Cronologia do ano

01 > Mesa-Redonda sobre o livro A busca do presente e outros ensaios, do escritor mexicano Octavio Paz

Participaram do encontro os professores Maísa Sá e Marcelo Jasmim, do Departamento de História, e Eduardo Jardim e Pedro Duarte, do Departamento de Filosofia.

01 > Tráfico de seres humanos: as políticas, as práticas de intervenção, a pesquisa - O caso português

A Profa. Maria Sarah Telles (CIS) organizou o debate, tendo como convidadas Mara Clement, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa e Marielle Franco, do PSOL-RJ. Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais.

01 > Desigualdade Educacional e Novas Tecnologias para a Educação do Século XXI

Debate entre especialistas e alunos de escolas públicas e privadas. O encontro também apresentou o documentário Nunca Me Sonharam, produzido pelo Instituto Unibanco. Organizado pelo Instituto Gênesis.

Cartaz do evento.
Cartaz do evento.

04 e 05 > A Revolução Soviética: Sete Décadas que Mudaram o Mundo

O seminário foi realizado em parceria entre o Departamento de História, o Departamento de Direito, o Departamento Instituto de Relações Internacionais e o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mesa I: Gênese e Impactos da Revolução Russa, com Daniel Aarão Reis, da UFF, Paulo Vizentini, da UFRGS, e Ana Garcia, da UFRRJ. Mesa II: Conformação Política e Constitucional do Estado Soviético, com Adriano Pilatti (JUR), Luis Fernandes (IRI) e Flávia Vieira, da UFRRJ. Mesa III: Economia Política do Desenvolvimento Soviético, com Franklin Serrano e Carlos Medeiros, da UFRJ, Olival Freire, da UFBA e Luiz Eduardo Melin (JUR). Mesa IV: Cultura e Promoção da Igualdade na Sociedade Soviética, com Graziela Schneider, da USP, Lúcia Helena Rincon, da PUC-Goiás e Maurício Parada (HIS). Como atividade paralela, A Revolução em Imagens, exposição nos pilotis da ala Kennedy.

05 > Palestra sobre o evento EncontrArte: Encontro de Artes Cênicas da Baixada

Com o ator e diretor de eventos Fábio Mateus, representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated RJ). Organizada pelo Departamento de Administração.

11 > Conferência Inovação na Indústria do Entretenimento

A Agência PUC-Rio de Inovação reuniu atores do ecossistema de Inovação, Tecnologias e Entretenimento para debater os desafios e oportunidades tecnológicas da indústria do entretenimento, contextualizando, principalmente, a vocação do Rio de Janeiro para esse segmento, destacando-se as áreas de TV, Cinema, Teatro, Dança, Games, Museus e Shows, entre outras. Realizado no auditório do RDC.

Evento realizado no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Evento realizado no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

11 > Aula Inaugural do Departamento de Educação

Cinedebate sobre o filme Educação, com o diretor do filme, Cezar Migliorin, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).

12 > Comemoração dos 36 anos do NEAM

Apresentação dos convidados e sua relação com a história do NEAM: Prof. Augusto Sampaio (VRC), Profa. Marina Moreira (NEAM) e Profa. Thereza Penna Firme (CESGRANRIO). Conferência Design e Educação, com a Profa. Jackeline Fabiarz (DAD).

Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

12 > Debate Amoris Laetitia – Exortação Pós-Sinodal Papa Francisco

Evento da série Notícias Teológicas, da Cátedra Carlo Maria Martini. Com a participação da Profa. Maria Clara Bingemer (TEO), da Profa. Lúcia Pedrosa  (TEO), do Prof. Sergio Mendes (CRE) e do Prof. Cesar Kuzma (TEO).

12 > Palestra Venezuela: Uma Velha Nova Crise?

Participaram da palestra os professores Rafael Villa, da USP, Thiago Rodrigues, da UFF, e Eduardo Scheidt  e Paulo Velasco, da UERJ. Evento do Departamento Instituto de Relações Internacionais.

12 > Seminário O Teorema de Ruelle-Perron-Frobenius e o Formalismo Termodinâmico

Ministrado pelo Prof. Leandro Cioletti, do Departamento de Matemática da UnB.

