Professores eméritos

Professor Abraham Alcaim. Fotógrafa Fernanda Maia. Acervo Comunicar.
Professor Abraham Alcaim. Fotógrafa Fernanda Maia. Acervo Comunicar.

Professor Abraham Alcaim

Professor do Cetuc, Centro de Estudos de Telecomunicações da PUC-Rio, durante 37 anos, Alcaim é referência na área de processamento digital de imagem e voz.

Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, onde fez também o Mestrado na área de processamento de voz, tem Doutorado em Engenharia Elétrica pela Imperial College of Science and Technology, da University of London.  Trabalhou como cientista visitante do Centro Científico Rio da IBM Brasil e do Centre National d’Études des Télécommunications (CNET - França). Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica (CA-EE) do CNPq e Executive Chairman da Globecom´99. É consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e assessor técnico-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Faperj, e da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica, da Argentina, além de consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Como professor da PUC-Rio, criou a cadeira de processamento de imagens. Publicou artigos científicos nessa área e em processamento de voz e é coautor dos livros Fundamentos do Processamento de Sinais de Voz e Imagem e Princípios de Comunicações. Publicou 41 artigos em periódicos e 110 trabalhos completos em anais de congressos.

Em 2013, tornou-se membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Durante todos esses anos, o professor foi reconhecido pela comunidade científica como líder e pioneiro na área de processamento digital de códigos.

Prof. José Eugênio Leal. Fotógrafa Fernanda Maia. Acervo Comunicar.
Prof. José Eugênio Leal. Fotógrafa Fernanda Maia. Acervo Comunicar.

Professor José Eugênio Leal

O Prof. José Eugênio Leal formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade do Chile, em 1972, fez Mestrado (1977) e Doutorado (1980) em Plannung und Betrieb von Verkehrswesen na Technische Universität de Berlim, em 1980. Orientou 65 dissertações de Mestrado e seis teses de Doutorado na área de Engenharia de Transportes e Logística.  Coordenador de projeto de pesquisa e do Mestrado Profissional em Logística da PUC-Rio, atua nas áreas de engenharia de transportes e logística, com ênfase em planejamento e operação de sistemas de transportes e de sistemas logísticos.

            Foi presidente da ANPET, a Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, instituição sem fins lucrativos criada com o propósito de atuar como um fórum especializado para discussão da pesquisa e ensino em transportes no Brasil. Foi também membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes do Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, por três mandatos. Bolsista 1A do CNPq por mais de 20 anos, publicou 24 artigos em periódicos e 56 trabalhos completos em anais de congressos.

 Foi diretor do Departamento de Engenharia Industrial até junho de 2017, do qual é integrante desde 1984. Vice-Decano e Coordenador Setorial de Pós-Graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, CTC, durante 14 anos, o Prof. José Leal é referência na área de transporte e logística.

Professor Luiz Antonio Luzio Coelho. Fotógrafa Isabella Lacerda. Acervo Comunicar.
Professor Luiz Antonio Luzio Coelho. Fotógrafa Isabella Lacerda. Acervo Comunicar.

Professor Luiz Antonio Luzio Coelho

Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 1970, graduou-se e cursou especialização em Comunicação Social na UFRJ, em 1973. Com Mestrado (1979) e Doutorado (1989) em Comunicação Social pelo programa de Media Ecology, da New York University, realizou pós-doutoramento nas Universidades de Reading e Birmingham, na Inglaterra (1997). Foi docente e assessor internacional da UFF até 1994.  Foi também presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, FAUBAI (1992- 1994).

Na PUC-Rio desde 1986, quando passou a integrar o quadro docente do Departamento de Comunicação Social, o Prof. Luiz Antonio lecionou na Graduação e Pós-Graduação e orientou 37 dissertações de Mestrado e 11 teses de Doutorado. No Departamento de Artes e Design, atuou como coordenador de Pós-Graduação, como coordenador de Pesquisa e foi diretor do Departamento de 2006 a 2008. Foi membro de conselhos e comissões de departamentos e da Universidade e chefiou a Assessoria para Assuntos Internacionais da Reitoria.

Sua produção acadêmica inclui 20 artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, 35 capítulos de livros, 10 organizações de livros e 36 trabalhos em anais, além de 100 trabalhos e palestras para eventos de sua área. Por 47 vezes atuou como consultor ad hoc para diversas agências de fomento e instituições de pesquisa nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design. É consultor do CNPq, da FAPEMIG, da FAPERJ, da FAPESP, da CAPES, da Universidade Anhembi-Morumbi, do Senac-SP, da UFPR e da UFRN e membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e da Revista INFODESIGN.

Entre os projetos de responsabilidade social que contaram com o seu envolvimento em nossa Universidade destacam-se Leitura e cidadania nas UPPs e Caminhos do livro. Fundador da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, foi seu vice-diretor e diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio/iiLer. 

Prof. Pe. Mario de França Miranda S.J.. Fotógrafo Antonio Albuquerque.
Prof. Pe. Mario de França Miranda S.J.. Fotógrafo Antonio Albuquerque.

Professor Pe. Mario de França Miranda S.J.

Carioca, nascido no dia 24 de julho de 1936, ingressou na Companhia de Jesus no dia 2 de maio de 1955, foi ordenado presbítero em 1967 e emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1975. O Prof. Pe. Mario de França Miranda S.J. formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em 1962. Concluiu o Mestrado em Teologia, em 1968, na Universidade de Innsbruck, e o Doutorado, em 1974, na Universidade Gregoriana.

