Francisco Mauro Dias (1932 - 2011)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou na PUC-Rio de 1970 até falecer, em 2011. Foi diretor do Departamento de Direito entre 1996 e 2001 e atuou como professor de graduação e de pós-graduação.

No dia 17 de Novembro de 2010, foi homenageado em reunião do Conselho Universitário com a medalha comemorativa dos 70 anos da PUC-Rio.

O professor Francisco Mauro Dias teve intensa participação na vida pública na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, na Procuradoria da Assembleia Legislativa e na Secretaria de Estado de Administração do Rio de Janeiro. Na PUC-Rio, além do muito que contribuiu com sua produção acadêmica, orientou 10 dissertações de mestrado e 30 monografias de final de curso de graduação. Participou de órgãos colegiados do Departamento de Direito, do Centro de Ciências Sociais e do Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-Rio e foi Diretor do Departamento de Direito entre 1996 e 2001. Seus colegas do Departamento de Direito, seus alunos e os muitos amigos que fez na PUC-Rio guardam a lembrança de sua competência acadêmica, de sua ponderação e de sua figura humana sempre próxima e solidária.

Relação com a PUC:
Os professores Francisco Mauro Dias e Adriano Pilatti com o mestre-sala mirim da Escola de Samba Império Serrano em evento comemorativo dos 20 anos da Constituição de 1988. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.