Cronologia do ano

Abertura do evento, com o Prof. José Marcus Godoy (QUI), na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, com o Prof. José Marcus Godoy (QUI), na sala de reuniões do Decanato do CTC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

01 > Seminário Produtos de Tabaco de Nova Geração: o que diz a Ciência?

O evento discutiu a inclusão do subtema Novos tipos de produtos fumígenos - Dispositivos eletrônicos para fumar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em sua Agenda Regulatória 2017-2020, ainda em andamento.  Painel 1: Aspectos químicos e toxicológicos dos produtos de tabaco de nova geração. Painel 2: Produtos de tabaco de nova geração: uma abordagem de redução de danos ao tabagismo?

01 > Palestra sobre fotografia contemporânea e fotojornalismo cotidiano

Com o fotojornalista Felipe Fittipaldi, colaborador dos jornais Folha de S. Paulo, El País e da National Geographic Brasil. Evento do Departamento de Comunicação Social.

06 > Palestra Rio Invisível: outros olhares na abordagem da cidade e dos cidadãos

O projeto Rio Invísivel propõe a ressignificação da imagem de moradores de rua por meio de entrevistas. A criadora do projeto e ex-aluna de Comunicação Social da PUC-Rio, Yzadora Monteiro, esteve presente.

06 a 09 > Semana de Ciências Sociais

Com o tema Saberes localizados, a Semana foi organizada pelo Centro Acadêmico Lélia Gonzalez.

Atividades nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Atividades nos pilotis do Edifício da Amizade. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

06 a 10 > 11ª edição da Semana de Design PUC-Rio

Projetos dos alunos  de  Comunicação  Visual,  Mídia  Digital,  Design  de  Moda  e  Projeto  de  Produto  foram  expostos  nos  pilotis  da  Ala  Kennedy.  A programação contou ainda com palestras, desfile de moda, mesas de discussão e oficinas de caligrafia, ilustração e xilogravura, entre outras.

Palestra nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Palestra nos pilotis da Ala Kennedy. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

06 a 10 > Festival de Primavera

Palestras, oficinas, workshops, exposições e atividades esportivas compõem a programação, que ainda ofereceu shows com atrações como MC Carol, Dream Team do Passinho, Rincon Sapiência e Chico Chico.  O Festival é organizado pelos alunos da Universidade e todo o lucro da venda de bebidas foi doado ao FESP. Houve também coleta de doações para a Feira Literária das Periferias (FLUP) e para as cestas básicas de fim de ano dos funcionários terceirizados da Universidade.

07 > Café Profissional: o mercado de trabalho em Relações Internacionais

Participaram do bate-papo, a coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Aline Vasconcelos; o pesquisador do IRI, Bruno Magalhães; a analista de comércio exterior do Ministério da Indústria, Comércio, Exterior e Serviços, Denise Gregory, e a oficial de operações de emergência do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Bia Albernaz.

08 > Seminário Exibição Cinematográfica no Brasil - 100 anos do grupo Severiano Ribeiro

O encontro contou com a presença do presidente do grupo, Luiz Severiano Ribeiro Neto, e dos professores Miguel Pereira, Arturo Netto e Ney Costa Santos do Departamento de Comunicação Social. 

08 > A categoria de crise histórica na historiografia do começo do século XIX até a atualidade

Palestra com o Prof. Javier Fernández Sebastián, da Universidade do País Basco, Bilbao, organizada pelo Departamento de História.

Posse do Conselho de Desenvolvimento. Fotógrafo Jorge Paulo Araújo. Acervo Comunicar.
Posse do Conselho de Desenvolvimento. Fotógrafo Jorge Paulo Araújo. Acervo Comunicar.

