Fernando Betim Paes Leme (?-2021)

Betim foi um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo e, posteriormente, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. Foi também um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação. O Departamento, em sua nota de despedida ao professor, frisa a sua participação e “a marca de sua visão sensível e extremamente humana da arquitetura e do urbanismo, de sua devoção ao ensino, e do extraordinário senso de pertencimento que sempre manteve com a nossa PUC-Rio em tudo que o Departamento é hoje”.

O prof. Betim possuía graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Design, pela PUC-Rio, e especialização em Arquitetura e Sustentabilidade pela Universidad Politecnica de Cataluña (Barcelona). Atuou como pesquisador ligado ao Laboratório de Investigação em Living Design – LILD - e ao Laboratório de Ecodesign - LED, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, com foco em sistemas construtivos sustentáveis, coberturas verdes, moradia rural, compósitos e materialidades acessíveis para construção.

Relação com a PUC:
Prof. Fernando Betim. Fonte: site do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.