12 a 14 > Encontro Mídia Livre: Comunicação, Direitos Humanos e Tecnologia

O evento foi organizado pela rede de universitários de faculdades cariocas Somos Todos Mídia. Foram realizados debates, oficinas, rodas de conversa, uma mostra cinematográfica e intervenções artísticas. Alguns dos temas discutidos: mídia e democracia; representatividade na mídia; comunicação e direitos humanos; novas mídias e formatos; jornalismo comunitário; contraescola - novos modelos de educação; narrativas de guerrilha; midiativismo e dados.

O Prof. Paulo Cesar de Mendonça Motta e plateia, na abertura da Semana, no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. Paulo Cesar de Mendonça Motta e plateia, na abertura da Semana, no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

12 a 14 > 32ª Semana de Administração

Com o tema O protagonismo do administrador na atualidade. A Semana de Administração é um evento tradicional para o qual são convidados profissionais de mercado. Evento organizado pelo Departamento de Administração.

13 > Sistema B: Propósito, Inovação e Empreendedorismo de Impacto Positivo

Com Gabriela Valente, gestora da área de educação e treinamento empresarial do Sistema B. Evento organizado pelo Instituto Gênesis.

13 > Debate A Construção do Outro pela Mídia

Participaram do encontro a Profa. Renata Summa (IRI), o Prof. Alexandre dos Santos (IRI) e o jornalista André Fran (Globo News). Organizado pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI).

13 > Seminário de EDP sobre Espaços de Orlicz-Sobolev de Ordem Fracionária

O tema foi explorado a partir do trabalho dos professores Julián Fernández Bonder e Ariel Salort, do Departamento de Matemática da Universidade de Buenos Aires. O Prof. Bonder participou do encontro.

Mesa com palestrantes, e plateia, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Mesa com palestrantes, e plateia, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

14 > Amianto, a Fibra que Mata

Palestra com a presença de Fernanda Gianasi, da ABREA, do advogado Leonardo Amarante (ABREA-RJ) e do Prof. João Gabriel Lopes, da UNIFACS. Evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e pelo Departamento de Direito.

14 e 15 > I Reunião Anual do INCog

O encontro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição teve a participação de especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, além de um espaço aberto para a apresentação em painéis de pesquisas.

Abertura do evento, com a presença do Decano do CTCH, Prof. Júlio Diniz. Fonte: Youtube, Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ.
Abertura do evento, com a presença do Decano do CTCH, Prof. Júlio Diniz. Fonte: Youtube, Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ.

14 a 17 > XIV Ciranda de Psicanálise e Arte / O Inumano

O evento foi organizado pelo Decanato do CTCH e pela Escola Lacaniana de Psicanálise e realizado no Auditório do RDC, com o tema Reflexões sobre o mal-estar na cultura.

16 e 17 > Workshop Global Goals Jam PUC-Rio

O objetivo do workshop é o desenvolvimento de projetos de design de interação para o Global Goals Jam Design 2030 Now!. Evento organizado pelo Departamento de Artes e Design.

19 > Notícias Teológicas: palestra sobre intolerância racial

O convidado do encontro foi o pastor Henrique Vieira, coordenador do Coletivo Esperançar e atuante na Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.

19 > Jornalismo Investigativo: O Caso dos Nove Chineses e a ditadura militar brasileira

O encontro debateu o livro O Caso dos Nove Chineses, que relata o primeiro caso internacional de violação dos direitos humanos, na época. Os jornalistas e autores, Ciça Mendes e Murilo Fiuza de Melo, estiveram presentes e a mediação foi feita pelo Prof. Leonel Aguiar (COM). Evento organizado pelo Departamento de Comunicação Social.

19 > Narrativas vivenciais, biografias e histórias de vida: diálogos teóricos e metodológicos

Mesa-Redonda com o Prof. Jean Michel Hébrard, da EHESS e a Profa. Márcia de Almeida Goncalves, da UERJ. Organizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA).

Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta, com a presença do Reitor Pe. Josafá S.J., do Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e do Prof. Karl Erik Schøllhammer (LET). Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta, com a presença do Reitor Pe. Josafá S.J., do Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e do Prof. Karl Erik Schøllhammer (LET). Fotógrafo Antônio Albuquerque.

