1946, Outubro
- Aprovação dos Estatutos da Universidade Católica
Aprovados os estatutos da Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Quantidade de alunos matriculados em 1946:
Faculdade de Filosofia – 154
Faculdade de Direito – 144
Escola de Serviço Social – 76
Instituto Social – 76
- Agregação do Instituto Social à Universidade Católica
O Instituto Social recebia apenas alunas do sexo feminino.
1946, Setembro
- Primeiro Doutor Honoris et scientiae causa da Universidade Católica
Dom Manoel Gonçalves Cerejeira, Cadeal-Patriarca de Lisboa, tornou-se o primeiro Doutor Honoris et scientiae causa da Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- Criação de um curso de língua Tupi
Retomando uma tradição dos tempos coloniais, inaugurou-se um curso de língua Tupi, o primeiro instalado no Rio de Janeiro (então, capital do Brasil). O curso foi oferecido pelo pe. Lemos Barbosa.
1946, Abril
- Criação de um curso sobre "migrações modernas"
Destinado a alunos de História e Geografia, mas aberto a ouvintes avulsos: "Nos nossos dias, com as transferências em massa de grandes populações no coração da própria Europa, [o problema ganhou] uma atualidade trágica e inesperada. Algumas universidades do Velho Mundo consagram uma cadeira ao estudo deste fenômeno social [...]. No Brasil, ao que nos consta, nada ainda semelhante se havia feito." (Anuário PUC-Rio, 1946)
Foi convidado para ministrar o curso o sr. Tadeu Skowronski, que havia sido enviado extraordinário e ministro plenipotenciário da Polônia no Brasil.
1946, Janeiro
- Elevação das Faculdades Católicas à Universidade
Decretada (Decreto 8.681) a elevação das Faculdades Católicas à categoria de Universidade. As Faculdades de Direito e de Filosofia reuniram-se à Escola de Serviço Social.