09 > Posse dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento (Condes)

O evento ocorreu na Casa da Medicina, com a presença do Reitor Prof. Pe. Josafá S.J., do Vice-Reitor Pe. Ivern S.J., do Vice-Reitor Acadêmico Prof. José Ricardo Bergmann, do Vice-Reitor Administrativo Prof. Luiz Carlos Scavarda e do Vice-Reitor de Desenvolvimento Prof. Sérgio Bruni, além de outros membros do Condes. Os novos membros são: Guilherme Walder Mora Ramalho, Ascânio Seleme, Luiz Cyrillo Fernandes, Prof. Pedro Malan (ECO) e Ricardo Lagares.

09 > Seminário de Análise e EDP

O tema Existence of extremizers for Fourier restriction on hyperboloids foi apresentado pelo aluno do Programa de Doutorado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Mateus Sousa.

Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

09 e 10 > Seminário Encruzilhadas da Mobilidade: Saberes e Práticas nas Políticas de Proteção a Populações Refugiadas e Migrantes em Situações de Vulnerabilidade

O objetivo do seminário foi consolidar as estratégias interdisciplinares em andamento no âmbito da futura Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na PUC-Rio, estabelecer e formalizar o diálogo com parceiros institucionais e com redes de pesquisa e ativismo social, locais e nacionais, que tratam da temática (e que estão sendo incorporadas ao projeto da Cátedra nas atividades de ensino, pesquisa e extensão) e ampliar os espaços de interlocução na comunidade PUC-Rio e entorno sobre o tema dos refugiados. Abertura com o Prof. Luiz Roberto Cunha (Decano do CCS), Prof. Júlio Diniz (Decano do CTCH), Maria Beatriz Nogueira, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Candido Feliciano Ponte Neto, do Caritas RJ, e a Profa. Carolina Moulin (IRI).

10 > Fazendo História - 10 Anos de um percurso em Psicologia Hospitalar e da Saúde

Jornada comemorativa dos 10 anos do curso de Especialização em Psicologia da Saúde (atual curso de Psicologia Hospitalar e da Saúde). Evento do Departamento de Psicologia.

10 > Palestra An Adaptation Catechism

Sobre tradução e adaptação de textos. O encontro será ministrado pelo Prof. Thomas Leitch, da Universidade de Delaware, EUA. Evento do Departamento de Letras.

13 a 17 > Semana da Educação Internacional

Realizada pelo Education USA, essa edição organizou atividades para aprimorar o conhecimento sobre o ingresso em uma faculdade naquele país. Representantes de diversas universidades americanas falaram sobre os seus processos de admissão.

14 > Notícias Teológicas com o tema Teologia Hoje

Com a Profa. Marta Luzie de Oliveira Frecheiras, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Evento da Cátedra Carlo Maria Martini.

Equipe atual e veteranos do Comunicar, com o Prof. Augusto Sampaio e o Prof. Miguel Pereira à frente. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Equipe atual e veteranos do Comunicar, com o Prof. Augusto Sampaio e o Prof. Miguel Pereira à frente. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

14 > Comemoração pelos 30 anos do Comunicar

Houve uma missa na Igreja do Sagrado Coração de jesus, e depois uma confraternização nos pilotis da Ala Kennedy.

O Prof. Francisco Noa, no evento realizado no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. Francisco Noa, no evento realizado no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

14 > Conferência O telúrico e o Mar: Moçambique entre a Concentração e a Dispersão Identitária

Com o Prof. Francisco Noa, Reitor da Universidade Lúrio, em Moçambique, ensaísta e professor de Literatura Moçambicana na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Evento organizado pelos departamentos de História e Letras.

14 > Conversa sobre os Beatles com a irmã de John Lennon

Julia Baird foi a convidada para um bate-papo sobre os Beatles. Ela é autora do livro Imagine: Crescendo com o meu irmão John Lenon.

16 > II Work Chopp PUC-Rio

Dessa vez, com o tema O incentivo ao empreendedorismo cervejeiro. A importância do registro de marcas, marketing de cerveja e estilos e tendências para 2018 foram alguns dos assuntos abordados. Organizado pelos Centros Acadêmicos de Administração e Direito.

