Inauguração da Exposição Fundação - 40 anos da Fundação Padre Leonel Franca

15/09/2023

Na cerimônia de encerramento das comemorações dos 40 anos da Fundação Padre Leonel Franca (FPLF), foi inaugurada a Exposição Fundação, que teve a curadoria do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

A exposição fica aberta até o dia 22/09, de 10 às 18h.

A exposição é dividida em 4 módulos:

- o primeiro reproduz o gabinete do primeiro Reitor e fundador da PUC-Rio, o Pe. Leonel Franca S.J.. No gabinete há uma mesa de trabalho com objetos que poderiam ter sido utilizados pelo Pe. Franca, e no armário há livros, originais manuscritos e objetos que fazem referência ao Pe. Franca e seu tempo de Reitoria; e há a reprodução em imagem da primeira maquete do projeto do campus Gávea;

- o segundo módulo tem uma maquete tridimensional com o campus da Gávea em 2010, feita para as comemorações dos 70 anos da Universidade; e uma cronologia por décadas, com fatos relacionados à PUC-Rio, ao contexto geral e à Fundação Padre Leonel Franca;

- o terceiro módulo tem um painel com fotografias de pessoas que foram construtoras da PUC-Rio, material e simbolicamente, sejam funcionários, professores ou alunos, todos já falecidos; e em uma tela são reproduzidos vídeos sobre a Fundação, sobre o Pe. Leonel Franca e vídeos sobre a PUC-Rio nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980;

- o quarto módulo tem dois momentos: em uma sala escura são projetadas fotos da Gávea em diversos tempos, desde o século XIX, e 28 fotos atuais produzidas por alunos de duas escolas da Gávea para um concurso; na saída da sala escura as 14 fotos premiadas estão expostas, com as identificações dos autores; em outra parede externa desse módulo estão expostas 12 fotografias da Gávea do acervo do Instituto Moreira Salles, também desde o século XIX.

Veja aqui a matéria do Jornal da PUC sobre a comemoração e a exposição.

Veja aqui a matéria da TV PUC.

Veja no Saiba mais (abaixo) um guia da exposição.

Abertura da exposição Fundação, com a presença do Reitor Pe. Anderson Pedroso S.J., do Pe. Roberto Dias S.J. (Presidente da FPLF), do Superior Geral da Companhia de Jesus Pe. Mieczyslaw Smyda S.J. e de representantes do Núcleo de Memória.