Silvia era funcionária da PUC-Rio e exercia a função de supervisora de Serviços Gerais do Campus da Gávea e dos Pólos Avançados da Universidade. Sob sua responsabilidade estavam todos os serviços de limpeza e conservação do campus, as equipes de transporte de materiais e preparação de locais para eventos, o correio interno, os serviços de dedetização, os jardins do campus, o lixo extraordinário. Com ela trabalhava uma equipe numerosa de funcionários, 34 deles diretamente dirigidos por ela, que velava com zelo para manter a organização do campus como um todo e para atender as inúmeras solicitações que recebia diariamente.
O Jornal da PUC em sua Edição no 269 assinala sobre Silvia:
“A personalidade forte era algo marcante para quem conhecia Silvia Maria Murtinho. Ela estava sempre presente nos almoços e nas comemorações com os amigos. Mas, com a morte repentina, no dia 30 de abril, os colegas de trabalho ainda estão chocados e consternados e, garantem, ainda vão demorar a se acostumar com a falta dela nos encontros da equipe. [...]
Os amigos a descrevem como uma pessoa que era determinada, sincera, justa e, acima de tudo, companheira. Apesar de exigente, era vista como uma pessoa divertida.”
Silvia deixa três filhos e muitos amigos na PUC-Rio.