Cronologia do ano

Plateia da conferência, no auditório do RDC. Fotógrafo Lucas Simões. Acervo Comunicar.
Plateia da conferência, no auditório do RDC. Fotógrafo Lucas Simões. Acervo Comunicar.

03 a 05 > 7ª Conferência do Journal of Private International Law

Pela primeira vez, a Conferência foi realizada fora da Europa ou Estados Unidos. As palestras versaram sobre aspectos do Direito Internacional Privado, de Direito de Família e de Menores, contratos internacionais, privacidade e internet, processo civil internacional, convenções da Conferência da Haia e Brexit. Estiveram presentes acadêmicos estrangeiros da área de Direito Internacional Privado: Paul Beaumont, da Universidade de Aberdeen; Ralf Michaels, da Duke University; Michel Sturner, da Universidade de Colonia; Philippa Rogerson, da Universidade de Cambridge; Veronica Ruiz, University of Edinburgh, e Maria Blanca Noodt Taquela, da Universidade de Belgrano, na Argentina. Entre os brasileiros, Claudia Lima Marques, da UFGRS; André Ramos, da USP; Marilda Rosado, da UERJ; Inez Lopes, da UNB; Fabricio Polido, da UFMG, e Marcelo De Nardi da UNISINOS.

08 > Conferência Pequenas Centrais Hidrelétricas, Povos Indígenas e Espoliação: o Projeto Juruena e os Enawene Nawe no Mato Grosso

Com Maryanne Galvão do IPPUR/UFRJ, o evento foi mais uma atividade do Seminário Leus 2017, organizado pelo Departamento de Serviço Social.

08 > A Resolução 1325: Implementando a Agenda de Mulheres, Paz e Segurança no Brasil

O objetivo da mesa-redonda foi debater as diferentes perspectivas sobre a implementação da Resolução 1325. O debate foi organizado pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) com apoio do Instituto Igarapé, e a participação da Profa. Andréa Gill (IRI), de Felix Würkert, fellow visitante do GSUM, Pérola de Abreu Pereira, do Ministério da Defesa do Brasil, Renata Giannini, do Instituto Igarapé e a Profa. Thula Pires (JUR).

A profa. Larissa Rosa Correa (HIS), na abertura do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.
A profa. Larissa Rosa Correa (HIS), na abertura do evento. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

09 a 11 > III Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia

O encontro foi realizado pelo Departamento de História, em parceria com a Brown University (EUA) e a Fundação Getúlio Vargas. Parte integrante das atividades do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, o Simpósio recebeu pesquisadores da UFF, USP, Brown University, CPDOC, UFRJ, UFSC, UERJ, Unigranrio, Unicamp, UFRRJ e PUC-Rio.

11 > 1° Simpósio Desafio e Oportunidade do Futuro Profissional da Área de Química

Direcionado a alunos e futuros profissionais da área e organizado pelo Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Química da PUC-Rio.

Cerimônia de entrega dos prêmios, com a presença do Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e do Coordenador Central de Pós-Graduação Prof. Paulo Cesar Duque Estrada, na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Cerimônia de entrega dos prêmios, com a presença do Decano do CTCH Prof. Júlio Diniz e do Coordenador Central de Pós-Graduação Prof. Paulo Cesar Duque Estrada, na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

18 > Entrega do Prêmio CTCH de Teses

Premiação das melhores teses nas áreas de Teologia e Ciências Humanas defendidas em 2015 e 2016. Foram entregues oito prêmios no total, um para cada programa de pós-graduação do CTCH, além de duas menções honrosas. Os trabalhos escolhidos serão publicados pela Editora PUC-Rio.

19 > Seminário Ecumenismo e Reforma

O seminário discutiu os diferentes pontos de vista a partir da mensagem do Papa Francisco aos participantes do congresso Lutero 500 Anos Depois. Evento organizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura e realizado no Auditório Padre Anchieta.

