Cronologia do ano

01 > Primeiro Simpósio de Oncoplastia e Câncer de Mama

O encontro organizado pelo curso de Mastologia do Departamento de Medicina trouxe um programa multidisciplinar , reunindo  psicólogos, ginecologistas e residentes. Parceria com o Hospital Mario Kroeff.

A Profa. Jackeline Farbiarz e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J.. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
A Profa. Jackeline Farbiarz e o Reitor Prof. Pe. Josafá S.J.. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

04 > Posse da Professora Jackeline Lima Farbiarz como Diretora do Departamento de Artes e Design

Realizada na Sala do Conselho Universitário com a presença do Reitor, Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira S.J., do Vice-Reitor, Pe. Francisco Ivern Simó S.J., vice-reitores, decanos, convidados, e o ex-diretor do Departamento, Prof. Claudio Freitas de Magalhães.

04 > Projeto Elas Muito Amaram - Doutoras da Igreja: Hildegarda De Bingen

Conduzido pela Irmã Lina Boff. Entre as mulheres que se tornaram santas, quatro receberam o título de Doutora da Igreja por seu notório saber teológico e pela contribuição que deixaram para a compreensão da doutrina da Igreja. São elas: Catarina de Sena, Teresa de Ávila, Teresinha de Lisieux e Hildegarda de Bingen. Evento do Centro Loyola de Fé e Cultura.

04 > Seminário Engenharia de Túneis no Brasil

Coordenado pelo Prof. Alberto Sayão. O vice-presidente da ANE, Flávio Miguez de Mello, fez a avaliação e o encerramento do encontro. O escopo do seminário é de elevado interesse para engenheiros geotécnicos, estruturais, hidráulicos, de construção, de transportes, geólogos e profissionais de meio ambiente. Evento organizado pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Palestrantes e plateia, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Palestrantes e plateia, no auditório B8. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

06 > Mesa-Redonda Borders, Boundaries, Frontiers

A questão das fronteiras e dos limites, que tiveram um papel central na definição de alguns dos marcadores conceituais, metodológicos e epistemológicos da agenda de pesquisa da IPS, foi tema central do debate. O painel teve como objetivo avaliar as contribuições com foco nas formas em que desafiaram as fronteiras do internacional. Participaram da Mesa as professoras Cynthia Enloe, Heather Johnson, Carolina Moulin Aguiar e o professor Jef Huysmans. Evento organizado pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

06 > Conferência pública: In Times Such as These, in a World Such as This... Why Is a Feminist Curiosity So Crucial?

Evento da Escola de Inverno da IPS - International Political Sociology. Organizada pelo Departamento Instituto de Relações Internacionais.

17 a 19 > Terceira Conferência Sobre Mediação Internacional nos Brics

As palestras foram conduzidas pelos professores Marie-Joelle Zahar, da Universidade de Montreal, que participou em 2013 e 2015 do stand-by team da ONU para mediação, e Thomas Biersteker, do Graduate Institute, Geneva, entre outros. Evento do Brics Policy Center.

20 e 21 > Congresso Teias

O Teias reuniu o VI Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (VI SILID); o V Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (V SIMAR); o III Seminário de Tecnologias Educacionais em Saúde (III SETEPS); e o I Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação (I SEDUC@MIDIA.COM). A iniciativa interdisciplinar do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos (LINC-Design) é vinculada ao PPG-Design da PUC-Rio, do Grupo de Pesquisa Livros, Materiais, Recursos e Novas Tecnologias em Contextos de Ensino Aprendizagem, por sua vez vinculado ao Departamento de Letras da PUC-Rio, do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED), vinculado à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, e do Grupo de Pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação (educ@midia.com), vinculado ao PPG Mídia e Cotidiano da UFF. O objetivo do I TEIAS foi reunir diferentes disciplinas para propiciar a troca de experiências entre os sujeitos participantes e envolvidos com tecnologias e espaços de ensino-aprendizagem nas perspectivas da interação e da inclusão.

20 de Julho a 15 de Agosto > Parla! Mostra Dhis de Design de Personagens

O tema da quinta edição é Experiência, Rastro e Aura, inspirado na obra de Walter Benjamin. A mostra apresentou produções de alunos e professores do Brasil e de Portugal. A iniciativa é uma parceria da PUC-Rio com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de Portugal. A exposição foi realizada simultaneamente em Portugal, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Participantes no último dia da Hackathon. Fonte: Facebook do evento.
Participantes no último dia da Hackathon. Fonte: Facebook do evento.

21 a 30 > HACKPUC - Festival de Cultura Digital

Fizeram parte da programação a Hackathon - maratona de programação;  a Mostra Maker - Feira de Exposição Interativa; o Hacktudo - Paineis e Debates, Oficinas – o Laboratório Criativo; No Céu da Placa Mãe - Exposição do artista Cafi e a Startup Race - Corrida de Negócios. Participaram os departamentos de Informática, de Artes e Design, Administração e o Instituto Gênesis.

27 > Seminário Inovação e Economia Circular

Os encontros da Agência PUC-Rio de Inovação, AGI/PUC-Rio, são promovidos para fomentar a Inovação em vários segmentos da indústria, com a presença de destacados profissionais em suas respectivas áreas que compartilham sua experiência e conhecimento, estimulando novas iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além de promover o networking do ecossistema de Inovação. Em colaboração com a Exchange 4Change do Brasil, a AGI/PUC-Rio promoveu um amplo debate para explorar as perspectivas do uso de tecnologias emergentes na área da Economia Circular.