lft-logo

Instituto Interdisciplinar de Leitura (IILer)

Títuloordem decrescente Código Data Descrição
2º Encontro Literatura e Direitos Humanos _

O tema foi Ética e Justiça. O evento contou com as presenças da Profa. Andréia Clapp (SER) e do Vice-Reitor Pe. Álvaro Mendonça Pimentel S.J. Evento organizado pelo iiLer e pelo Departamento de Direito.

A Literatura Fantástica e o reencantamento do mundo _

Palestra com o pastor prof. Márcio Simão (Unigranrio).

Africanidades: tema do segundo número da revista Cátedra Digital _

O lançamento do segundo número da revista contou com a participação do Prof. Marcio Eduardo Caetano Bruno (IRI), de Elói Ferreira Júnior (Secretaria Municipal de Cultura) e da Profa. Shirlei Campos Victorino (SEMED-SG). Evento do Instituto Interdisciplinar de Leitura.

Cerimônia de entrega do Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras - Edição 2018 _

As categorias Oralidade e Mediação receberam inscrições de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal. O projeto Café Literário: a gente quer comida, diversão e arte, de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi premiado na Categoria Mediação. A iniciativa Viagem pela Literatura, de Vitória, Espírito Santo, foi a vencedora na Categoria Oralidade. Evento do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura.

Cerimônia de entrega do Selo Cátedra 10 _

O Prêmio Cátedra 10 destina-se a destacar anualmente a produção mais relevante de Literatura Infantil e Juvenil no país. Os livros editados e candidatos ao Prêmio nas categorias Distinção, Hors Concours e Seleção, são lidos por 12 especialistas de um grupo inscrito no CNPq, que avaliam a linguagem verbal, visual e gráfica em sua relação ético-estética.

Cerimônia de premiação do Selo Cátedra 10 Edição 2018 _

Concedido a livros de Literatura Infantil e Juvenil publicados no ano de 2018, o Selo Cátedra 10 premiou 42 livros nas categorias Distinção e Seleção. O livro As cores do escuro e os meninos de Plutão, de Ziraldo, recebeu o Selo Cátedra 10 Hors Concours 2018. O evento, organizado pelo iiLer, contou com a presença de editoras, autores e ilustradores.

Cerimônia de Premiação do Selo Cátedra 10 – Edição de 2020 _

Na solenidade, foi apresentado um panorama da produção de literatura infantil e juvenil no Brasil em 2020, a partir dos mais de 400 livros recebidos para avaliação.

Ciclo de Literatura Infantil e Juvenil _

Organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer), em parceria com a Biblioteca Parque Estadual. Mesa de abertura: A Literatura Infantil e Juvenil Hoje: temas transversais à infância e juventude, com Eliana Yunes e Francisco Camelão.

Cine-Leitura 2017: O Homem e Sua Relação Com o Universo _

A série de encontros debateu a relação do homem moderno com a aventura espacial e exibiu filmes na Tenda de Artes. Evento do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer).

Cobertura fotográfica do Comunicar - 1990, 2000, 2016-2020 - ac0019_074 ac0019_074 5/5/2017 Reunião do Clube de Leitura da Puc-Rio.
Curso Bullying Escolar: Disciplinaridade, Violência e Mindfulness _

Com o Prof. Hugo Monteiro, da UFRPE. Organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer).

Encontro com a escritora Marina Colassanti no Instituto Interdisciplinar de Leitura/Cátedra UNESCO de Leitura _

Conversa com a escritora, cujo livro Breve História de um Pequeno Amor, ganhou o prêmio Jabuti de melhor ficção em 2014.

Encontro Infanturas: Monteiro Lobato - vida e obra _

Em homenagem aos 70 anos de morte do escritor, o evento contou com exposição de suas obras e mesa-redonda com a participação de integrantes do iiLer.

Encontro sobre poesia, cultura popular e leitura _

Com a pesquisadora Goiandira Ortiz, da Universidade Federal de Goiás. Evento da Cátedra Unesco de Leitura.

Entrega dos selos Seleção Cátedra e Distinção Cátedra 10 _

Os selos são entregues às obras que mais se destacaram na literatura infantil e juvenil. O projeto é uma parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), e a seleção realizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ).

Entrega do prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas de Leitura _

As categorias foram Oralidade e Formação de Mediadores. O prêmio foi organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e pela Vice-Reitoria de Desenvolvimento. O vencedor da categoria Oralidade, nas ações de narração de histórias, foi Margareth Marinho, responsável pelo Projeto Caça ao Saci em Belo Horizonte; e em Formação de Mediadores, na capacitação de novos leitores em escolas, museus, bibliotecas, o ganhador foi Maurício Leite, mais conhecido como o Homem da Mala Azul. Maurício viaja ao redor do mundo distribuindo livros para valorizar a leitura.

Entrevistas para o Jornal da PUC online - ac0018_048 ac0018_048 29/8/2018 Os 70 anos da morte do escritor Monteiro Lobato foram relembrados na Universidade por meio do Encontro Infanturas, que promoveu uma exposição e uma mesa redonda composta por integrantes do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e pesquisadores que estudam a trajetória do escritor.
Entrevistas para o Jornal da PUC online - ac0018_049 ac0018_049 28/8/2018 Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras contempla projetos que instigam o hábito de ler
Entrevistas para o Jornal da PUC online - ac0018_056 ac0018_056 11/9/2018 No segundo encontro da série Literatura e Direitos Humanos as discussões giraram em torno do primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos de existência.
Entrevistas para o Jornal da PUC online - ac0018_121 ac0018_121 3/12/2018 lustradoras, autores, tradutores e responsáveis por diversas editoras do Brasil marcaram presença na premiação do Selo Cátedra 10 Edição 2018. O prêmio, entregue a 42 livros de Literatura Infantil e Juvenil nas categorias Seleção e Distinção, é organizado pelo iiLer e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Páginas