17 > McLuhan: Aforismos, Cinema e a Literatura

Mesa-Redonda com as professoras Adriana Braga e Luísa Chaves de Melo, do Departamento de Comunicação Social, e o Prof. Wilson Oliveira Filho, da UFRJ.

18 > I Jornada de Logoterapia e Análise Existencial do Rio de Janeiro

Sentido da vida e dignidade humana foi o tema do evento que teve como objetivo propiciar conhecimento sobre a Logoterapia e suas contribuições à Psicologia e demais áreas que desenvolvem uma educação inclusiva nos diversos contextos sociais. Evento do Departamento de Psicologia.

21 e 24 > 14ª Edição do Poscom - Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Comunicação

Com o tema Espaços e lugares: cartografias da comunicação.

O Prof. José Eugênio Leal agradece a homenagem. Na primeira fila, de paletó preto, o Prof. Abraham Alcaim. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. José Eugênio Leal agradece a homenagem. Na primeira fila, de paletó preto, o Prof. Abraham Alcaim. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

22 > Sessão do Conselho Universitário para entrega do título de Professores Eméritos

Os professores Abraham Alcaim, do Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e José Eugênio Leal, do Departamento de Engenharia Industrial, receberam o título de Professores Eméritos em cerimônia na sala do Conselho Universitário. Na cerimônia, presidida pelo Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., foi entregue aos homenageados a medalha Cardeal Leme. A solenidade contou com a presença dos vice-reitores e decanos, além de professores, funcionários e convidados.

22 > Seminário EDP

O Prof. Marcos Pimentel, da UNESP, foi o palestrante para o tema On existence and concentration of solutions to a class of quasilinear problems involving the 1-Laplacian operator. Evento do Departamento de Matemática.

Abertura do evento, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do evento, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

22 a 24 > Seminário 1967, Meio Século Depois

Abertura com o Prof. Júlio Diniz (decano do CTCH) e o Prof. Marcelo Jasmin (HIS). Participação de pesquisadores da UFRJ, UFOP, UFMG, PUC-Rio, Universidade de Södertörn, Unirio, USP e Fundação Joaquim Nabuco.  O encontro buscou a reflexão sobre o aniversário desse ano-chave para a cultura brasileira no século XX. Evento organizado pelos departamentos de Filosofia, História e Letras com o apoio do Departamento de Artes da UFRJ.

Palestra da Profa. Maria Clara Bingemer, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Palestra da Profa. Maria Clara Bingemer, no auditório Padre Anchieta. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

23 > Consciência Negra: Identidade, História e Resistência

O evento tratou os temas A tradição africana e o tráfico e Genocídio negro no Brasil e teve em sua abertura o Prof. Júlio Diniz (decano do CTCH), a Profa. Maria Clara Bingemer (TEO) e o Pe. Waldecir Gonzaga (TEO). Organizado pelo Decanato do CTCH, Cátedra Carlo Maria Martini e Departamento de Teologia.

23 > Território Expandido: Arquitetura e Cidade em Deslocamento entre Brasil e Portugal

O seminário buscou provocar uma discussão atualizada sobre as relações entre Brasil e Portugal sob uma perspectiva contemporânea e interdisciplinar que envolve a problematização dos processos de urbanização e territorialização recentes nos dois países. Com a presença do geógrafo português Alvaro Domingues, da Universidade do Porto, o seminário incluiu duas mesas de discussão sobre arquitetura, história e cidade com Angelo Bucci e Barbara Silva; João Masao Kamita e Antonio Edmilson Rodrigues.

O Prof. Ney Dumont, o Reitor Pe. Josafá S.J., o Prof. Tácio Mauro e o Prof. Augusto Sampaio. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
O Prof. Ney Dumont, o Reitor Pe. Josafá S.J., o Prof. Tácio Mauro e o Prof. Augusto Sampaio. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

23 > Posse do Professor Ney Augusto Dumont como Diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Realizada na Sala do Conselho Universitário com a presença do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., do Vice-Reitor, Pe. Francisco Ivern Simó S.J., vice-reitores, decanos, convidados, e do ex-diretor do Departamento, Prof. Tácio Mauro Pereira de Campos.