Iniciou suas atividades docentes na PUC-Rio em 1983, no Departamento de Teologia. Participou ativamente das tarefas administrativas da Universidade como diretor do Departamento e como membro de comissões. Como professor do Programa de Pós-Graduação, orientou 31 dissertações de Mestrado e 15 teses de Doutorado, e publicou 111 artigos em periódicos, 15 livros, e 31 capítulos de livros. É membro do corpo editorial da revista Atualidade Teológica (PUC-Rio), da Revista Eclesiástica Brasileira, da Cuestiones Teológicas, da Revista Teología, da Stromata (Argentina), da Anales de Teologia (Chile) e do Teocomunicação (PUC-RS).

Padre França foi assessor teológico da CNBB e integrou o grupo de trabalho que, sob a coordenação do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o atual Papa Francisco, elaborou o Documento da Conferência de Aparecida, em 2007. Em 2012, foi escolhido para coordenar a Cátedra Joseph Ratzinger, criada pelo Grão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist..

Em 2015, foi o vencedor do Prêmio Ratzinger de Teologia, que é concedido anualmente pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI aos estudiosos que se destacaram por sua investigação científica na área da teologia. Padre França foi o primeiro teólogo latino-americano a receber o Prêmio Ratzinger. 

Professora Maura Iglesias. Fotógrafo Antonio Albuquerque.
Professora Maura Iglesias. Fotógrafo Antonio Albuquerque.

Professora Maura Iglesias

Professora do Departamento de Filosofia da PUC-Rio desde 1983, concluiu o curso de Direito pela UFRJ, em 1967, o curso de Mestrado em Filosofia pela New School for Social Research, em 1976, e o curso de Doutorado em Filosofia, em 1981, pela Université Paris-Sorbonne. Dedicou-se principalmente à pesquisa em ontologia platônica, dialética, linguagem em Platão e teoria do conhecimento e alma em Platão.

Durante a sua carreira na Universidade, participou de 32 orientações de Mestrado e 16 orientações de Doutorado. Além da docência e da pesquisa, destacou-se pela atuação no âmbito administrativo do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, como Coordenadora da Pós-Graduação, por oito anos.

 Foi pioneira na criação de um grupo especializado em Estudos Clássicos, seguindo os padrões europeus de estudo da língua grega. Tornou-se uma referência na área de Filosofia Antiga no Brasil e contribuiu para que a pesquisa brasileira em Filosofia conquistasse excelência e visibilidade internacional.

Nos últimos anos, a Professora Maura Iglesias dedicou-se também a um projeto editorial de tradução dos Diálogos de Platão, publicados em edição bilíngue. Seu trabalho criterioso tornou-se bibliografia obrigatória para todos os interessados no filósofo e no pensamento grego. Dos cinco títulos publicados desde 2001, três são suas traduções dos Diálogos. Ao todo, os livros da coleção foram reimpressos 12 vezes. A professora Maura Iglesias também produziu sete artigos acadêmicos de peso, publicados em revistas especializadas, cinco capítulos de livros, além de 18 trabalhos, completos e resumidos, em anais. Dedicou-se, igualmente, à tradução de autores contemporâneos.

Prof. Maurício Nogueira Frota. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Prof. Maurício Nogueira Frota. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

Professor Maurício Nogueira Frota

Doutor (1981) e Mestre (1977) em Engenharia Mecânica pela Stanford University (EUA), o Prof. Maurício foi aluno da PUC-Rio na Graduação em Engenharia Mecânica (1969) e no Mestrado em Termociências (1974) e fez curso de especialização em Engenharia Biomédica na UFRJ.

Foi diretor do Instituto Tecnológico da PUC-Rio (ITUC) de 1984 a 1988. Em 1989, assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia para a Qualidade Industrial, que chegou a receber a nota máxima (5) da CAPES, empreendendo projeto pioneiro em Metrologia no Brasil, responsável por pesquisas de relevância para a área e pela formação de um grande número de mestres que hoje atuam em empresas e institutos no Brasil e no exterior. O Prof. Maurício conduziu um eficiente trabalho de interação entre programas de pós-graduação em temas ligados à metrologia, e obteve êxito na captação de recursos institucionais e de empresas (Petrobras, Light, Transpetro, entre outras), que mantiveram o programa funcionando plenamente. Permaneceu no cargo até 2015.

 O Prof. Maurício orientou mais de 80 dissertações e teses. Publicou 28 artigos científicos, 11 livros e capítulos de livros, organizou as edições finais das publicações de diversas conferências da sua área, desenvolveu softwares e teve publicado um grande número de resumos expandidos de trabalhos apresentados. Foi também organizador de congressos da Sociedade Brasileira de Metrologia e do encontro internacional IMEKO.

Diretor científico do Inmetro, de 1994 a 1999, membro da Academia Russa e da Academia Pan-Americana de Metrologia, foi presidente do Interamerican Metrology System (1998/1999) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia. Além disso, foi Membro do Conselho do Observatório Nacional e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e Coordenador e idealizador do Programa RH Metrologia do MCT. Atuou como assessor e consultor para CNPq, CAPES, MCT, Sebrae, FAPERJ, Banco Mundial, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e também como assessor do sistema de metrologia da Sérvia, Ucrânia e Macedônia.  Atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas relacionados a energias alternativas, sustentabilidade, metrologia, confiabilidade metrológica, normalização e avaliação da conformidade.