19 > Seminário de Ideologia de Gênero

Com Dom Antonio Augusto, em parceria com o MOVE - Programa de Liderança Católica. Evento organizado pela Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

21 > Palestra do Coordenador do Google News Lab para o Brasil e a América Latina

O jornalista Marco Tulio Pires abordou como temas: jornalismo de dados, credibilidade e verificação, jornalismo imersivo e diversidade na área de informação.

21 > Literary history and topoi: places, events and practices

Palestra com Carsten Meiner, da Universidade de Copenhague. Evento organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades do Decanato do CTCH.

Uma das palestras da SIEng, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Uma das palestras da SIEng, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

21 a 25 > 3ª Semana Integrada de Engenharia PUC-Rio (SIEng)

A programação incluiu 29 palestras e mesas-redondas, 19 minicursos, 14 workshops e quatro visitas técnicas. Os encontros são abertos a estudantes de Engenharia de todas as universidades e têm como objetivo suprir necessidades técnicas dos estudantes, além de trazer para o campus da PUC-Rio informações sobre o mercado de trabalho. Organizado pelo Capítulo Estudantil do CTC.

22 > Narrativas sobre legado na década dos megaeventos esportivos no Rio de Janeiro: dos Jogos Pan-americanos 2007 às Olimpíadas 2016

Conferência da Profa. Vivian Fonseca, do Departamento de História da UERJ e CPDOC/FGV, organizada pelo Departamento de Serviço Social.

22 > Laboratório de Leitura e Redação Fronteiras do Internacional

O evento marcou o início do Laboratório de Leitura e Redação Fronteiras do Internacional. Após a apresentação dos professores Anna Leander (IRI) e Florian Hoffmann (JUR), seguiu-se um debate com mediação do Prof. Roberto Yamato (IRI). O Laboratório é uma parceria entre o Departamento Instituto de Relações Internacionais e o Departamento de Direito.

22 > Refugiados Venezuelanos na Fronteira Norte do Brasil

Palestra com o Prof. João Jarochinski, da UFRR, sobre a recente migração de venezuelanos para o Brasil, no sentido de analisar suas motivações e os dados quantitativos, para, a partir desses elementos, tentar interpretar seus impactos sociais, políticos e normativos. Evento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da ACNUR na PUC-Rio.

23 > Encontro sobre inovação na educação em Engenharia e na formação de engenheiros no século XXI

Foram discutidos os avanços tecnológicos, os novos anseios da sociedade e uma nova ordem na economia global, fatores que geram novos desafios nas organizações, causando impactos também na educação e formação de engenheiros. Evento organizado pela Agência PUC-Rio de Inovação (AGI) e pelo NECE.

23 > Seminário Diálogos sobre Acompanhamento Familiar no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Evento organizado pelo Departamento de Serviço Social.

23 > Palestra Why Biography Matters: Some Researches About Migration

Com a coordenadora do Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universidade de Göttingen, Alemanha, professora Gabriele Rosenthal. Evento do Departamento de Ciências Sociais.

23 > A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): para que e para quem serve?

O Seminário contou com a presença dos professores do NEAd, João Paulo Ferraro e Adriana Barbosa, e do coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA), Ênio Serra.

24 > Transformação Digital e a Era Cognitiva - Transformando Pessoas e Profissões

Palestra com o presidente da IBM, Marcelo Porto. Evento organizado pela Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio com apoio do Departamento de Informática.

24 e 25 > I Simpósio Internacional Corpo, Imagem e Tecnologia

Abertura com a presença do Decano do CTCH Prof. Dr. Julio Diniz, com o Prof. Landeira-Fernandes (PSI) e com a Profa. Junia de Vilhena (PSI), Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS. O encontro teve como objetivo discutir as possíveis inflexões de tecnologia, da imagem e dos novos discursos acerca do corpo.

 

De pé, ao centro, a ministra Cármen Lúcia. Fotógrafa Isabella Lacerda. Acervo Comunicar.
De pé, ao centro, a ministra Cármen Lúcia. Fotógrafa Isabella Lacerda. Acervo Comunicar.

25 > Aula Magna do Departamento de Direito com a presidente do STF, Ministra Cármen Lúcia

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, apresentou a Aula Magna do Departamento de Direito a convite do Centro Acadêmico Eduardo Lustosa (Cael), com o tema O papel do Judiciário em tempo de instabilidade e descrença política.

