e violência, entre outros temas. Gláucio atuava como pesquisador do IESP/UERJ, tendo sido Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), entre 2000 e 2004, e desde 2008 Secretário Geral da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP).

A Sociedade Brasileira de Sociologia condensou em sua homenagem os depoimentos de profissionais e amigos que com ele conviveram: “Homem ímpar nas ciências sociais brasileiras, em especial no campo metodológico, e um humanista raro no meio da aridez de nosso campo intelectual”.

Relação com a PUC:
Fonte: Facebook do Departamento de Ciências Sociais.