Título | Código | Data | Descrição | |
---|---|---|---|---|
2º SEEJA - Entrelaçando olhares por uma Educação Planetária | _ |
O Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio teve como temas Diversidade e Educação de Jovens e Adultos, Novas Linguagens, Diversidade Linguística e Autonomia dos Sujeitos da EJA e Formação de Educadores de EJA - desafios da atualidade. Evento organizado pelo NEAD. |
||
A educação ambiental crítica como um caminho em conjunto com a educação popular e a EJA: um olhar sobre o racismo | _ |
Seminário com Alessandra Nzinga (Instituto Ubuntu), Celso Sanchez (GEASUR) e Daniel Renaud (UFRJ). Evento do NEAd. |
||
A moral, a Ética e a Educação Popular em Espaços Formais e Não-Formais | _ |
Seminário organizado pelo Núcleo de Educação de Adultos. |
||
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): para que e para quem serve? | _ |
O Seminário contou com a presença dos professores do NEAd, João Paulo Ferraro e Adriana Barbosa, e do coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA), Ênio Serra. |
||
Cine NEAd - exibição do documentário Yorimatã | _ |
Depois da sessão, houve um bate-papo com o diretor do filme, Rafael Saar, e o prof. Gustavo Chataignier (COM). |
||
Conversa com o NEAd – EJA: Privação de Liberdade e a Proposta Freireana | _ |
Participação da profa. Socorro Calhau, da UERJ, do prof. Márcio Nicodemos, do DIESP/SEEDUC-RJ, e do escritor Samuel Lourenço Filho. |
||
Educação Popular, EJA e o projeto Escola Sem Partido: o que é que a gente tem com isso? | _ |
O seminário fez parte da série Conversas com o NEAd. Participação do Prof. Alberto Tornaghi (EDU), da Profa. Alessandra Nicodemos, da UFRJ, e do Prof. Felipe Duque, da UERJ. Evento realizado no Espaço Leandro Konder. |
||
Escrevivências, Letramentos e Literatura Marginal na ocupação de espaços | _ |
Seminário organizado pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio (NEAd). |
||
Exibição do filme Desastre Ambiental em Brumadinho | _ |
O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) e o Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) exibiram o filme, uma compilação de três reportagens sobre a tragédia de Minas Gerais. Depois da sessão, houve mesa-redonda com o diretor no NIMA, Luiz Felipe Guanaes, com a coordenadora do NINA-UNIRIO, Lea Triba, e com a professora de Direito Ambiental da PUC-Rio, Danielle Moreira. |
||
II Encontro de Artistas e Escritores Indígenas | _ |
Os artistas Cristino Wapichana e Emmanuel Marinho foram os convidados desta edição. Houve a apresentação da peça Tudo porã por aqui, de Emmanuel Marinho, premiada pela Funarte. Evento organizado pela Catédra UNESCO de Leitura e pelo NEAd, e realizado no Salão da Pastoral. |
||
II Seminário de Educação Popular dos Pré-Vestibulares Comunitários | _ |
Atividades culturais, oficinas e diálogos temáticos complementaram a programação do evento. |
||
Início das aulas do Pré-Vestibular comunitário | _ |
Coordenado pelo Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), o Curso de Pré-Vestibular Comunitário contou com o voluntariado de alunos da PUC-Rio e atendeu predominantemente funcionários da Universidade e terceirizados. Por conta de algumas desistências, passou a aceitar também parentes de funcionários. As aulas realizaram-se na sala da Pastoral. |
||
IV Semana da Consciência Negra da PUC-Rio (SECONEG) | _ |
O tema foi O Negro no Cinema Brasileiro: Uma Homenagem a Ruth de Souza. A semana foi uma iniciativa da Cátedra UNESCO de Leitura e do Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio (NEAd). Evento realizado no Auditório Padre Anchieta e na Cátedra UNESCO de Leitura. |
||
Lançamento do livro O alfabeto da cidadania | _ |
O autor, o deputado estadual Robson Leite (PT), falou sobre o livro. A equipe da Cátedra UNESCO de Leitura fez um recital com poemas de Castro Alves, Cruz e Sousa e outros autores negros. Evento organizado em parceria com o Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) da PUC-Rio. |
||
Lançamento do projeto ProUnir - Protagonismo Universitário e Empoderamento Profissional | _ |
Promovido pela Vice-Reitoria Comunitária, pretende valorizar o ser humano e promover seu desenvolvimento integral. Todos os alunos bolsistas foram convidados a comparecer ao ginásio da PUC para se inscrever no programa. A Universidade tem um programa de bolsas de ação social, mas percebeu-se que apenas a gratuidade do ensino não viabiliza uma formação completa do estudante. Por isso, foi criado o Fesp (Fundo Emergencial de Solidariedade), com a finalidade de oferecer transporte, alimentação, livros, cotas para xerox e, em alguns casos, auxílio-moradia. O ProUnir visa oferecer aos jovens instrumentos para competir em igualdade no mercado de trabalho. Os recursos vieram da Seppir (Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial). |
||
Migração Forçada - refugiados e imigrantes na América Latina | _ |
A palestra teve a presença do refugiado venezuelano, Carlos Tejada Nieves, e da profa. Ana Karina Brenner, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) e UERJ. |
||
NEAd - jf0039_001 | jf0039_001 | 11/10/2006 | Cerimônia de recepção dos alunos do quarto ciclo de turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). | |
NEAd - jf0039_002 | jf0039_002 | 11/10/2006 | Cerimônia de recepção dos alunos do quarto ciclo de turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). | |
NEAd - jf0039_003 | jf0039_003 | 11/10/2006 | Cerimônia de recepção dos alunos do quarto ciclo de turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). | |
Primeiro Encontro de Artistas e Escritores Indígenas na PUC-Rio (ÉÀÉÌ). - yg0018_001 | yg0018_001 | 26/4/2012 | A literatura indígena e meio ambiente foram os temas da segunda mesa, que refletiu sobre o papel da literatura produzida por indígenas na formação da consciência ambiental brasileira. |