25 > Palestra Vozes Contemporâneas da Poesia e Música em Ladino

Após uma breve introdução ao Judeu-Espanhol vernacular, também conhecido como Ladino ou Spanyiol, Monique Balbuena discutiu os diferentes projetos poéticos em que essa língua diaspórica e hoje ameaçada tem sido usada, assim como os novos valores que ela vem adquirindo. Numa perspectiva transnacional, foram apresentados exemplos de como o Ladino se torna uma opção para escritores, poetas e compositores em Israel, nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Evento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da ACNUR.

28 > Seminário Violência Urbana e os Direitos à Cidade

A reflexão sobre violência urbana, assim como os direitos à cidade, foi apresentada a partir de três estudos de caso, no Rio, em Kingston e em Mumbai. Evento realizado no BRICS Policy Center.

Mesa formada pela Profa. Bethânia Assy, o Prof. Francisco de Guimaraens e a diretora da AI, Jurema Werneck. Fotógrafo Matheus Aguiar. Acervo Comunicar.
Mesa formada pela Profa. Bethânia Assy, o Prof. Francisco de Guimaraens e a diretora da AI, Jurema Werneck. Fotógrafo Matheus Aguiar. Acervo Comunicar.

28 > Aula Magna do Departamento de Direito

Com Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil e fundadora da ONG Criola. O encontro faz parte da comemoração dos 15 anos do Núcleo de Direitos Humanos.

28 e 29 > Seminário Internacional Direitos Humanos em Crise

No âmbito do convênio CAPES-COFECUB entre a Université Paris Nanterre e a PUC-Rio, celebrado em 2014, pesquisadores dos programas de pós-graduação em Direito (professores e doutorandos) desenvolveram, na França e no Brasil, atividades docentes e de pesquisas sobre os desafios contemporâneos dos direitos humanos em geral e dos direitos das minorias em particular. O Seminário apresentou alguns resultados dessa cooperação internacional inédita e ofereceu diagnósticos e reflexões sobre questões cujos significados estão sendo profundamente alterados. Organizado pelo Departamento de Direito.

29 > Notícias Teológicas - Amoris Laetitia: a alegria do amor

Palestra com o Prof. Cesar Kuzma (TEO) sobre a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco. Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.

Apresentação de pôsteres nos pilotis do Ed. Cardeal Leme. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Apresentação de pôsteres nos pilotis do Ed. Cardeal Leme. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

29 de Agosto a 01 de Setembro > XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio

Apresentação de trabalhos de bolsistas PIBIC, PIBITI, CNPq, CCPG e Faperj. As apresentações ocorreram nos auditórios do RDC e Anchieta e os pôsteres foram expostos nos pilotis do Edifício Cardeal Leme.

30 > Quando o Novo Testamento cita os poetas (At 17,28): um novo mapa para o presente?

Debate com o Prof. José Tolentino Mendonça, da Universidade Católica Portuguesa, a Profa. Maria Clara Bingemer (TEO) e o Prof. Alessandro Rocha (iILer). Evento organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini e pelo iIler.

30 > Palestra O futuro das Humanidades

Com o Prof. Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford. Evento do Departamento de História.

31 > Proximidades e Possibilidades - Diálogos sobre Mídia Local

O encontro trouxe como convidada Denise Santos, uma das fundadoras da rádio comunitária Se Liga Salgueiro, do Morro do Salgueiro, na Tijuca. Palestra organizada pelo Departamento de Comunicação Social.

31 > Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDUI-RJ)

Debate sobre o Plano, em parceria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo com a Câmara Metropolitana do Rio.

31 > Seminário Religião e Ciência

Com o tema Reflexões sobre a fé judaico-cristã no mundo quântico - Indeterminação de Heisenberg, o livre arbítrio humano e a ação especial de Deus no mundo, o seminário contou com a presença do Prof. Pe. Paul Schweitzer S.J. (MAT). Organizado pelo Departamento de Teologia.