Cronologia do ano

Fotógrafo Matheus Aguiar. Acervo Comunicar.
Fotógrafo Matheus Aguiar. Acervo Comunicar.

01 > Doação para a construção do prédio da Biologia

O ex-aluno de engenharia e membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio, Luiz Cyrillo Fernandes, doou o valor necessário à construção do novo prédio do Departamento de Biologia.

02 > II Jornada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica

Com os temas Violência contra crianças e adolescentes, Grupo reflexivo com homens em juizado de violência doméstica e Adoção. Evento do Departamento de Psicologia.

05 > Poiésis de Arquivo

A jornada tratou de algumas questões sobre a importância das diversas noções e práticas de arquivo na contemporaneidade. Participação de representantes da PUC-Rio, Instituto Moreira Salles, EBA/UFRJ e Cornell University. Evento organizado pelo Departamento de Letras.

A aula foi realizada no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
A aula foi realizada no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

05 > Aula Magistral do Prof. Roberto Ribeiro de Avillez

Em sessão solene do Conselho Universitário, o Prof. Avillez (DEQM) tomou posse como Professor Titular da PUC-Rio e a ministrou aula Ordem no Caos: Entropia na Termodinâmica e na Comunicação.

05 > XVI Encontro Regional de Química da SBQ-Rio

Pela primeira vez em 35 anos, a PUC-Rio sediou o Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química / Rio de Janeiro, o principal evento da Química fluminense. Os Encontros Regionais de Química da SBQ-Rio têm por finalidade a disseminação de conhecimento para a comunidade científica fluminense na área de Química, sendo de suma importância para a formação dos estudantes da área, para apresentação de trabalhos científicos e a integração com os profissionais das diferentes instituições e regiões do estado.

Discurso da Profa. Angela Paiva, coordenadora da CCCI, no salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Discurso da Profa. Angela Paiva, coordenadora da CCCI, no salão da Pastoral. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

06 > Comemoração dos 25 Anos da CCCI

Mesa de abertura com o Reitor Pe. Josafá S.J. e o Vice-Reitor Acadêmico Prof. Bergmann. Foram convidados os decanos, diretores e coordenadores da PUC-Rio, representantes dos consulados dos EUA e Espanha e parceiros da CCCI.

06 e 07 > Seminário Áfricas Singular Plural

Por meio de filmes, exposições, performances e rodas de conversa, o Seminário propôs pensar as Áfricas e a africanidade. A exposição Royal Wax Hollandais: Impressões, de curadoria da Profa. Isabel Martins Moreira (DAD) marcou a abertura do encontro, organizado pelo Departamento de Artes e Design.

07 > Aula com o Prof. Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa

O Departamento de Geografia e Meio Ambiente promoveu a aula com o professor Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa, diretor do programa de doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Evento organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) através do convênio estabelecido em 2015 entre a PUC-Rio e a Universidade de Lisboa.

07 > 3º Simpósio de Aprendizagem Ativa para Excelência Profissional

O encontro ofereceu mesas-redondas sobre os novos modos de ensino ativo e o modo como mudam as relações de aprendizagem. Organizado pelo Departamento de Medicina.

Cristina Ruth Guimarães Furtado, da UERJ, Evelyne Coulombe, Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, o Prof. Lucena e Sandoval Carneiro Júnior, da COPPE-UFRJ. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Cristina Ruth Guimarães Furtado, da UERJ, Evelyne Coulombe, Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, o Prof. Lucena e Sandoval Carneiro Júnior, da COPPE-UFRJ. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

07 > O Prof. Carlos Lucena (INF) recebeu medalha de mérito do governo canadense

O diretor do Laboratório de Engenharia de Software, Prof. Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática, recebeu medalha de mérito por ser personalidade representativa para as relações entre o Brasil e o Canadá. A entrega foi feita pela Cônsul-Geral do Canadá no país, Evelyne Coulombe. A professora do Departamento de Processos Químicos do Instituto de Química da UERJ e diretora do Departamento de Cooperação Internacional da UERJ, Cristina Ruth Guimarães Furtado, e o diretor executivo do Instituto Tecnológico da Vale, Sandoval Carneiro Júnior, também foram homenageados com o prêmio. Estiveram presentes na cerimônia o Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. e Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J., presidente da Mantenedora da PUC-Rio.