24 > 18º Encontro Anual de Prática Exploratória

Prática Exploratória: (des)temperando a Sala de Aula foi o tema central das atividades que incluíram oficinas e debates , em evento organizado pelo Departamento de Letras.

24 > Doação de licenças do software CAD pela empresa Solidworks

O software de CAD é utilizado pelos cursos de Engenharia e Design.

25 > 35º Encontro de Corais

Em homenagem aos 50 anos do Coral da PUC-Rio, o evento reuniu o Coral São Vicente a Cappella, o Grupo Vocal Rio Antigo e o Grupo Vocal Boca Que Usa, além do coral da Universidade, no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia.

27 > I UNIVERSIDIA PMI Rio e IAG PUC-Rio

Palestras  sobre  Gerenciamento de Projetos para alunos de graduação.

27 de Novembro a 01 de Dezembro > II Seminário de Artes Cênicas - A palavra Como Campo de Forças

O  encontro  abordou  saberes  e  práticas  da  dimensão política da linguagem. Evento do Curso de Artes Cênicas.

28 > Seminário LEUS - Conferência Ecologia Social nos Jardins Botânicos

Uma reflexão sobre a dinâmica da educação ambiental com estudos comparados África do Sul, Brasil e França. Com Nádia Baldini, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França. Organizado pelo Departamento de Serviço Social.

Abertura do Encontro, com as professoras Maria Rita Passeri e Daniela Vargas, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Abertura do Encontro, com as professoras Maria Rita Passeri e Daniela Vargas, no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

28 e 29 > V Encontro Institucional do Pibid/PUC-Rio

A atividade comemorou o aniversário de cinco anos do programa na Universidade e teve como tema Integração e renovação na formação de professores.

28 e 30 > O Reitor Pe. Josafá S.J. participou do Simpósio Laudato Si’ na Costa Rica

Em sua conferência no Simpósio Internacional Sobre Ecología Laudato Si’: El Cuidado de la Casa Común, Una Conversión Necessaria a la Ecología Humana, realizado na Costa Rica, o Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. expôs os desafios teóricos e práticos da Encíclica Ecológica do Papa Francisco para as Universidades Católicas e apresentou as ações que a PUC-Rio tem desenvolvido, baseadas nas ideias sugeridas pela Laudato Si’ em favor das questões socioambientais.

29 > Roda de conversa sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata

Com o Prof. Ronaldo Damião. Evento do Novembro Azul, organizado pelo Departamento de Medicina.

29 > Despedida de seis funcionários da DBD

Homenagem aos funcionários, com a presença do Vice-Reitor Acadêmico Prof. José Ricardo Bergmann. Seis funcionários da Divisão de Bibliotecas e Documentação aderiram ao Programa de Renovação de Quadros da PUC-Rio: Dolores Rodriguez Perez (diretora da DBD), Maria  de Lourdes dos  Santos Mendonça, Hilda Maturana, José Luiz Guilherme, Sandra Goulart Ferreira e Maria da Conceição Batista Carvalho.

30 > Entrega do 9º Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia

Cerimônia organizada pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Ensino Tutorial (PET Letras) e realizada no anfiteatro Junito Brandão.

Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Evento realizado no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

30 de Novembro e 01 de Dezembro > The Sustainability of Democracy in the Trump Era

Conferência anual da Red Euro-Latinoamericana de Gobernabilidad para el Desarrollo (ReD-Gob). Parceria entre o Departamento Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, o German Institute of Global and Area Studies (GIGA), a Red Euro-Latinoamericana de Gobernabilidad para el Desarrollo (ReD-Gob), o International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA), a EU-LAC Foundation, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a União Européia e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).