Departamento Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
100 anos de Bauhaus: A inesperada influência da América Latina na tradição modernista alemã _

O Departamento Instituto de Relações Internacionais, em conjunto com o Instituto Goethe, organizou a palestra ministrada pelo professor Bert Hoffmann, do GIGA Institute of Latin American Studies.

11º Pra Que e Pra Quem Servem as Pesquisas Sobre Favelas? _

Com o tema Epistemologias e Pedagogias libertárias. Participaram Luiz Lourenço (Museu da Maré) e Carolina Rocha (Dandara Suburbana e Coletivo Nuvem Negra). Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

A Condição Refugiada Hoje _

Roda de Conversa com a participação de Agossou Lucien Ahouangan, costa-marfinês, Mestre em Relações Internacionais pela UERJ; Mireille Muluila Mulanga, refugiada congolesa que participa do Programa de Atendimento a Refugiados da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro; Profa. Carolina Moulin (IRI) e Profa. Maria Helena Zamora (PSI). O evento fez parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sergio Vieira de Melo (CSVM) na PUC-Rio. Parceria entre os departamentos de Direito, Letras, Psicologia, Serviço Social e Relações Internacionais.

A Pandemia COVID-19 nos Países Amazônicos: respostas e impactos _

Com Julia Cuadros Falla (CooperAcción), Sofía Jarrín Hidalgo (Amazon Watch), Mayerly Díaz Castellanos (ISLA - Colombia) e Marco Antonio Gandarillas, sociólogo e investigador boliviano.

A Proteção Socioambiental da Pan-Amazônia: tendências e cenários _

O evento apresentou os resultados de uma pesquisa sobre o estado atual da proteção socioambiental em quatro países de Amazônia: Brasil, Colômbia, Equador e Peru. O estudo analisou as principais mudanças nos segmentos legislativo, institucional, orçamentário e de implementação de políticas desde a promulgação das diferentes Constituições, com especial referência aos últimos cinco anos.

A Revolução Soviética: Sete Décadas que Mudaram o Mundo _

O seminário foi realizado em parceria entre o Departamento de História, o Departamento de Direito, o Departamento Instituto de Relações Internacionais e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mesa I: Gênese e Impactos da Revolução Russa, com Daniel Aarão Reis, da UFF, Paulo Vizentini, da UFRGS, e Ana Garcia, da UFRRJ. Mesa II: Conformação Política e Constitucional do Estado Soviético, com Adriano Pilatti (JUR), Luis Fernandes (IRI) e Flávia Vieira, da UFRRJ. Mesa III: Economia Política do Desenvolvimento Soviético, com Franklin Serrano e Carlos Medeiros, da UFRJ, Olival Freire, da UFBA e Luiz Eduardo Melin (JUR). Mesa IV: Cultura e Promoção da Igualdade na Sociedade Soviética, com Graziela Schneider, da USP, Lúcia Helena Rincon, da PUC-Goiás e Maurício Parada (HIS). Como atividade paralela, A Revolução em Imagens, exposição nos pilotis da ala Kennedy.

A Tapeçaria do Acordo Nuclear com o Irã: Prós e Contras _

Os professores Márcio Scalercio e Paulo Wrobel, do Departamento Instituto de Relações Internacionais, discutiram as diversas visões sobre o acordo, assim como as tensões entre os Estados Unidos e Israel.

Acervo da Reitoria - fotos do armário de acrílico - cg0048_047 cg0048_047 2/7/1981 Seminário realizado em uma das salas do IRI.
Acervo da Reitoria - fotos do armário de acrílico - cg0048_051 cg0048_051 27/2/1980 O prof. Jacques Grinevald, da Escola Superior Politécnica Federal de Lausanne, em seminário do IRI.
Acervo da Reitoria - fotos do armário de acrílico - cg0048_055 cg0048_055 9/1980 Seminário IRI no Auditório do RDC com a presença de Darcy Ribeiro e Betinho.
Acervo da Reitoria - fotos do armário de acrílico - cg0048_061 cg0048_061 1980 Seminário do Instituto de Relações Internacionais (IRI).
Acervo da Reitoria - fotos do armário de acrílico - cg0048_062 cg0048_062 3/9/1980 Seminário realizado em uma sala do IRI.
Acervo do prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 2 - cg0036_047 cg0036_047 5/9/1979 Simpósio do CCS no Sumaré.
Acervo do Prof. Paulo Novaes - Vice-reitoria de Desenvolvimento - parte 5 - cg0078_023 cg0078_023 3/9/1980 Seminário do IRI realizado no Auditório do RDC.
Acting Politics: Democracy, Inequality and Contestation _

Os professores Kyle Grayson, Jef Huysmans, Vivienne Jabri e João P. Nogueira discutiram o que significa ser politicamente engajado no contexto atual de crescente desigualdade global e frustração com o modelo de cidadania nacional como o único modo de ação política. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

Aula Aberta Trabalho e Multilateralismo _

Com o diplomata Pablo Ghetti, que foi representante brasileiro na OIT nas negociações sobre a revisão da Declaração sobre Empresas Multinacionais. Evento realizado através da plataforma Zoom.

Aula Inaugural da Escola de Inverno do IRI com o ex-ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota _

O embaixador e representante permanente do Brasil na ONU, Antônio Patriota, ministrou a Aula Inaugural da primeira Escola de Inverno para alunos de Pós-Graduação e profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam no campo da mediação internacional, organizada pelo GSUM (Unidade de Mediação para o Sul Global), projeto do Departamento Instituto de Relações Internacionais. Patriota apresentou a palestra Brasil, Multipolaridade e as Nações Unidas. A Escola de Inverno teve a duração de duas semanas.

Aula Inaugural do curso de Relações Internacionais - gf0021_001 gf0021_001 27/8/2012 O Professor Mervyn Frost durante a palestra.
Aula Inaugural do curso de Relações Internacionais - gf0021_002 gf0021_002 27/8/2012 Palestra da professora Carolina Aguiar.
Aula Inaugural do curso de Relações Internacionais - gf0021_003 gf0021_003 27/8/2012 Palestra do professor Sérgio Veloso.