Fernando Luiz Cumplido Mac Dowell da Costa (1945-2018)

(20 de maio de 2018)

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Prof. Fernando Mac Dowell, faleceu aos 72 anos devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio. Na PUC-Rio, era professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1969, MacDowell foi diretor de Planejamento e Projetos do Metrô-Rio, responsável técnico pela implantação de 14 quilômetros da Linha 1 e 23 quilômetros da Linha 2. A repercussão internacional do seu trabalho à frente do Metrô para o Rio, tornou-o, em 1980, o primeiro latino-americano a integrar o Comitê Técnico da Union Internationale des Transports Publics, UITP, com sede em Bruxelas.

Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, DER-RJ, entre 1987 e 1988, durante a década seguinte, coordenou estudos para a implantação da Linha Vermelha e para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara no governo Brizola e foi subsecretário de Obras do estado no governo de Marcelo Alencar. No início dos anos 2000, Mac Dowell integrou a equipe do Plano Diretor de Transportes Urbanos do estado, ao lado do professor de Engenharia de Transporte da PUC-Rio José Eugênio Leal. Foi também consultor da Agência Nacional do Petróleo (ANP); desenvolveu a Análise Sistêmica para a Reavaliação da Expansão da Linha 2 do Metrô-SP e elaborou os estudos de impacto viário das Usinas Termoelétricas EletroBolt e Termoceará para a Petrobras, entre outros projetos.

Eleito para o cargo de vice-prefeito, assumiu também a Secretaria Municipal de Transportes, em 2018.  Em março desse ano, assumiu a liderança do recém-criado Conselho Consultivo Autoridade da Mobilidade e dos Transportes do Município do Rio de Janeiro (CAMTRJ), que tem a responsabilidade de regular as políticas de mobilidade urbana da cidade.

Nunca deixou de lado, porém, suas atividades como professor. Foi livre-docente em Engenharia pela UFRJ, professor titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e professor adjunto da UERJ e da PUC-Rio.

Nota do Prof. Luiz Alencar Reis da Silva Mello, Decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio:

Notável engenheiro e incansável servidor público, que deixa sua marca no Rio de Janeiro, Mac Dowell era também nosso professor no Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, além de grande colaborador e amigo. À família e aos demais amigos, nossos sinceros sentimentos e solidariedade por esta grande perda.

Em sua homenagem, a autoestrada Lagoa-Barra foi rebatizada como autoestrada Engenheiro Fernando MacDowell.

Relação com a PUC:
O Prof. Fernando Mac Dowell em debate nos pilotis da Ala Kennedy. 2011. Fotógrafo Antônio Albuquerque.