Francisco de Paula Amarante Neto (1939-2021)

O Professor Francisco de Paula Amarante Neto formou-se em Medicina pela Universidade do Brasil, hoje UFRJ, e foi aluno da PUC-Rio, onde se especializou em Otorrinolaringologia. Foi coordenador do Curso de Especialização em Otorrinolaringologia por 35 anos e Decano do CCBM (hoje CCBS) a partir de 1992. Seu pai foi o fundador da Escola de Aperfeiçoamento Médico, em 1953, que hoje é o Departamento de Medicina da PUC-Rio. Diretor da Clínica Professor Rubem Amarante, no Rio de Janeiro, possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Era casado e deixou quatro filhos e sete netos.

Nota do Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.:

A Reitoria da PUC-Rio manifesta sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. Francisco de Paula Amarante Neto, nosso professor do Departamento de Medicina, e antigo decano da Escola Médica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Nossa eterna gratidão pelos anos dedicados ao ensino e à gestão, sempre manifestando grande apreço à nossa Universidade.

Relação com a PUC:
Cerimônia de posse do prof. Amarante como decano do CCBM. Agosto/1992. Fotógrafo Marcus Roberto. Acervo Comunicar.