19 e 21 > Mapeando as Dinâmicas das Humanidades no Brasil

O seminário internacional marcou o início de um projeto de pesquisa homônimo cujo objetivo principal é estudar e mapear as redes acadêmicas e sociais de pesquisa nas Humanidades no Brasil e suas tendências contemporâneas. O projeto se propõe a compreender o impacto real e efetivo das Humanidades na sociedade brasileira. A ambição do seminário é ampliar o discurso público e, assim, avançar no desenvolvimento das políticas e das práticas de pesquisa de maneira a fortalecer o papel das Humanidades na educação e na cultura do país.

Mesa de abertura com o Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e a Profa. Monah Winograd (PSI). Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Mesa de abertura com o Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e a Profa. Monah Winograd (PSI). Fotógrafo Antônio Albuquerque.

20 > I Colóquio O Humano e suas Relações - abordagens investigativas

O tema do encontro foi A influência do olhar do cientista na produção de pesquisa em Humanidades. Abertura com o Prof. Júlio Cesar Valladão Diniz (Decano do CTCH) e a Profa. Monah Winograd (Coord. Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa do CTCH). Com a participação do Prof. João Masao Kamita (HIS), Profa. Maria Helena Zamora (PSI), Profa. Eneida Leal Cunha (LET), Prof. Pe. Abimar O. de Moraes (TEO), Profa. Letícia Sicuro (LET), Profa. Liliana Cabral (LET), Profa. Maxime Rovere (FIL), Profa. Vera Damazio (DAD) e a Profa. Alicia Bonamino (EDU).

20 > Aula de abertura do semestre - Empreendedor de Impacto: o que se espera deste profissional?

Com Felipe Vignoli, da Catavento, Gabriela Valente, do Sistema B e André Massa, da Antera Asset Management. Evento do Instituto Gênesis.

Abertura do evento, com homenagens ao prof. Augusto Sampaio (VRC) e ao prof. José Carmelo (EDU). Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, com homenagens ao prof. Augusto Sampaio (VRC) e ao prof. José Carmelo (EDU). Fotógrafo Antônio Albuquerque.

21 > Seminário de 20 anos do NEAd

O trabalho no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Popular foi debatido no seminário, com a participação de representantes da UFF e da Unirio e apresentação de Capoeira com o grupo do Mestre Camurça. Evento realizado no auditório do IAG.

21 > Mesa-redonda sobre a vida e a obra do Padre Manuel da Nóbrega

Comemoração dos 500 anos do nascimento do padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Foi lançada a edição comemorativa da Obra Completa, que reúne cartas, documentos e literatura do jesuíta, uma parceria das editoras PUC-Rio e Loyola. O Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. abriu o evento que teve a participação do Prof. Roberto DaMatta (CIS), Prof. Pe. Luís Corrêa Lima S.J. (TEO), Prof. Fernando Sá (COM), Pe. Danilo Mondoni S.J., das Edições Loyola e do Prof. Paulo Roberto Pereira, da UFF.

21 > Palestra It Takes Time: Forecasts, Democracy and Academia

Com o pesquisador visitante do Departamento Instituto de Relações Internacionais, Piki Ish-Shalom, da Hebrew University of Jerusalem.

21 > Seminário Religião e Ciência

O Princípio Antrópico e o Propósito do Universo, foi o título da apresentação feita pelo Prof. Felipe Tovar Falciano, do CBPF, em parceria com o Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J. (MAT). Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura e realizado no auditório Padre Anchieta.

21 e 22 > Curso Bullying Escolar: Disciplinaridade, Violência e Mindfulness

Com o Prof. Hugo Monteiro, da UFRPE. Organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer).

22 > Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura

Com o Prof. Jean Michel Hébrard, da EHESS-Paris, sobre o tema Escravidão e dependência nas sociedades escravagistas do Caribe à época da Revolução Haitiana.

22 de Setembro a 01 de Outubro > 6ª edição da Mostra BOSQUE puc cena experimental

Com o tema Representatividade dos grupos minoritários, a Mostra é organizada pelo Curso de Artes Cênicas.

