lft-logo

Angela Maria de Randolpho Paiva (1950 - 2023)

(27/02/1950 - 09/12/2023)

A professora foi criadora institucional, desenhou e implantou a licenciatura em Sociologia, desenhou e coordenou o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema) e dirigiu a cátedra Fullbright, sendo responsável pelo intenso e fértil intercâmbio do Departamento com pesquisadores internacionais, especialmente nas áreas de estudos raciais e interseccionais.

Como pesquisadora, atuou e publicou artigos e livros em direitos humanos, ações afirmativas, movimentos sociais, religião e cultura cívica e educação, sempre com grande preocupação e compromisso com a democracia e a cidadania.

Exímia professora, segundo o professor Marcelo Burgos, que com ela dividia o curso de Especialização em Sociologia Política e Cultura, Angela Randolpho Paiva foi, provavelmente, a orientadora mais procurada por alunos e alunas de pós-graduação no Departamento. Organizou inúmeros livros reunindo a participação de suas orientandas e orientandos, inclusive o último, intitulado Movimentos e Coletivos Sociais, publicado há pouquíssimos meses.

Ângela Paiva é autora de 11 livros, sete dos quais de autoria individual. Entre eles, se destacam: Dinâmicas sociais na luta por direitos no Brasil. (Pallas Editora/PUC-Rio, 2020); Ação afirmativa em questão Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França (Pallas, 2013) e Juventude, Cultura Cívica e Cidadania (Garamond, 2013). Seu último livro, lançado em 2023, do qual é uma das organizadoras e escreveu um capítulo, trata do debate muito atual no campo do associativismo civil no Brasil: Movimentos e coletivos sociais: categorias em disputa. (PUC-Rio, Numa, 2023).

Relação com a PUC: 
A Profa. Angela Paiva em outubro de 2022.
A Profa. Angela Paiva em outubro de 2022.