07 > II Seminário Neurociência do Cotidiano

Com o tema Cérebro e comportamento. Evento do Departamento de Psicologia.

Nova fachada do SPA. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Nova fachada do SPA. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

07 > Inauguração das novas instalações do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

O Reitor Pe.Josafá Carlos de Siqueira S.J. abençoou o prédio. O novo SPA tem 13 salas de atendimento individual, duas de observação, uma sala destinada a atendimentos em grupo, uma para RAE, uma para avaliação e um auditório.

11 > Gênesis de Portas Abertas

A iniciativa do Instituto Gênesis tem como objetivo oferecer um panorama geral sobre os processos de germinação e incubação, os cursos de empreendedorismo e a relação entre Universidade e empresas.

11 > Relatório das atividades do CTC apresentado à congregação do Centro

O Decano do CTC, Prof. Silva Mello, apresentou  relatório das atividades do CTC no ano de 2017 em evento realizado no Auditório do RDC.

11 > Ciclo de Conversas Mídia-Cidade: Arte Contemporânea Como Pensamento Sobre a Dimensão Urbana

Com o objetivo de elaborar um pensamento crítico acerca da cidade a partir das práticas artísticas, o Ciclo de Conversas propiciou a investigação sobre  o lugar que a cidade ocupa na produção artística atual e explorou as perspectivas de interpretação do fenômeno urbano abertas por tais práticas. O encontro teve como convidada Eleonora Fabião, artista que realiza ações no espaço urbano, performer, teórica da performance e professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ.

11 a 15 > Natividades - Arte e Cultura PUC-Rio

Uma semana com diversas atividades artísticas relacionadas ao Natal nos pilotis da Ala Kennedy, Natividades foi organizada por um grupo de professores, entre eles Maria de Lourdes Sette, do Departamento de Letras, Monica Saddi, do Departamento de Design, e Jesus Landeira, do Departamento de Psicologia.

Evento de entrega dos selos, no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Evento de entrega dos selos, no auditório do IAG. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

12 > Entrega dos selos Seleção Cátedra e Distinção Cátedra 10

Os selos são entregues às obras que mais se destacaram na literatura infantil e juvenil. O projeto é uma parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), e a seleção realizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ).

14 > Comemoração dos 30 anos da Pós-Graduação em Relações Internacionais

Os convidados foram recebidos para um coquetel no salão da Pastoral com a apresentação da banda Bomoko, formada por refugiados do Congo e Angola.

15 > III Meeting de ImplantePerio

O objetivo do encontro foi debater sobre implantodontia e periodontia entre alunos, ex-alunos e cirurgiões-dentistas. Evento do Instituto de Odontologia da PUC-Rio.

15 > Workshop de Encerramento PET TEPP/IRI 2017.2

Centrado no tema dos direitos humanos e do desenvolvimento, o evento reuniu bolsistas do programa, que apresentaram os resultados de suas pesquisas, e promoveu um debate sobre a decisão do STF de permitir ou não que redações do ENEM que defendam violações de direitos humanos sejam zeradas.

19 > Posse do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-Rio (CEPe)

21 > Três projetos de pesquisa da PUC-Rio foram contemplados pelo Instituto Serrapilheira

Projetos coordenados pelos professores Bernardo Strassburg (GEO), Omar Pandoli (QUI) e Thiago Guerreiro (FIS) estão entre os 65 selecionados para financiamento do Instituto Serrapilheira, de um total de 1.995 projetos submetidos por pesquisadores de 331 instituições.  O Instituto apoia projetos de pesquisa e divulgação científica.

Apresentação do Reitor Pe. Josafá S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.
Apresentação do Reitor Pe. Josafá S.J., no auditório do RDC. Fotógrafo Antônio Albuquerque.

21 > Assembleia Universitária

O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. apresentou um balanço das atividades acadêmicas do ano de 2017. Logo após, houve um coquetel de confraternização no salão da Pastoral.

22 > Festa de Natal dos Funcionários da PUC-Rio

A confraternização ocorreu ao longo do dia com café da manhã, missa, programação infantil, almoço especial no Bandejão, presença do Papai Noel, show musical e sorteio de prêmios.