Marina Colasanti, o Reitor Pe. Josafá S.J., Affonso Romano e o Decano do CTCH prof. Júlio Diniz, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Marina Colasanti, o Reitor Pe. Josafá S.J., Affonso Romano e o Decano do CTCH prof. Júlio Diniz, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

25 > Homenagem a Affonso Romano de SantAnna e Marina Colasanti

Abertura com o Prof. Júlio Diniz (Decano do CTCH) e o Prof. Alexandre Montaury (LET). Participação de Benita Prieto, Eliana Yunes, Lúcia Fidalgo, Sylvia Cyntrão, Eneida Leal Cunha, Renato Cordeiro Gomes e Vera Follain de Figueiredo.

25 a 27 > III Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade

Abertura com o Reitor Pe. Josafá S.J., e a presença de pesquisadores da UFRJ, UFABC, UNIFESP, USP, Unicamp, Universidade de Lisboa, Universidad Nacional de Colombia, INSPER, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e The New School (EUA). Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais.

25 a 28 > PHILOS XIII - Simpósio Anual do Departamento de Filosofia

Em 2017, com o tema Os múltiplos olhares sobre o processo de degenerescência.

Abertura do evento, no Salão de Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, no Salão de Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

25 a 28 > 300 anos do Encontro da Imagem de Aparecida: Memória, Diálogo e Desafios

IX Semana da Cultura Religiosa. Abertura com o Arcebispo D. Orani Tempesta, O. Cist., o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Pe. Leonardo Agostini Fernandes e Pe. Marco Vinício Miranda Vieira. No encerramento, houve a inauguração da exposição Memória de Mulheres da PUC-Rio. Evento organizado pelo Departamento de Teologia.

26 > Seminário Intolerância Religiosa

O Pe. Geraldo Natalino debateu o tema. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.

26 > Conferência Avenida Brasil: tudo passa quem não viu?: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro (1930-1960)

Com Pedro Henrique Campello Torres, do Global Urban History Project. Evento do Departamento de Serviço Social.

27 e 28 > 1ª Mostra de Psicologia do Desenvolvimento

Organizada pelo grupo de pesquisa Biologia, Desenvolvimento e Cultura, realizada no auditório Padre Anchieta.

28 > Dia do Instituto Confucius

Caligrafia, Cerimônia do Chá e papel recortado são algumas das atividades promovidas.

28 > Possibilidades e Proximidades - Diálogos sobre Mídia Local

O convidado foi o cineasta Anderson Quack.  Evento do Departamento de Comunicação Social.

Palestra do Prof. Lukas Meyer, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Palestra do Prof. Lukas Meyer, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

28 > Historical Emissions and Climate Justice

Palestra ministrada pelo Prof. Lukas Meyer, da Universität Graz, da Áustria, sobre a justiça climática e o histórico de emissão de gases na atmosfera. Evento organizado pelo Departamento de Filosofia.

28 > A crise econômica e o desenvolvimento do Brasil - A engenharia como solução que os economistas não veem

O tema foi apresentado pelo almirante Alan Paes Leme Arthou, membro da Academia Nacional de Engenharia. Organizado pelo Decanato do CTC.

28 > Colóquio Diversidade de Gênero na Física: Por que é Importante?

O encontro discutiu a pesquisa do Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero da Sociedade Brasileira de Física (GTG-SBS), que trata da sub-representação de mulheres na área. Organizado pelo Departamento de Física.

29 > IV Jornada Pedagógica: As Licenciaturas dialogando com a Escola Básica

Com o tema Caminhos de Formação: futuros (im)prováveis. O encontro anual é promovido pela Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio (CCG) em parceria com o Colégio Teresiano.

29 > I Simpósio Anual de Pesquisa - PIBIC/PPGCOM

O seminário teve como objetivo integrar a graduação e a pós-graduação e divulgar pesquisas realizadas no âmbito do PIBIC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.

29 > O Mal-Estar na Era Digital

Palestra com a jornalista Jaqueline Sobral, a designer especialista em tecnologia na educação, Mariana Ochs, e o jornalista e escritor Márcio Vassallo. Evento do Departamento de Psicologia.