lft-logo

Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
1º Seminário Interdisciplinar sobre Extensão Universitária na PUC-Rio – Possibilidades e Desafios _

Tema: A extensão universitária - O que é? Participantes: profa. Daniela Vargas, Coordenadora Central de Graduação, e Andrea Oliveira, coordenadora da Vice-Reitoria Comunitária. Mediadora: profa. Maíra Machado-Martins (IEAHu/CTCH). [ Ver programa ]

3º Seminário de Artes Cênicas PUC-Rio _

Foram quatro mesas de debate com a presença de profissionais e pensadores da cena artística sobre temas dos campos do pensamento e da prática artístico-acadêmicas. O Seminário celebrou a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade.

A produção da cidade informal no Século XX _

O Seminário internacional é o terceiro encontro do projeto de pesquisa La ville informelle au 20e siècle. Politiques urbaines et administration des populations, cujo objetivo é promover o intercâmbio entre as pesquisas realizadas no projeto e as de especialistas brasileiros do tema. Organizado pelo Departamento de Serviço Social.

Antropologia das emoções _

Palestra ministrada pelo prof. David Le Breton (Universidade de Estrasburgo), sobre a construção das emoções a partir das lógicas sociais e culturais. Organizada pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades - IEAHu.

Ciclo de encontros e debates entre Arte e Política - O que vivemos hoje? _

Para tratar o tema Arte-Política e os novos ativismos, estiveram presentes a Profa. Adriana Schneider Alcure (ECO/UFRJ) e o escritor Ricardo Basbaum.

Ciclo de Palestras Populismo e Democracia - The People vs. Democracy: Why Our Freedom is in Danger and How to Save It _

Com Yascha Mounk. Apoio da Embaixada da República Federal da Alemanha e do Fórum de Democracia Europa-Brasil.

Cobertura fotográfica do Comunicar - 1990, 2000, 2016-2020 - ac0019_040 ac0019_040 30/3/2017 Entrevista ao PUC URGENTE para falarem sobre o lançamento do edital para apoio financeiro e encontros interdisciplinares.
Congresso Internacional Simone Weil e a Filosofia _

Em comemoração aos cem anos de nascimento da filósofa Simone Weil.

Programação: Miklos Veto (Universidades de Rennes I e Poitiers, França) abordou o tema Simone Weil e a História da Filosofia; Emilia de Moraes (Universidade Federal da Paraíba) com o tema Simone Weil e Rousseau; Maria da Penha Villela-Petit (Centre National de la Recherche Scientifique, França) com o tema Simone Weil e Husserl; mesa-redonda com Veto, Villela-Petit e Robert Chevanier (Association pour l’Étude de la Pensée de Simone Weil); palestra de Robert Chevanier, Simone Weil e Marx; Maria Clara Bingemer (TEO) com o tema Simone Weil e Lévinas; Fernando Rey Puente com o tema Simone Weil e os Pitagóricos. No encerramento,  lançamento do livro Simone Weil e o encontro entre as culturas, resultado do colóquio sobre a filósofa em 2007, e exibição do documentário Da gravidade à graça: vida e obra de Simone Weil.

Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_001 cs0005_001 27/8/2012 Professor Grumbrecht durante a aula e a plateia do curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_002 cs0005_002 27/8/2012 Professor Grumbrecht e a plateia durante o curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_003 cs0005_003 27/8/2012 Professor Grumbrecht durante o curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_004 cs0005_004 27/8/2012 Palestrante e plateia do curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_005 cs0005_005 27/8/2012 Professor Hans Ulrich Grumbrecht ministra o curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_006 cs0005_006 27/8/2012 Palestrante e plateia do curso.
Curso Intensivo Conceitos de Modernidade - cs0005_007 cs0005_007 27/8/2012 Palestrante e a plateia do curso.
Curso Reler os Anos 60-70: entre Estruturalismo e Pós-Estruturalismo – uma Reviravolta na Cultura e na Arte? _

Com o Prof. Jacques Leenhardt, diretor na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, e presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte. Evento organizado pelo IEAHu – Instituto de Estudos Avançados em Humanidades do CTCH.

Derrubando Estátuas: História e Memória _

Por que as estátuas de colonizadores e generais estão caindo na América Latina e no mundo? Por que estão caindo agora? O webinar abordará o debate em torno das ações recentes de figuras públicas e, acima de tudo, movimentos sociais, na direção de contestar o lugar ocupado por personagens históricos, como Cristóvão Colombo, Borba Gato e Manuel Baquedano, na construção da história e da memória na região. Com a participação de Myrian Sepulveda, da Uerj; Silvia Ilg Byington, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, Crislayne Alfagali (HIS) e moderação de Marco Pamplona, do Núcleo de Memória.

Diálogos com a América Latina: Dinâmicas e Transformações na Região _

Com o prof. Pablo Ospina, docente da Área de Estudos Sociais e Globais da Universidade Andina Simón Bolívar, Equador.

Economia e Pensamento Político Brasileiro - uma homenagem a Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares _

O seminário contou com palestras e exibições das cinebiografias O Longo Amanhecer (2004) e Livre Pensar (2018), dirigidas pelo prof. José Mariani, do Departamento de Comunicação Social. Evento organizado pelo Departamento de Direito e pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades.

Encontro Internacional Além do Muro 1989-2009 _

Em comemoração à queda do Muro de Berlim e à retomada democrática nos países do Leste Europeu. Participação de mais de 50 palestrantes brasileiros e estrangeiros, das áreas de Humanidade e Ciências Sociais.

Programação: 1989 – 2009 - as lições aprendidas e não aprendidas das transições democráticas, com Gyarmati István (Hungria); O fim pacífico da divisão da Europa - a compreensão das políticas e dos comportamentos soviéticos em 1989, com Jacques Levésque (Canadá); Além do Muro - a promessa de uma “Nova Internacional" - A Europa e a mundialização à prova de um justo porvir, ou o “espírito" do marxismo convocado por Derrida, com Fernanda Bernardo (Portugal); A revolta anti-comunista polonesa como uma revolução bem sucedida, com Pawel K3oczowski (Polônia); O simplismo, doença senil da esquerda ingênua?, com Otto Maduro (EUA); Viagens à Terra Prometida - Intelectuais brasileiros no Leste Europeu às vésperas da queda do muro, com Carlos Alberto Steil (UFRGS);  O patriotismo constitucional como doutrina política da Alemanha reunificada, com Antonio Maia (PUC-Rio/ UERJ), Rachel Nigro (PUC-Rio) e Ralph Ings Bannel (PUC-Rio).

Páginas