lft-logo

Eugenio de Araújo Sales (1921 - 2012)

D. Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro e por muitos anos Grão-Chanceler da PUC-Rio, morreu aos 91 anos em sua residência do Sumaré, enquanto dormia.

D. Eugênio nasceu no interior do Rio Grande do Norte, fez seus primeiros estudos em Natal e ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, Ceará, no ano de 1931. Foi ordenado padre em 1943.

Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Natal. Em 1968 foi nomeado Arcebispo de Salvador, e em 1969 recebeu do Papa Paulo VI o título de Cardeal. Em março de 1971 D. Eugênio foi nomeado Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até o ano de 2001. Após sua renúncia aceita pelo Papa João Paulo II naquele ano, D. Eugênio continuou a residir no Rio de Janeiro, como Cardeal Arcebispo Emérito.

Entre 1971 e 2001 D. Eugênio Sales, em função do fato de ser Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, foi Grão-Chanceler da PUC-Rio. Por trinta anos, portanto, D. Eugênio participou diretamente da vida da PUC-Rio que, por ocasião de sua morte uniu-se à Arquidiocese do Rio de Janeiro para agradecer por sua vida de dedicação e por seus anos de trabalho.

Relação com a PUC: 
D. Eugenio de Araújo Sales. Fotógrafo desconhecido. Arquivos da Arquidiocese de Natal.
D. Eugenio de Araújo Sales. Fotógrafo desconhecido. Arquivos da Arquidiocese de Natal.