Congresso Internacional Simone Weil e a Filosofia

1 de Setembro de 2009
2 de Setembro de 2009

Em comemoração aos cem anos de nascimento da filósofa Simone Weil.

Programação: Miklos Veto (Universidades de Rennes I e Poitiers, França) abordou o tema Simone Weil e a História da Filosofia; Emilia de Moraes (Universidade Federal da Paraíba) com o tema Simone Weil e Rousseau; Maria da Penha Villela-Petit (Centre National de la Recherche Scientifique, França) com o tema Simone Weil e Husserl; mesa-redonda com Veto, Villela-Petit e Robert Chevanier (Association pour l’Étude de la Pensée de Simone Weil); palestra de Robert Chevanier, Simone Weil e Marx; Maria Clara Bingemer (TEO) com o tema Simone Weil e Lévinas; Fernando Rey Puente com o tema Simone Weil e os Pitagóricos. No encerramento,  lançamento do livro Simone Weil e o encontro entre as culturas, resultado do colóquio sobre a filósofa em 2007, e exibição do documentário Da gravidade à graça: vida e obra de Simone Weil.